Câmara homenageia com Moção de Aplauso Fundação Toledo
A Fundação começou com a implantação do Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus-Tratos à Infância (CRAMI), em 1988, para garantir a integridade física e moral da criança e adolescente vítima de violência física, psicológica, abandono, negligência e abuso sexual no ambiente familiar. Em setembro de 1994, surgiu o Centro de Interação Social (CITE).
Os participantes recebem alimentação, higiene bucal, reforço escolar, esportes, aulas de informática, oficina de leitura, atendimento psicológico e aulas de dança, judô, karatê e participam do polo aquático.
Já às famílias são oportunizados o fortalecimento do grupo familiar, a socialização, o desenvolvimento da autoestima, possibilitando-lhes a reinserção no mercado produtivo de trabalho e sua emancipação.
Fundado em 2000, o Núcleo de Apoio Sociofamiliar atende a região noroeste de Bauru, famílias em situação de pobreza com crianças em idade escolar, em situação de desemprego, oferecendo benefícios emergenciais aos que se encontram em risco social, cesta básica, kit higiene e limpeza, vale-transporte e gás, além de atendimento psicossocial.
Com significativa experiência na área de violência, em 2005 foi implantado o Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Violência (CIAVI), unificando os serviços prestados pelo CRAMI, CRADI (atendimento ao idoso e a pessoa com deficiência) e CIAM (atendimento à mulher).
Atendendo todas as modalidades de violência doméstica que apresentam como causa o desemprego, o stress, o alcoolismo, a drogadição, entre outras. Em 2011, o CIAVI foi substituído pela unidade do Centro de Atendimento à Rede Especial (CARE), cumprindo a legislação estabelecida através da Tipificação dos Serviços da Assistência Social, no qual alguns serviços passaram a ser executados diretamente pelo município.
Aí foram implantados os serviços de Família Acolhedora, Serviço de Proteção a Idosos, pessoas com deficiência e suas famílias, além do Programa de Orientação Social com atendimento jurídico gratuito que se mantém.
Cerca de 335 crianças e adolescentes, 204 idosos e pessoas com deficiência, 100 pessoas realizando cursos de geração de renda e 170 são atendidas na demanda jurídica. Todos gratuitos e nas diversas regiões de risco e vulnerabilidade. Para custear as despesas a Fundação Toledo conta com termo de colaboração junto à Prefeitura de Bauru e convênio junto a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Nivaldo José – Assessoria de Imprensa
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo