Pastor Bira entrega Moção de Aplauso à Apae Bauru
Nesta segunda-feira (10/4), o vereador Pastor Bira (Podemos) entregou uma Moção de Aplauso à Apae Bauru, na pessoa de seu Presidente, o Senhor Roberto Franceschetti Filho, pelos trabalhos de excelência das Residências Inclusivas da Apae Bauru em nosso município.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 120/2022 no dia 21 de novembro de 2022 e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 29 do mesmo mês.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Junior Rodrigues (PSD), e acompanhada pelos parlamentares Pastor Edson Miguel (Republicanos), Júnior Lokadora (PP), Guilherme Berriel (MDB), Estela Almagro (PT), Chiara Ranieri (União Brasil), José Roberto Segalla (União Brasil), Mané Losila (MDB), Eduardo Borgo (PMB), Julio Cesar (PP), Coronel Meira (União Brasil), Markinho Souza (PSDB), Marcelo Afonso (Patriota), Beto Móveis (Cidadania), Miltinho Sardin (PTB) e Serginho Brum (PDT).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bauru – Apae Bauru, Roberto Franceschetti Filho, colaboradores e voluntários da entidade.
O vereador Pastor Bira (Podemos), no ato de entrega da Moção, destacou a alegria em conceder a homenagem, pontuando que suas proposituras são sempre apresentadas em pautas inspiradoras. Para ele, a Apae entrega muito mais do que recebe, acrescentando a relevância do serviço prestado pela associação. “A Apae é referência nacional em muitas situações”, enfatizou.
O presidente da Apae Bauru, Roberto Franceschetti Filho, agradeceu a homenagem e destacou que o principal objetivo é “garantir o direito da pessoa com deficiência, a proteção integral dela e também o retorno ao convívio familiar quando é possível”. Ainda pontuou que o serviço de residência é referência no estado. Roberto enfatizou que, ao todo, são 4 mil usuários atendidos e 350 funcionários nas oito unidades da Apae Bauru, que prestam serviço de Serviço de Proteção Social Especial – SEID, Residência Inclusiva, Escola de Educação Especial, Centro de apoio à inclusão escolar, Oficina Ortopédica, Centro Especializado em Reabilitação, Serviço de Avaliação e Intervenção à Inclusão Escolar – SAIIE e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência – Centro-Dia.
História
A Residência Inclusiva Masculina da Apae Bauru foi inaugurada em 13 de maio de 2011, após o encerramento das atividades do Lar Escola Rafael Maurício, dando início ao Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva à época sob a coordenação de Roberto Franceschetti Filho, atual presidente da Apae Bauru, naquele momento, acolhendo 18 jovens com deficiência vindo do Lar Escola Rafael Maurício, dentre eles, três grupos de irmãos.
Foi dado andamento nesta atividade, uma vez que desde 2007 a Apae Bauru já executava o Serviço de Acolhimento em Residência Inclusiva, sendo a Unidade 1 – Residência Inclusiva Feminina, assim havendo um know-how na execução deste serviço.
A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência. Está localizada em ponto estratégico na comunidade, conforme preconiza a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar, sendo: coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, cuidadores, auxiliares de limpeza e motoristas.
O trabalho de toda a equipe tem o objetivo de ofertar de forma qualificada a proteção integral, promover a inclusão na vida comunitária e social, contribuir para a interação e superação de barreiras e contribuir para a construção progressiva da autonomia, com maior independência e protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária.
Durante a rotina da residência, todos os residentes são envolvidos e estimulados a participar das atividades de vida diária, seja dentro da residência (lavar louças, arrumar a cama, lavar roupa, cozinhar, dentre outros) como na comunidade. Eles estudam, exercem trabalho remunerado em empresas privadas, administram seus recursos financeiros, realizam cursos profissionalizantes, frequentam atividades socioeducativas, projetos sociais, academias, cinema, lanchonetes, pizzarias, shows e também são preparados para possível retorno ao convívio familiar, seja para a família de origem ou adotiva. Neste ínterim, até março de 2023, teremos mais um processo de adoção de um residente concluído.
Destacam-se também os ganhos em relação à saúde, em que todos os residentes são acompanhados por médicos especialistas da rede pública ou privada, visto que alguns apresentam comorbidades e debilidades, as quais necessitam de acompanhamento médico sistemático.
Em geral, os residentes são inseridos em todos os equipamentos da comunidade, seja público ou privado, sempre buscando a efetivação da garantia de direitos da pessoa com deficiência, a promoção do protagonismo da história de cada residente, a inclusão social, a autonomia e a independência.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo