WhatsApp
Entrar no Grupo
Vagas de emprego
WhatsApp
Entrar no Grupo
Trocas e Vendas em Bauru
Comissão de Educação: Executivo apresenta ações voltadas às construções e manutenções das unidades escolares municipais - Bauru Empregos - Vagas em Bauru - SP
Carregando agora
×

Comissão de Educação: Executivo apresenta ações voltadas às construções e manutenções das unidades escolares municipais

A Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara Municipal de Bauru promoveu, no dia 1º de março, uma Reunião Pública para apresentação dos projetos de reforma, ampliação e construção das escolas da Rede Municipal de Educação.

O encontro foi conduzido pela presidente da comissão, Chiara Ranieri (União Brasil), e contou com a presença dos membros do colegiado, Guilherme Berriel (MDB) e Pastor Bira (Podemos). Junior Lokadora (PP), Estela Almagro (PT), Pastor Edson Miguel (Republicanos) e Coronel Meira (União Brasil) também participaram da reunião.

Estiveram presentes representando o Poder Executivo, o secretário de Educação, Nilson Ghirardello, e os servidores da pasta da Educação, a arquiteta Ludmila Tidei de Lima; o engenheiro Fernando Borges Camargo; o diretor de departamento de Administração, Claudio Kadihara; o diretor de departamento de Uso e Ocupação do Solo da Seplan, Paulo André Zwicker Yamamuro, e o chefe de seção de manutenção, Glauber Cardoso.

A reunião contou ainda com a presença das representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria José Masé Bettini dos Santos e a professora da rede municipal de ensino, Iara Cristina da Costa.

Durante o encontro, os parlamentares presentes defenderam a criação de um departamento, na Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo acompanhamento e fiscalização de obras promovidas pela pasta. O secretário de Educação, Nilson Ghirardello, apresentou o andamento de reformas em escolas da rede e projetos arquitetônicos para a construção de novas unidades de ensino.

O secretário elencou problemas recorrentes encontrados nas unidades escolares, como os furtos da rede elétrica, problemas estruturais como as rachaduras nos prédios e os vazamentos de água em decorrência de desgastes nos telhados. ”O [problema] mais recorrente, na maioria das construções, é com o telhado. Esse é o campeão de problemas”, detalhou.

Os vereadores apontaram que boa parte dos processos em andamento de projetos e de obras em escolas apresentadas pelo secretário Nilson Ghirardello está sendo analisada por equipes técnicas da Secretaria de Obras. Segundo eles, um departamento para cuidar das licitações e projetos arquitetônicos daria uma “maior autonomia” para a Secretaria de Educação. “Coloque um organograma que atenda essa questão de infraestrutura física para as escolas. A infraestrutura tecnológica também é importante, mas é a infraestrutura física, principalmente para reforma, ampliação e construção”, propôs a vereadora Chiara ao secretário de Educação de Bauru.

A presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Legislativo, Estela Almagro, que fez diligências em escolas do município em 2022, afirma que em 98% das 32 unidades que visitou havia goteiras nas salas de aula. A vereadora defendeu que a Secretaria de Educação implemente lonas protetoras nos telhados, a fim de evitar os vazamentos nas unidades. “Enquanto se resolve se cria um departamento [na Educação] ou se aumenta a equipe [da Obras], coloque manta em tudo. Eu sei que é caríssimo, mas enquanto não anda, não dá para continuar chovendo dentro de todas as escolas”, argumentou.

Nilson Ghirardello explicou que a medição e o acompanhamento de obras são feitas, hoje, pela Secretaria de Obras. Ele alega que, legalmente, não seria possível transferir essas atribuições para a sua pasta. Para a Secretaria de Educação poder fiscalizar as obras de escolas, Ghirardello afirma que seria necessário alterar o organograma da Secretaria.

O gestor afirmou que a Secretaria de Educação tem buscado maior autonomia em relação à Secretaria de Obras com o fortalecimento de sua equipe de manutenção. Criada em 2019, para realizar serviços nos prédios pertencentes à Educação, a equipe, que conta com encanadores, pintores, pedreiros, e ajudantes gerais, teve um aumento no número de servidores de 2022 para 2023, quando passou de 13 para 24 profissionais. Ghirardello disse que pretende aumentar o grupo para 50 profissionais.

Por fim, em relação ao problema das goteiras, o secretário disse que pretende trocar a estrutura dos telhados de algumas das escolas, adicionando material metálico e retirando as telhas feitas com barro, causa do desgaste na maioria das unidades. Ghirardello afirmou ainda que buscará implementar a manta de proteção no telhado da Emeii Arlindo Boemer Guedes de Azevedo, no Parque Santa Edwirges.

Confira aqui a apresentação completa da Secretaria Municipal de Educação.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Grupo de Vagas de Emprego

Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!

Entrar no Grupo

Grupo de Trocas e Vendas

Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!

Entrar no Grupo

Vagas de Emprego