Vereador Natalino revela problemas na Estação de Esgoto do Gasparini e cobra providências do DAE
Na Sessão Legislativa desta segunda-feira (26/08), o vereador Natalino da Silva (PV) cobrou providências do DAE a respeito de problemas denunciados por moradores vizinhos e constatados por ele, em visita às instalações da Estação de Tratamento de Esgoto “ETE Candeias”, no Núcleo Gasparini – única em atividade na área urbana de Bauru, que atende região onde vivem cerca de 30 mil pessoas.
De acordo com o parlamentar, o lodo que resulta do processo de tratamento está se acumulando na estação porque está vencido o contrato com a empresa que recolhia o material para destiná-lo adequadamente.
Há também problemas, segundo Natalino, problemas na estrutura da ETE Candeias, apenas oito anos após a inauguração do equipamento público de saneamento básico.
O que chamou a atenção de moradores, porém foi o mau cheiro e a espuma verificados na água do córrego Pau d’Alho, que recebe o produto do tratamento.
“É a água já tratada. Não era para estar fedendo (…) Ao final do dia, as famílias que moram próximo não aguentam o odor (…) Ficamos surpreendidos com a situação que encontramos lá”, lamentou o vereador, na Tribuna da Câmara Municipal.
Natalino disse que solicitará informações ao DAE sobre a razão dos problemas e o que está sendo feito para que sejam sanados.
Ele ainda destacou a importância dos investimentos em saneamento básico. Pesquisas indicam que, a cada real aportado na área, o poder público deixa de gastar outros quatro.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


