Carregando agora
×

Chiara Ranieri questiona escola fechada há 3 anos à espera de reforma

  Fechada há três anos para ser reformada, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Maria é motivo de preocupação para a vereadora Chiara Ranieri (DEM). Em seu pronunciamento na última Sessão Legislativa, ela revelou que o prédio locado para abrigar as atividades da unidade não possui estrutura adequada para acolher os 600 alunos do primeiro ao nono ano.

  Os problemas, segundo a parlamentar, vão desde as carteiras, que não são adaptadas para alunos com idades tão diversas, até a alimentação oferecida. Isso porque o imóvel não dispõe de condições para o preparo da merenda fornecida para os demais estudantes da rede municipal.

  “As crianças não estão sendo assistidas da maneira como deveriam. E a Santa Maria sempre foi uma referência”, lamentou Chiara.

  A consequência de toda a situação descrita pela vereadora foi a redução do número de alunos na unidade, que era de 900 antes do fechamento do prédio da Vila Cardia. A quantidade de matriculados chegou a 400 no período em que a escola funcionou no Lar Escola Rafael Maurício, na região Norte da cidade.

Planejamento

  Apesar de a reforma constar nas obras planejadas pelo governo para 2018, a administração ainda não dispõe sequer do projeto executivo, que levou dois anos para ser contratado. Mesmo após vencida essa etapa, a execução dos trabalhos ainda terá que ser licitada pela Secretaria de Educação.

  Chiara Ranieri também questionou os critérios da administração anterior ao decidir pelo fechamento do prédio da Santa Maria, que, inicialmente, não apresentava problemas estrutura. Ela acredita que serviços de elétrica, hidráulica e acessibilidade poderiam ter sido feitos com a unidade funcionando.

  Por fim, a vereadora problematizou o custo da reforma após tanto tempo. “Talvez saia mais cara que a reconstrução. O projeto previsto contempla reforma e ampliação, que devem se prolongar por três anos”.

Assista à íntegra do pronunciamento

 

VINICIUS LOUSADA

Assessoria de Imprensa

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego