Carregando agora
×

Eduardo Borgo entrega Moção de Aplauso ao saxofonista Paulo Félix

Nesta quinta-feira (8/2), o vereador Eduardo Borgo (Novo) entregou uma Moção de Aplauso ao saxofonista Paulo Félix, em reconhecimento ao seu trabalho, à sua trajetória de sucesso e por levar o nome de Bauru para o mundo.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 160/2023 no dia 4 de dezembro de 2023 deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 11 do mesmo mês.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo vereador Junior Lokadora (PP) e acompanhada pelo seu pai Evaldo Pereira da Silva, sua mãe Rosângela Félix Silva e demais familiares.

Também esteve presente no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o regente e diretor artístico da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, Devanildo Balmant.

O vereador Eduardo Borgo, no ato da entrega da Moção, enalteceu a trajetória do homenageado. “Como é gostoso poder ser vereador e ter o privilégio de fazer essa homenagem”, disse o parlamentar.

O saxofonista Paulo Vinícius Félix Pereira da Silva, conhecido como Paulo Félix, membro da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, agradeceu aos vereadores pela homenagem.

Em seguida, o diretor artístico da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, Devanildo Balmant, destacou a importância do reconhecimento dos artistas bauruenses: “são tantos talentos que Bauru revela e exporta pelo mundo. Esse reconhecimento é importante para que a gente crie esse fomento especial à cultura de Bauru”.

Emocionados, os pais do músico, Evaldo Pereira da Silva e Rosângela Félix Silva, agradeceram aos vereadores pela homenagem. “É um orgulho estar aqui para a Moção de Aplauso dada ao meu filho”, disse Evaldo.

Trajetória

Paulo Vinícius Félix Pereira da Silva, mais conhecido pelo seu nome artístico, Paulo Félix, é natural de Bauru, nascido em 12 de janeiro de 1999, filho de Evaldo Pereira da Silva e Rosângela Félix Silva.

Paulo começou os estudos musicais no Projeto Guri, aos 7 anos de idade e, aos 12, entrou na Banda Sinfônica Municipal deste município. Aos 16, entrou no Conservatório de Música em Tatuí/SP, onde teve como professores os Senhores Giancarlo de Medeiros e Rafael Migliani. Com 18 anos, ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se graduou bacharel em Música, com habilitação em Saxofone, na turma do Professor Pedro Bittencourt.

Recebeu, ainda, instrução de renomados mestres internacionais, incluindo Jan Von Klewitz da Alemanha, Marie Bernadette Charrier da França, Emiliano Barri da Argentina, Rodrigo Vila da Espanha e, também, Douglas Braga e Carlos Gontijo, ambos do Brasil.

Paulo Félix já participou de diversas festividades, como o Festival SESC de Música, em Pelotas/RS, o Festival Brasil-Alemanha na UFRJ e o Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA), com professores nacionais e internacionais, entre outros eventos.

Em 2018, tocou no concerto de aniversário de Ronaldo Miranda, renomado compositor no Brasil e no exterior e, em 2020, foi professor do Festival de Música em ltaguaí/RJ. No mesmo ano, Paulo foi vencedor do Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e foi finalista do Concurso Sinos Jovens Solistas, conquistando o título de melhor aluno em instituição pública.

Já em 2023, participou do programa Prelúdio, chegando à semifinal do concurso de música transmitido pela TV Cultura e, também, foi o ganhador da segunda edição do Concurso Latino-Americano de Saxofone na Faculdade de Bellas Artes, em Cali, Colômbia.

O saxofonista teve, ainda, a oportunidade de atuar ao lado de grandes artistas nacionais e internacionais, dividindo palco com os brasileiros Pedro Bittencourt e Carlos Gontijo, o espanhol Rodrigo Vila, os trompetistas americanos Kurt Dupuis e Rodney Marsalis e com o trompista holandês Will Sanders. Tocou, também, sob batuta de Marcos Sadao Shirakawa, Lutero Rodrigues e a maestrina Emily Threinen.

Em síntese, a trajetória brilhante de Paulo Félix, com notáveis conquistas em prestigiosos concursos e festivais nacionais e internacionais, reflete não apenas seu talento excepcional, mas também dedicação incansável ao seu ofício, sendo a presente homenagem um reconhecimento mais que merecido a este extraordinário saxofonista, cujo impacto na cena musical transcende fronteiras.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego