WhatsApp
Entrar no Grupo
Vagas de emprego
WhatsApp
Entrar no Grupo
Trocas e Vendas em Bauru
Estudo para tornar o viaduto Nicolla Avallone Jr mão dupla é apresentado - Bauru Empregos - Vagas em Bauru - SP
Carregando agora
×

Estudo para tornar o viaduto Nicolla Avallone Jr mão dupla é apresentado

Por iniciativa do vereador Pastor Bira (Podemos), a Câmara Municipal de Bauru promoveu, nesta terça-feira (18/4), uma Reunião Pública para discutir a situação, providências e projetos da alça do viaduto João Simonetti (viaduto da rua Treze de Maio) que dá acesso à avenida Nuno de Assis, e da interligação entre a avenida Nuno de Assis e o viaduto Nicola Avallone Júnior para a sua duplicação.

Participaram do encontro no plenário “Benedito Moreira Pinto”, o vereador Marcelo Afonso (Patriota) e os representantes do Poder Executivo, o secretário interino de Planejamento (Seplan), Luis Renato Fuzel; o secretário substituto de Obras, Etelvino Zacarias Martins; o diretor de divisão de Projetos e Infraestrutura da Secretaria de Obras, William Conte; o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), Donizete do Carmo dos Santos; o engenheiro da Emdurb, Renan Gomes Marcacini, e o diretor de Trânsito e Transporte da Emdurb, Flavio Jun Kitazume.

Também participaram, os representantes da empresa A3 Primo e Cordeiro Engenharia, os engenheiros Antonio Carlos Primo e Vinicius Cesarino Cordeiro. A empresa foi a responsável, em 2021, pelo estudo de transposição da faixa de rolamento da avenida Nuno de Assis para a alça do Viaduto Nicolla Avallone Jr, sugerida pelo vereador Pastor Bira.

Discussão

Iniciando o encontro, Pastor Bira pontuou que o intuito da reunião é entender os contratos que foram propostos e o andamento da questão.

Em seguida, Antonio Carlos Primo, engenheiro da A3 Primo e Cordeiro Engenharia, apresentou um projeto, informando que em 2021 começaram o estudo inicial para fazer a transposição das faixas para o viaduto Nicola Avallone Júnior ter sentido duplo.

O diretor de divisão de Projetos e Infraestrutura da Secretaria de Obras, William Conte, destacou que a ideia é excelente e analisou o projeto. Entretanto, pontuou que caso fosse implantado, a água, decorrente das chuvas, vai esbarrar na estrutura. Em relação a possibilidade de erguer a estrutura para que tal problema não ocorra, explicou que o perfil do pavimento existente também teria de ser erguido, comprometendo todo o perfilamento da avenida Nuno de Assis. Para ele, a maior preocupação é acerca da água pluvial.

Paralelo a questão da ponte, o engenheiro informou que retomaram tratativas com a Secretaria de Planejamento, com o objetivo de realizar uma manobra de escoamento do trânsito dos bairros da Bela Vista para a Vila Falcão, não sendo via ponte, mas internamente.

Em relação a isso, o secretário interino de Planejamento (Seplan), Luis Renato Fuzel, pontuou que já foram realizados dois estudos com levantamento de áreas e pré-estudo, que foram encaminhados para a Emdurb e para a Secretaria de Obras. “Essa possibilidade é mais palpável. A gente consegue fazer essa previsão da conexão da Av. Nuno de Assis com a Av. Daniel Pacífico de uma forma mais prática”, destacou. De acordo com ele, esse projeto está mais adiantado e disse acreditar que os próximos passos já seriam a contratação de projeto e execução.

O secretário substituto de Obras, Etelvino Zacarias Martins, comentou que paralelo a esses dois estudos, também é possível realizar melhorias nas ruas já existentes que fazem parte desses trajetos.

O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), Donizete do Carmo, pontuou que a autarquia irá analisar o projeto para conseguir ter uma informação concreta a respeito.

Sobre as adequações dos viadutos, o engenheiro da pasta de Obras, Willian Conte, disse que está em ordem de emissão de serviço da empresa para realização de estudos, ensaios e projeto, com prazo de entrega de nove meses. Com o projeto aceito, será aberta uma nova licitação para a execução das adequações dos viadutos.

A respeito do viaduto João Simonetti, que dá acesso para a avenida Nuno de Assis, o engenheiro explicou que os pilares “não dão aviso prévio” de rompimento, enquanto as vigas sim. Willian Conte ainda pontuou que a escolha pela interdição foi em razão do entendimento de que seria necessário aguardar um laudo detalhado para analisar a situação com mais segurança.

Segundo ele, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) também está cobrando em relação às condições das estruturas dos viadutos dos municípios.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Grupo de Vagas de Emprego

Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!

Entrar no Grupo

Grupo de Trocas e Vendas

Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!

Entrar no Grupo

Vagas de Emprego