Carregando agora
×

Vereadores pedem apoio do Governo do Estado pela manutenção da Mondelez em Bauru

  Os vereadores Coronel Meira (PSB), Markinho Souza (PP) e Serginho Brum (PSD) participam, nesta terça-feira (13/03), junto ao prefeito Clodoaldo Gazzetta, de agenda com o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França. O objetivo será solicitar o apoio político para as tratativas que buscam reverter a decisão da empresa Mondelez de desativar suas fábricas nas cidades de Bauru e Piracicaba.

  Os três protocolarão cartas, assinadas pelos 17 parlamentares bauruenses, direcionadas a França e ao governador Geraldo Alckmin, as quais elencam razões justificando o engajamento do Governo Paulista na luta contra migração das plantas da multinacional, que acarretará em prejuízos econômicos e sociais nos âmbitos dos municípios e da federação.

  “Serão mais milhares de famílias lançadas ao desemprego, em um momento de lenta, mas importante recuperação da economia, que tenta dar fim a uma profunda crise que arrancou milhões de brasileiros da formalidade.

  Com a saída da Mondelez, que transferirá suas plantas para os estados do Paraná e de Pernambuco, perdem Piracicaba, Bauru e São Paulo, que, sem sombra de dúvidas, vem sendo a principal vítima da famigerada guerra fiscal, estimulada por distorções na legislação tributária federal.

  Reconhecemos a necessidade de que nosso município crie condições mais favoráveis a novos investimentos e à manutenção das grandes empresas já aqui instaladas, mas também temos a convicção de que foram atendidas todas as demandas até então apresentadas pela referida empresa antes do surpreendente anúncio de desativação de sua fábrica.

  A federação paulista, mais uma vez, pode estar sendo lesada por não abrir mão de políticas responsáveis no âmbito fiscal. Consequentemente, sofrerá perdas na arrecadação, que, em médio prazo, impactarão também os municípios, responsáveis pela execução de serviços públicos essenciais, aos quais restam a menor parcela da arrecadação de tributos pelo poder público.

  Essas razões justificam a importância de que a luta da nossa cidade, que deve ser também de todo o Estado, conte com o apoio e com a liderança de Vossa Excelência”.

Cerrado

  Outra carta, também dirigida a Alckmin e Márcio França, manifesta a posição dos 17 vereadores de Bauru em favor da revisão da Lei Estadual 13.550, de 2 de junho de 2009, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Cerrado em São Paulo.

  “Reconhecemos e endossamos a pertinência da referida legislação, em razão da necessidade de se preservar os resquícios deste importante bioma no território paulista.

  Acontece que a aplicação da norma em vigor, embora cumpra o objetivo de proteger relevantes manchas de vegetação, tem resultado em prejuízos ao desenvolvimento da cidade de Bauru, que concentra parte significativa do Cerrado no Estado.

  É claro que não estamos falando sobre áreas com vegetação em estágio avançado, mas sim sobre pequenas manchas, já degradadas, em área urbana, que têm impedido a liberação de empreendimentos, de residências unifamiliares e a ampliação de empresas importantes, que recolhem tributos e geram emprego e renda no município.

  Temos certeza de que é possível promover o desenvolvimento sustentável, buscando o equilíbrio entre a proteção de recursos naturais, alternativas para compensação ambiental e a pavimentação do caminho para o progresso”.

VINICIUS LOUSADA

Assessoria de Imprensa

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego