Presidente da Câmara Municipal recebe catadores de materiais recicláveis de Bauru
O presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador Markinho Souza (PSDB), recebeu nesta sexta-feira (17/9), na Sala de Vereadores “Engenheiro José Queda”, a presidente da cooperativa Ecorecicla, conveniada da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam) e do ex-cooperado da Ascam.
Estiveram presentes Catiana da Silva, presidente da Cooperativa da Ecorecicla, Isabel Marcolino cooperada da Ecorecicla e Anderson dos Santos, ex-cooperado da Ascam.
A presidente da Ecorecicla solicitou o apoio do Legislativo para que o Executivo considere e realize o pagamento dos 10 dias trabalhados, no mês de agosto, a 8 cooperados da entidade, o mais rápido possível.
O presidente Markinho Souza entrou em contato com o secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Bauru, Gustavo Bugalho, que informou que o processo administrativo está com a secretaria de Meio Ambiente para manifestação.
Catiana alegou que vem recebendo ameaças dos cooperados que trabalhavam nos ecopontos e eram remunerados pela Ascam. Desde o rompimento do contrato os cooperados que prestavam serviços nos ecopontos estão desempregados e sem a renda da reciclagem.
Durante a reunião, a presidente da Ecorecicla falou da dificuldade enfrentada pela cooperativa no dia-a-dia que não tem caminhão para o transbordo do material depositado nos ecopontos, maquinário para auxiliar no tratamento da reciclagem como prensa e esteira. Ela relatou que desde o rompimento do contrato, os materiais deixaram de ser enviados diretamente à sede da cooperativa, e que agora a entidade tem que retirar em cada ponto, o que segundo ela acaba onerando a cooperativa.
A Ecorecicla possuía 8 cooperados que trabalhavam diretamente nos Ecopontos Vânia Maria e Pousada I e, outros 9 cooperados que trabalhavam na sede da cooperativa, com a separação final e destinação adequada dos mais de 200 quilos por dia de material.
A cooperativa Ecorecicla, criada em 2019, localizada no Parque Rooselvet, recebe os resíduos recicláveis que são destinados nos Ecoponto Vânia Maria (Rua Francisco do Rêgo Carranca, quadra 1) e do Ecoponto Pousada I (Rua 41, quadra 1).
Os cooperados da Ascam buscam pelo pagamento dos dez primeiros dias que foram trabalhados do mês de agosto, que totalizam R$ 4 mil.
Desde 2019, a Ascam tem contrato de gestão com a Prefeitura de Bauru, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), para gerenciamento dos Ecopontos Municipais. No dia 10 de agosto, a Prefeitura rompeu a gestão da Ascam nos Ecopontos, mesmo tendo o prazo de vigência até outubro deste ano. Desde o dia 11 de agosto, os oitos Ecopontos passaram a ser geridos pelo Poder Executivo.
Markinho Souza disse que vai levar a reivindicação dos catadores de reciclagem a chefe do Executivo e pedir um olhar para os cooperados que foram os mais afetados com o rompimento do contrato.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo