Helder Fernandes de Aguiar recebe Moção de Aplauso
Nesta segunda-feira (24/4), o vereador Mané Losila (MDB) entregou uma Moção de Aplauso ao Doutor Helder Fernandes de Aguiar pelo profissionalismo, cuidado e atendimento aos pacientes durante toda a pandemia da COVID-19.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 109/2022 no dia 31 de outubro de 2022 e foi aprovada, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, em 7 de novembro do ano passado.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Junior Rodrigues (PSD), e acompanhada pelos vereadores Guilherme Berriel (MDB), Pastor Bira (Podemos), José Roberto Segalla (União Brasil), Marcelo Afonso (Patriota), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Coronel Meira (União Brasil), Estela Almagro (PT), Chiara Ranieri (União Brasil), Junior Lokadora (PP), Eduardo Borgo (PMB) e Miltinho Sardin (PTB).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, a esposa do homenageado, Luciana Bodini Ferreira de Aguiar, e o filho Helder Fernandes de Aguiar Filho.
O vereador Mané Losila, no ato de entrega da Moção, celebrou a trajetória de vida e profissional do médico especialista em Otorrinolaringologia. “É um reconhecimento não só desses vereadores, mas principalmente de toda a sociedade bauruense”, destacou. Losila ainda pontuou que o reconhecimento se estende a toda a classe de Saúde pelo enfrentamento à pandemia.
O médico otorrinolaringologista, Dr. Helder Fernandes de Aguiar, agradeceu a homenagem, destacando ser uma “honra muito grande”. Em relação ao enfrentamento da pandemia, pontuou: “foi uma batalha, uma luta muito grande enfrentarmos uma doença totalmente desconhecida”. Concluindo sua fala, Helder disse esperar “continuar podendo trabalhar e ajudar as pessoas”.
Trajetória
Helder Fernandes de Aguiar, 63 anos, casado com Luciana Bodini Ferreira de Aguiar, tem dois filhos: Helder Filho e Flavia. A família cresceu com o genro Franco, a nora Priscila e os netos Davi e Alice.
Formado em 1983, na Unesp de Botucatu, onde fez as especializações em otorrinolaringologia, traumatologia buco maxila facial e cirurgia de cabeça e pescoço. Retornou a Bauru em 1987, desde então atua no HRAC, Centrinho e clínica particular, com passagens pela clínica da Unisagrado.
O maior desafio, nestes 39 anos de clínica, foi o enfrentamento da Covid-19; com uma enormidade de sintomas, sinais e evolução clínica totalmente improvável, tendo uma carga emocional muito grande, tanto na sociedade como nos meios de comunicação. A desinformação, a falta de sensibilidade e de recursos demonstrada no dia a dia foi frustrante, preocupante e mesmo, desesperadora, tanto ao médico como ao ser humano nos vários espaços da vida.
Desde o primeiro dia, não deixou de assistir ninguém que o procurou. Como médico, assumiu o dever de não se esconder e, mesmo com muito respeito ao vírus e às moléstias, não deixou que o medo de doença o impedisse de exercer a sua vocação. Com apoio da família, entendeu que o risco é próprio da profissão e não poderia simplesmente fechar as portas.
Todos os cuidados com a prevenção foram adotados na clínica e nos hospitais. Como resultado, venceu a pandemia e continuou exercendo suas atividades com muito profissionalismo. Conforme diz Doutor Helder: “Respeito sim, medo não”.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo