Carregando agora
×

Meca é o novo homenageado no Hall de Personalidades da Casa de Leis

Júlio César Homen de Góes, ex-tenista profissional e atual professor de tênis, recebeu, nesta quarta-feira (3/8), um quadro com a sua foto no Hall de Personalidades da Câmara Municipal de Bauru, por todas as conquistas no esporte ao longo da sua brilhante carreira, enaltecendo, assim, o nome da cidade de Bauru.

A iniciativa da homenagem é do vereador Carlão do Gás (União Brasil), através do Requerimento n.º 619/22, aprovado no dia 11 de julho deste ano.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo vice-presidente da Casa de Leis, Guilherme Berriel (MDB), e acompanhada pelos vereadores Miltinho Sardin (PTB), Julio Cesar (PP), Junior Lokadora (PP) e Pastor Edson Miguel (Republicanos).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto” acompanhando o homenageado, a sua esposa Cintia Maria Quaggio e o ex-tenista Celso Sacomandi e esposa.

O vereador Carlão do Gás, no descerramento do quadro, mostrou felicidade em entregar a homenagem a seu primo. Relembrou e reconheceu a história de Meca, que iniciou de forma humilde na profissão e se tornou o tenista n° 1 do país. “Muito obrigado por tudo o que fez representando Bauru na cidade, no estado, no Brasil e no mundo”, destacou.

Emocionado, Meca agradeceu a homenagem e destacou se sentir orgulhoso em fazer parte do Hall de Personalidades da Casa de Leis.

História

O homenageado é ex-tenista número 1 do Brasil e ex-número 68 (simples) e 69 (duplas) do ranking profissional da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Ele é disparado o maior tenista de todos os tempos de Bauru, com títulos mundiais de simples e duplas pela ITF (International Tennis Federation).

De família humilde, começou a trabalhar cedo para ajudar no sustento da família. Aos 7 anos de idade, viu uma oportunidade para ganhar uns trocados como pegador de bola em um clube próximo de sua casa, o Bauru Tênis Clube (BTC). Lá, o Meca aprendeu tênis observando os sócios jogarem.

Mais tarde, no BTC, Meca passou a integrar uma equipe imbatível. Com ele: Celso Sacomandi, Caco Segalla, Roger Guedes, José Haroldo Segalla, Alexandre Cury e Claudio Sacomandi como treinador. Seu primeiro título nacional foi no Campeonato Brasileiro da Juventude, para tenistas de até 21 anos. Na sequência, ele ganhou o fortíssimo Bauru Open.

Os títulos no adulto foram aumentando, todos da ATP. Os principais que vieram na sequência da carreira de tenista profissional foram os de campeão brasileiro adulto e o heptacampeonato do famoso circuito satélite. Meca é recordista brasileiro de títulos em Torneios Challengers, com 15 conquistas no total, onde batia alguns dos principais nomes do mundo na época.

Como número 1 do Brasil, representou Bauru nos Grand Slams de Roland Garros, US Open e Wimbledon e foi titular da seleção na Copa Davis. Todas as disputas e resultados levaram Meca a ter a maior carreira e ranking da ATP de Bauru. Ele parou de jogar profissionalmente aos 32 anos de idade.

Em São Paulo, deu aulas nos principais clubes, entre eles o Juventus, o Centro Paulista de Tênis e o Clube Athletico Paulistano. Recentemente, Meca retornou a Bauru e também às quadras, ensinando aos seus alunos tudo o que aprendeu ao longo da sua brilhante trajetória no esporte. E melhor, onde tudo começou: no Bauru Tênis Clube.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego