Projeto Cemeia recebe Moção de Aplauso
Nesta segunda-feira (6/3), os vereadores José Roberto Segalla (União Brasil) e Julio Cesar (PP) homenagearam o Projeto Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana (Cemeia) e seus coordenadores pelo trabalho de excelência desenvolvido no município de Bauru.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 122/2022 no dia 29 de novembro de 2022 e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 6 de dezembro do ano passado.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Junior Rodrigues (PSD), e acompanhada pelos parlamentares Julio Cesar (PP), Chiara Ranieri (União Brasil), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Serginho Brum (PDT), Mané Losila (MDB), Guilherme Berriel (MDB), Marcelo Afonso (Patriota), Miltinho Sardin (PTB), Estela Almagro (PT) e Junior Lokadora (PP).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o secretário de Agricultura e Abastecimento (Sagra), Jorge Abranches, e os membros do projeto, Bianca Barbosa e Caroline Capossi.
O autor da homenagem, vereador José Roberto Segalla (União Brasil), no ato de entrega da Moção, mencionou a visita de uma escola de Piratininga ao projeto e destacou o trabalho educativo desenvolvido pelo Cemeia. “É um processo educativo em todos os sentidos e, por isso mesmo, ele precisa ser muito apoiado e incentivado para que cresça cada vez mais”, declarou.
O parlamentar Julio Cesar (PP), que também é coautor da homenagem, parabenizou o projeto e fez um apelo para que o governo municipal dê o suporte necessário para o trabalho desenvolvido pelo Cemeia. “Vocês fazem um trabalho excelente, que é reconhecido por toda nossa região. Fica um pedido ao Poder Executivo para que olhe e dê toda atenção ao projeto”, disse Julio Cesar.
Mário Augusto Funchal de Camargo, conhecido por Guto Camargo, técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra) e responsável pelo Cemeia, agradeceu a homenagem e convidou os vereadores a visitarem a sede do projeto, que funciona nas dependências do Almoxarifado Central da Prefeitura, na esquina da quadra 42 da avenida Rodrigues Alves com a rua Hélio Pólice, no Jardim Redentor. “Nós agradecemos imensamente pela Moção. Quem quiser conhecer o projeto, nos dias 29 e 30 de março, haverá visitas de uma turma de crianças de 2 e 3 anos e, a partir de amanhã, dia 7, teremos doações de sementes”, informou.
Sobre o projeto
O Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana (Cemeia) faz parte do Programa Agricultura Urbana e é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Educação e tem como proposta principal trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato. O projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.
História
O Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana, mais conhecido como Projeto Cemeia, completa três anos de existência no mês de novembro e já é considerado um grande sucesso em Bauru. A iniciativa faz parte do Programa Agricultura Urbana, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Administração. O objetivo da proposta é aproximar, cada vez mais, as pessoas do processo produtivo do alimento orgânico, evidenciando todo o caminho percorrido até chegar ao prato.
O Cemeia funciona nas dependências do Almoxarifado Central da Prefeitura de Bauru, localizado na esquina da quadra 42, da avenida Rodrigues Alves com a rua Hélio Pólice, no Jardim Redentor. Atualmente, o local conta com um Sistema Agroflorestal com plantações de goiaba, mandioca, amora, fruta-do-conde, bananeira, entre outras. Plantas como a araruta (raiz utilizada para fazer farinha) e o quiabo de metro também despertam a curiosidade dos visitantes. Outra árvore que chama a atenção é a Moringa, muito procurada pelos veganos, por conter alto teor de proteína, capaz até de substituir a carne.
Na Horta Terapêutica, cultivada pelos acolhidos da Casa de Passagem do Esquadrão da Vida, é possível conhecer uma grande variedade de ervas medicinais e aromáticas. No espaço, os frequentadores também podem apreciar o Jardim Sensorial, que estimula os cinco sentidos. Os canteiros de plantas trabalham o olfato, o paladar e a visão. Já o tato é estimulado pelo piso feito com diversas texturas, como areias e cascas de árvores. A audição, por sua vez, é aguçada por uma queda d’água existente no local.
As visitas monitoradas com crianças em fase escolar são realizadas semanalmente no espaço do Projeto Cemeia. Por meio das rodas de conversas e das atividades práticas, elas têm a oportunidade de experimentar a vivência da agricultura, aprendendo sobre o cuidado com a terra, o cultivo de hortas e plantações, os benefícios da alimentação saudável, a economia doméstica obtida com a própria produção e o mais importante: preservar e amar a natureza.
Outra atração que traz grande público são os feirões de doação e trocas de sementes, promovidos pelos competentíssimos e abnegados coordenadores do Cemeia, Mário Augusto Camargo e Caroline Capossi. Em todas as edições, ambos empregam sua expertise ofertando aos visitantes sementes de milho, quiabo, girassol, feijão guandu, além de plantas curativas como erva cidreira, hortelã, anador, insulina vegetal e capim limão. Os munícipes ainda recebem informações importantes sobre as vantagens de produzir em casa uma Horta Alternativa, que também pode ser vista no local e é uma opção barata de plantio, ideal para espaços pequenos.
Além de receber a população, o Projeto Cemeia ainda auxilia as entidades sociais de Bauru. Um belo exemplo para fortalecer o senso de comunidade e propagar o espírito de solidariedade entre todos.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo