WhatsApp
Entrar no Grupo
Vagas de emprego
WhatsApp
Entrar no Grupo
Trocas e Vendas em Bauru
Markinho Souza entrega Moção de Aplauso a Josiel Rusmont - Bauru Empregos - Vagas em Bauru - SP
Carregando agora
×

Markinho Souza entrega Moção de Aplauso a Josiel Rusmont

Nesta quinta-feira (13/7), o vereador Markinho Souza (Fed. PSDB/Cidadania) entregou uma Moção de Aplauso a Josiel Olímpio de Jesus, em reconhecimento ao seu trabalho artístico desenvolvido na cidade, enaltecendo a cultura bauruense.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 56/2023 no dia 29 de maio deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 5 de junho.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo vereador Junior Lokadora (PP) e acompanhada pelo parlamentar Marcelo Afonso (Patriota).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto” e prestigiaram a entrega da Moção de Aplauso, familiares e amigos do homenageado.

O vereador Markinho Souza, no ato da entrega, reconheceu a trajetória artística de Josiel Rusmont. “Você veio da Bahia para fazer história na nossa cidade”, pontuou. Ainda disse esperar que Josiel continue com o seu trabalho, destacando a sua importância na defesa da cultura, a qual ressaltou ser um segmento que ainda recebe poucos investimentos do Executivo em esfera municipal, estadual e federal.

O músico Josiel Olímpio de Jesus, também conhecido por Josiel Rusmont, agradeceu pela homenagem e enfatizou: “eu acredito que o artista tem um papel fundamental de estabelecer uma conexão com o que ele absorve do cotidiano, com o que ele absorve da vida, e transformar isso em dança, em melodia, em poesia”.

História

Aos 43 anos, Josiel Olímpio de Jesus atua em Bauru como produtor musical e cultural, compositor, músico, escritor e pesquisador da cultura popular, sendo conhecido pelo nome artístico de Josiel Rusmont. Ele trabalha no fomento e desenvolvimento da cultura bauruense, em parceria com os artistas da cidade e a Secretaria Municipal de Cultura. Executa seu trabalho com seriedade, competência e, principalmente, busca reconhecer-se como parte atuante do processo de linguagem, no qual seu trabalho se desenvolve junto ao seu meio, tanto na parte artística quanto na social.

Filho de José Olímpio dos Santos e Anízia Maria de Jesus, Josiel nasceu em 12 de novembro de 1979, na cidade de Santa Maria da Vitória-BA. Passou sua infância no Oeste São Franciscano e, em 1988, mudou-se para Brasília-DF, com seus pais, em busca de melhores condições de estudo e vida. Chegou a Bauru pela primeira vez em 1995, onde teve seu primeiro contato com o estudo musical. Voltou para Brasília, onde pôde desenvolver seu lado musical com a cena urbana da capital do país. Em 2001 , mudou-se definitivamente para Bauru. Casou-se com a psicóloga Thais Helena de Oliveira e tem dois filhos: Giuseppe Olímpio e João Vítor Olímpio.

Tendo concluído o curso ginasial entre Brasília e Bauru, Josiel iniciou o curso técnico em Processamento de Dados e Informática, o que o auxiliou no desempenho com as máquinas e recursos oferecidos pela tecnologia em prol da funcionalidade das gravações de áudio em estúdio. Montou primeiramente em sua própria residência um estúdio e, então, começou sua longa história como técnico em áudio e produção musical, gravando e registrando vários artistas de Bauru e também de outros locais do país. Abriu seu empreendimento, o Criasom Estúdio, onde destaca-se o quadro que registra e promove gratuitamente compositores, chamado “Compositores em Essência”. Esse quadro consolidou-se, agora em 2023, como um festival presencial, que contou com a participação de 18 artistas bauruenses em três dias consecutivos de apresentações. O festival ocorreu em diferentes locais da cidade, celebrando assim a pluralidade cultural e autoral.

Desde 2019, Josiel se dedica à pesquisa etnocultural sobre a influência sofrida do Oeste Paulista pelo Oeste Baiano, levando em consideração o processo migratório do povo nordestino pelas linhas férreas. Ele se baseia em obras literárias como “Porto Calendário” e “Bahiano Tietê”, escritas por seu conterrâneo Osório Alves de Castro, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 1962.

Em 2022, Josiel se destacou com o prêmio PROAC – Cultura em Casa com o show musical “Tamarindeiro”, que traduz por meio da música o resultado dessa herança de “misturas brasileiras”. Além disso, lançou o livro “As aventuras fantásticas de um outro Zé Rufino” (editora Persistere) e o documentário “Eu quero ser Cerrado com C”, que traz reflexões sobre a importância desse biorna.

Josiel Rusmont é uma pessoa que integra, fortalece e fomenta a arte cultural bauruense. Além de ser bem quisto pelos artistas da cidade, ele visa sempre estabelecer, de forma democrática, a unificação da linguagem da arte em todo o território nacional, fazendo pontes com artistas de vários estados.

“Por todas essas razões, ele é um homem de coração nobre e visionário de seu tempo, que procura, no tempo presente e na matéria do nosso cotidiano, consolidar diálogos tão importantes para sugerir melhores possibilidades de construção do intelecto e da humanidade. Este homem vocacionado ao bem servir é digno desta homenagem e reconhecimento em gratidão”, finalizou o autor da homenagem vereador Markinho Souza.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Grupo de Vagas de Emprego

Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!

Entrar no Grupo

Grupo de Trocas e Vendas

Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!

Entrar no Grupo

Vagas de Emprego