Chiara apresenta Projeto de Lei para avaliação periódica dos prédios escolares de Bauru
Na Sessão da Câmara Municipal de Bauru desta segunda-feira (23/04), a vereadora Chiara Ranieri (DEM) apresentou aos vereadores Projeto de Lei, de sua autoria, a fim de garantir que a Prefeitura de Bauru faça avaliações periódicas nos prédios escolares da Rede Municipal de Educação (Processo 84/2018).
Para isso, o Poder Executivo terá de nomear uma Comissão Interdisciplinar de Infraestrutura Escolar, formada por arquiteto, engenheiro, técnicos, integrantes das Secretarias, Defesa Civil e sociedade.
O objetivo é mapear problemas estruturais presentes nas escolas da cidade, planejar ações que vão desde pequenos reparos a grandes reformas e, principalmente, zelar pela segurança de funcionários, professores e crianças da rede.
Problemas estruturais
Chiara conhece a realidade das escolas de Bauru. Presidente da Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara, a vereadora visitou todas as EMEFs (escolas municipais de ensino fundamental) no ano passado. “Pude constatar que a maior demanda das escolas está ligada a pequenas reformas, manutenção e conservação do prédio”, alerta.
Ainda em 2017, a Casa de Leis debateu o assunto – um dos pedidos feitos foi que as solicitações de reparos nas escolas fossem atendidas em um tempo razoável, com equipes disponibilizadas para esse tipo de trabalho. “Contudo, isso não foi cumprido”, lamenta Chiara.
A vereadora mostrou que a EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, no Jardim Flórida, apresenta rachaduras assustadoras.
Na EMEF Professor José Romão, no Nova Bauru, as imagens são surpreendentes: em dia de chuva, a água vai do telhado direto para a sala de aula das crianças.
Na EMEF Maria Chaparro Costa, no Santa Edwirges, o muro com o alambrado está cedendo. E o caso mais “famoso” da cidade, a EMEF Santa Maria, com rachaduras e umidade por toda a escola.
Agudos
Além disso, o desabamento do telhado da creche berçário Professora Diomira Napoleone Paschoal em Agudos, na quarta-feira (18/04), ligou o sinal de alerta – 17 pessoas ficaram feridas, sendo 11 crianças. “Essa situação causou ainda mais preocupação ainda”, confessa Chiara.
Assim, a vereadora decidiu normatizar as vistorias para os prédios escolares a fim de envolver profissionais capacitados, comprometidos e preparados para planejar ações visando a segurança de todos – e tudo de forma bem transparente, para que possa ser acompanhado por todos os bauruenses.
O Projeto de Lei deu entrada na Casa de Leis e, a partir de amanhã (24/04), começa a tramitar pelas comissões. Ainda não há previsão de quando será levado a votação. “Toda contribuição ao projeto será muito bem-vinda. É extremamente importante e urgente que tenhamos esses procedimentos estabelecidos aqui no município de Bauru”, finaliza Chiara.
Assista à íntegra do pronunciamento da parlamentar
THIAGO ROQUE
Assessoria Parlamentar – Vereadora Chiara Ranieri
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


