Cristina Minae Shirosaki Marçal de Souza recebe Moção de Aplauso
Nesta segunda-feira (27/6), o vereador Guilherme Berriel (MDB) entregou uma Moção de Aplauso à Cristina Minae Shirosaki Marçal de Souza em homenagem ao trabalho realizado à frente da Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 40/2022 no dia 9 de maio deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, em 16 de maio.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e acompanhada pelos vereadores Chiara Ranieri (União Brasil), Beto Móveis (Cidadania), Marcelo Afonso (Patriota), Pastor Bira (Podemos), Coronel Meira (União Brasil), Julio Cesar (PP), Miltinho Sardin (PTB), José Roberto Segalla (União Brasil), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Mané Losila (MDB), Serginho Brum (PDT), Eduardo Borgo (PMB), Junior Lokadora (PP) e Estela Almagro (PT).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, a secretária de Cultura, Tatiana Sá; o diretor de departamento de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Paulo Eduardo Campos; a madrinha da Banda Sinfônica, maestrina Sonia Berriel; os agentes culturais da pasta municipal, Beto Marçal e Cristina Minae Shirosaki, e os alunos e representantes da Secretaria de Cultura e da Banda Sinfônica Municipal de Bauru.
O vereador Guilherme Berriel (MDB), no ato de entrega da Moção, destacou ser um orgulho poder entregar a homenagem à senhora Cristina Minae. “O comprometimento que você tem com a Banda Sinfônica é admirável”, enfatizou Berriel.
A ex-agente cultural da Secretaria de Cultura, agora aposentada do serviço público municipal, Cristina Minae Shirosaki Marçal de Souza, emocionada, agradeceu a homenagem. “O meu trabalho, eu sempre fiz com muito amor”, destacou. Minae ainda pontuou a sua gratificação em poder contribuir com o trabalho da Banda e Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru.
História
Natural da cidade de Araçatuba (SP), Cristina Minae Shirosaki Marçal de Souza veio para Bauru em 1983 para cursar o ensino superior. É formada em Artes Plásticas pela UNESP, com pós-graduação em Antropologia pela Universidade do Sagrado Coração.
Iniciou a sua jornada na Prefeitura Municipal de Bauru, em 1986, como estagiária na Casa da Cultura, sendo efetivada em 1987, após ser aprovada em concurso público, para o cargo de Agente Cultural. Atuou inicialmente como instrutora artística, ministrando oficinas de iniciação às artes, como desenho e pintura em Centros Comunitários de vários bairros de Bauru.
Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, assumiu, em 1992, o cargo de Chefe da Divisão de Ensino às Artes e, no ano 2000, sua Direção, permanecendo no cargo até 2004. Durante esse período participou ativamente de todo o processo para a implantação da Banda Sinfônica Municipal, fundada pela Lei nº 4.861, em 2 de julho de 2002, e da Orquestra Sinfônica e Municipal, instituída pela Lei 5.140, de 18 de maio de 2004.
A partir de 2004 passou a desempenhar as suas funções em conjunto com a equipe de trabalho das corporações musicais, atuando com os maestros e demais servidores, no planejamento, organização da agenda de apresentações e colaboração na parte administrativa.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


