Comissão de Saúde discute falta de leitos e gestão do Hospital de Base
A Câmara Municipal de Bauru dá sequência ao acompanhamento dos problemas decorrentes do déficit de leitos hospitalares na cidade. Nesta terça-feira (15/05), às 9h da manhã, a Comissão de Saúde da Casa, presidida pela vereadora Telma Gobbi (SD), promove reunião pública para tratar do tema.
Na ocasião, o foco da discussão vai girar em torno do projeto de transferência da gestão do Hospital de Base para a Prefeitura.
Atualmente, a unidade, de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é gerenciada pela Organização Social Famesp – Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar.
“A assunção do Base foi apontada como a solução para a falta de leitos pelo governo municipal, já que o estado se responsabilizaria pelo Hospital das Clínicas. É importante, agora, sabermos qual o cronograma para a inauguração da nova unidade, ligada também ao curso de Medicina da USP, e quais as as reais condições para a transferência do Base”, pontua Telma Gobbi.
Aos vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, no início do ano, teria início a elaboração do plano operativo, que deve apontar o perfil assistencial do hospital e a pactuação do cofinanciamento dos serviços entre as três esferas de gestão: prefeitura, federação e governo federal.
“A questão financeira continua nos preocupando porque sabemos que já faltam recursos para o município arcar com a assistência que já é de sua responsabilidade. Somado a notícias de que antigos passivos do hospital podem recair sobre a administração local, cresce nosso dever de promover um debate franco”, frisa a presidente da Comissão de Saúde.
Diálogo
Foram chamados a participar da reunião o secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin; o diretor regional de Saúde – em nome da Secretaria de Estado –, Paulo Eduardo de Souza; a Famesp; a diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP); o Ministério Público Federal; e o promotor Enilson Komono, curador da Saúde pelo Ministério Público Estadual em Bauru.
Com o Ministério Público
Na última quarta-feira (09/05), vereadores participaram de reunião junto ao promotor Enilson.
Na ocasião, foram apontadas algumas propostas para mitigar a falta de leitos, que motivou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a morte de 117 moradores de Bauru entre janeiro de 2017 e abril de 2018.
Entre elas, mudanças no protocolo de regulação das vagas; e a reativação de leitos em unidades hospitalares com espaços ociosos, especificamente, o Hospital de Base e o Lauro de Souza Lima.
Presidida por Telma Gobbi, a Comissão de Saúde da Casa é formada também pelos vereadores Luiz Carlos Bastazini (PV) e Yasmim Nascimento (PSC).
VINICIUS LOUSADA
Assessoria de Imprensa
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


