WhatsApp
Entrar no Grupo
Vagas de emprego
WhatsApp
Entrar no Grupo
Trocas e Vendas em Bauru
Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 03 de fevereiro - Bauru Empregos - Vagas em Bauru - SP
Carregando agora
×

Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 03 de fevereiro

Na última segunda-feira (03/02), aconteceu na Câmara Municipal de Bauru a 1ª Sessão Ordinária da 34ª Legislatura. Durante o Rol de Oradores, 20 dos 21 vereadores fizeram uso da tribuna. Confira abaixo os destaques de cada um dos discursos:

SANDRO BUSSOLA (MDB)

Sandro Bussola (MDB) usou a tribuna para agradecer aos 2.090 eleitores que o elegeram e à prefeita Suéllen Rosim (PSD), por indicá-lo como liderança do seu governo na Casa de Leis. O vereador informou que trabalhará para ampliar o debate entre o Executivo e o Legislativo e elencou as missões do próximo quadriênio: expandir o perímetro da cidade, debater a Lei de Zoneamento, encontrar alternativas para o déficit da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) e enfrentar a crise hídrica. Bussola ainda parabenizou os integrantes da Mesa Diretora e declarou que, com uma Câmara unida e coesa, todos os desafios serão superados: “Tenho a convicção de que juntos iremos crescer e teremos uma Bauru melhor para se viver”.

ANDRÉ MALDONADO (PP)

André Maldonado (PP) agradeceu a Deus, ao seu partido e aos seus 3.387 eleitores pela oportunidade de ter sido eleito vereador por Bauru. Ele relembrou sua infância no Jardim Redentor e os desafios enfrentados ao longo de sua carreira profissional, confessando que sente uma imensa felicidade por receber a confiança do município e por assumir um cargo no Poder Legislativo. Após os agradecimentos, reiterou que buscará atender a todos os cidadãos espalhados pelos bairros da cidade e corresponder às expectativas da população, principalmente por meio de uma participação ativa na Mesa Diretora, como primeiro-secretário, e nas Comissões Permanentes da Casa de Leis: “É um sonho realizado. Deus me presenteou”, finalizou.

MILTINHO SARDIN (PSD)

Miltinho Sardin (PSD) agradeceu à população de Bauru por reelegê-lo e parabenizou os vereadores Sandro Bussola (MDB) e Arnaldinho Ribeiro (Avante) por terem sido escolhidos para liderar a base aliada da prefeita Suéllen Rosim. O vereador também congratulou os parlamentares que compõem a nova Mesa Diretora e agradeceu à Secretaria Municipal de Obras pela conclusão de intervenções na região do Núcleo Habitacional Gasparini. Na sequência, o parlamentar solicitou que as obras em andamento no Jardim Araruna também sejam concluídas e cobrou mais eficiência nos serviços de zeladoria urbana.

ARNALDINHO RIBEIRO (AVANTE)

Arnaldinho Ribeiro (Avante) iniciou sua fala agradecendo a Deus, à família e aos 1.669 votos que recebeu nestas eleições. Seguindo a toada, também demonstrou gratidão à prefeita Suéllen Rosim (PSD) e ao vice-prefeito Orlando Dias (PSC) pela confiança em sua campanha eleitoral e nas bandeiras que defende, parabenizando ainda a Mesa Diretora os funcionários da Câmara Municipal de Bauru pelo trabalho executado neste início de 2025: “Vou honrar isso. Quero ser uma ferramenta a mais para fazer a interlocução dentro e fora do Governo”, ressaltou o vereador, que se enxerga como um forte elo entre os Poderes Executivo e Legislativo e promete eficiência e dedicação no cargo. Ele ainda declarou que está aberto a sugestões em suas pautas levantadas ao longo do mandato e também cobrou, por meio de dois projetos já apresentados na Casa, maior cooperação e transparência da administração municipal, com ênfase nos desdobramentos da apuração do Caso Cláudia Lobo, ex-funcionária da APAE Bauru, e nas propostas da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) para os próximos anos. Finalizou destacando o orgulho de atuar no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, espaço que carrega o nome de seu tio-avô.

DÁRIO DUDÁRIO (PSD)

Dário Dudário (PSD) comentou sobre o carinho que sente pela cidade de Bauru e agradeceu pela oportunidade de atuar no Poder Legislativo pelos próximos quatro anos. O parlamentar ainda confessou que não foi fácil participar da campanha eleitoral, mas destacou: “Ninguém vem por acaso”. O vereador do PSD também expôs a convicção de que é preciso legislar pensando no progresso da cidade em longo prazo e o desejo de contribuir para Bauru se tornar destaque no Estado de São Paulo e no Brasil: “A política tem que ser programada para as gerações futuras”, disse. Ele também agradeceu a chefe do Poder Executivo pelo apoio e afirmou que representará seus eleitores e toda população bauruense.

JUNIOR LOKADORA (PODEMOS)
Junior Lokadora (Podemos) iniciou sua fala com agradecimentos e fazendo um balanço do mandato anterior, considerando que o concluiu com êxito, mesmo diante das dificuldades impostas pelo cenário municipal. Citou alguns dados da atuação do seu gabinete, por exemplo, que a saúde pública foi a área com o maior número de intervenções requeridas, 989 no total. Nesse sentido, comemorou sua participação na nova composição da Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência da Câmara. Ainda no quesito saúde, demonstrou preocupação com pontos específicos, como a alta demanda por cirurgias, exames e consultas médicas e a falta de agulhas, seringas e gazes nas UPAs e UBSs. “É uma luta diária”, definiu a luta pelas demandas da área. Nesse sentido, disse esperar uma aproximação mais facilitada com o atual Secretário Municipal de Saúde, Marcio Cidade Gomes, em especial em relação com a antecessora Giulia Puttomatti. Por fim, esclareceu que, apesar de se identificar como oposição ao Governo e condenar as promessas não cumpridas pela prefeita Suéllen Rosim (PSD), pretende realizar a fiscalização do Poder Público de maneira imparcial e sempre visando o bem-estar do município.

EDSON MIGUEL (REPUBLICANOS)

Edson Miguel (Republicanos) agradeceu os 3.571 votos que lhe deram a oportunidade de retornar à Casa de Leis. Logo depois, fez um apelo à Secretaria de Obras: pediu para ela colocar a fresa asfáltica nas ruas de terra da cidade, já que elas se tornam intransitáveis no período de chuvas fortes. O vereador também usou a tribuna para informar que o processo de instalação do sistema de esgoto no bairro Chácaras Cornélia está quase completo. Ele ainda agradeceu à Emdurb pela implantação de um semáforo no cruzamento da rua Anvar Dabus com a Araújo Leite e afirmou que irá fazer com que a Lei nº 7.819/24, que institui a campanha permanente de combate à dengue nas escolas municipais, seja aplicada.

EMERSON CONSTRUTOR (PODEMOS)

Após agradecimentos iniciais, Emerson Construtor (Podemos) refletiu sobre sua inserção na política bauruense, enfatizando que as expectativas em relação ao desempenho do Poder Legislativo nesta legislatura são positivas e que pretende exercer seu mandato ciente dos compromissos e das responsabilidades do cargo. Reiterou que tem como um de seus objetivos mudar a visão negativa que uma parcela da população tem a respeito da política: “Coração cheio de esperança. É um sonho realizado”, definiu. Em seguida, o vereador tratou de problemas relacionados à limpeza pública e à drenagem urbana da Vila São João do Ipiranga, com ênfase na obstrução de bueiros e bocas de lobo, e destacou que os moradores da região vêm sofrendo com enchentes e alagamentos. Dentro deste assunto, ele solicitou um auxílio imediato ao bairro e uma participação ativa de toda a comunidade por meio cobranças e sugestões, colocando-se à disposição de todos para enfrentar os problemas do dia a dia.

ESTELA ALMAGRO (PT)

Estela Almagro (PT) usou a tribuna para criticar a composição das Comissões Permanentes da Casa de Leis. O principal ponto foi a falta de espaço para vereadores da oposição nos colegiados: “É a primeira vez que se assiste um jogo pré-combinado para atender aos caprichos da garantia da hegemonia da prefeita”. Estela citou especificamente o caso da Comissão de Fiscalização e Controle para criticar Suéllen Rosim: “Isso pra mim é confissão de medo!”. Mesmo assim, a vereadora garantiu que permanecerá ativa no debate de todos os temas da cidade e propôs que a Câmara aumente o número de Comissões, assim como a quantidade de vagas em cada uma delas: “Obstrução à nossa participação nas comissões não nos tirará voz e vigor para continuar representando o povo nesta casa”, declarou.

CABO HELINHO (PL)

Cabo Helinho (PL) iniciou sua fala com agradecimentos e desejando um excelente mandato aos seus agora 20 colegas de profissão. Com isso, defendeu uma cooperação contínua entre os três poderes, além de uma participação popular consciente e respeitosa. Como representante do Poder Legislativo, argumentou em defesa dos mandatos legislativos e das convicções individuais e reiterou que o papel do vereador está na fiscalização e na proposição de projetos, sempre pensando no intuito de atender à pluralidade e diversidade de anseios e demandas da cidade. Na sequência, o parlamentar solicitou atenção à segurança pública, em especial na patrulha em torno de escolas públicas, e comentou as expectativas de contratação de uma vigilância privada municipal. Nesse sentido, ele enxerga que uma futura parceria entre vigilantes da segurança privada e agentes da Polícia Militar seria positiva para a comunidade, ajudando a cessar furtos, vandalismos e depredações. Ao final do discurso, o parlamentar prometeu unir seus aprendizados como advogado e professor a fim de enfrentar os desafios da vereança.

JOSÉ ROBERTO SEGALLA (UNIÃO BRASIL)

José Roberto Segalla (União Brasil) iniciou sua fala reforçando que trabalhou bastante no recesso parlamentar, em especial na fiscalização do Poder Público. Nesse sentido, afirmou que recebeu denúncia e foi verificar veículos 0km que estão parados (sem uso e expostos ao tempo) há quase um ano no almoxarifado da Prefeitura, por falta de seguro. Também citou que esteve presente na reunião pública em que o Poder Executivo anunciou a retomada da revisão do Plano Diretor de Bauru, atrasado há sete anos. Apesar de frisar a importância do Plano, o parlamentar se mostrou preocupado com o cronograma de trabalho apresentado, que faria com que os vereadores tivessem que votar a legislação apressadamente em meados de setembro/outubro. “Ele tem que ser examinado profundamente, o que exige tempo, e pelo jeito isso não vai acontecer”, lamentou, lembrando que o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo devem ser debatidos juntos. Finalizou seu discurso ainda citando o esvaziamento da audiência pública, realizada ano passado, que tratou da PPP da Iluminação Pública, e a ida da prefeita Suéllen Rosim (PSD) à Curitiba para visitar a Reserva Hídrica do Futuro sem a presença de um engenheiro, que na sua avaliação seria fundamental.

JULIO CESAR (PP)

Refletindo sobre as expectativas do mandato, Julio Cesar (PP) afirmou que sua atuação será mais experiente, amparada pelo debate e com uma visão mais ampla diante das demandas da população. Entre os principais pontos, cobrou maior atenção do Secretário Municipal de Saúde, Marcio Cidade Gomes, quanto às condições da UPA do Mary Dota e da UPA do Bela Vista. Ele chegou a convidar, da tribuna, o secretário para visitar as unidades médicas. A respeito da causa animal, o vereador relembrou a criação do Departamento de Proteção Animal no início de 2023, o que representou um avanço na área, somado aos investimentos significativos no setor, que subiram de R$150 mil para, aproximadamente, R$ 5 milhões. Nesse tópico, aproveitou para exibir trechos de sua atuação em prol dos cães e gatos em situação de abandono do município. Ele finalizou solicitando auxílio à Secretaria de Obras para nivelar e preparar o terreno no campo de futebol (“terrão”) localizado no bairro Jardim Ivone, que é utilizado por crianças, adolescentes e por um projeto social voltado ao esporte, cultura e lazer. Além disso, também pediu melhorias nos mata-burros presentes ao longo da Estrada do Limão e soluções quanto aos alagamentos registrados na Quinta Bela Olinda, prejudicial para pedestres e veículos que circulam no local: “Façam uma ação resolutiva. Chega de solução paliativa”, clamou.

EDUARDO BORGO (NOVO)

Eduardo Borgo (Novo) fez um apelo ao Ministério Público Eleitoral. O parlamentar pediu que o órgão direcione um ofício à Lúcia Rosim, mãe da prefeita Suéllen Rosim e atual secretária municipal de Assistência Social: “Nitidamente (ela) usa o cargo para trabalhar sua pré-campanha eleitoral”, criticou. Borgo também afirmou que alguns vereadores da base governista, supostamente, vão trabalhar para viabilizar a cassação do mandato de parlamentares da oposição, o que seria “uma ofensa à democracia e à cidade de Bauru”. Por fim, parabenizou representantes da imprensa local e do magistério que abordaram o assunto e repudiou as instituições que se calaram: “Vossas excelências estarão na história”, finalizou.

MANÉ LOSILA (MDB)

Mané Losila (MDB) iniciou sua fala agradecendo o apoio recebido ao longo das eleições de 2024 e aos demais vereadores que possibilitaram seu ingresso como presidente das Comissões de Justiça, Legislação e Redação e de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes. Ele declarou que as atividades de tais colegiados serão retomadas já nos dias seguintes à Sessão Plenária. Respondendo comentários feitos na tribuna pelo vereador Eduardo Borgo (Novo), ele negou qualquer movimentação nos bastidores entre a base do Governo para prejudicar a atuação dos vereadores da oposição. Dando continuidade à sua fala, destacou que a prioridade de seu gabinete será sanar os problemas de escassez de água na região Noroeste do município durante os períodos de estiagem. Nesse tópico, prometeu trabalhar em conjunto com o DAE e buscar apoio estadual e federal para viabilizar a construção de poços que garantam o acesso e a distribuição de água aos moradores, com foco no Jardim Nova Esperança, interligando tais poços ao reservatório localizado na Vila Alto Paraíso. O próximo passo, segundo ele, seria aumentar a reservação da lagoa do Rio Batalha: “É possível fazer várias frentes de ação”, acredita.

MARCELO AFONSO (PSD)

Marcelo Afonso (PSD) comentou com felicidade que a cidade está realizando um estudo de impacto sobre a implantação da guarda municipal e, consequentemente, do videomonitoramento. Essas são as principais pautas defendidas pelo vereador. Marcelo Afonso destacou que os municípios mais seguros do Brasil adotaram essas medidas. Ele também parabenizou a prefeita Suéllen Rosim pela ação: “É uma vitória do nosso gabinete!”.

MARCIO TEIXEIRA (PL)

Márcio Teixeira (PL) refletiu sobre sua trajetória na política, comentou sobre o retorno de alguns políticos já conhecidos pela população bauruense nesta 34ª Legislatura e previu um relacionamento respeitoso entre todos. Comentando a formação da Câmara 2025-2028, considerou corajoso o aumento de 17 para 21 vereadores, acreditando que o acréscimo irá resultar em um desempenho mais eficiente do Poder Público. Por outro lado, confessou se sentir frustrado em estar ausente da Comissão de Meio Higiene, Saúde e Previdência, visto seu envolvimento com a pauta ambiental. Por isso, reforçou a importância do aumento de Comissões Permanentes na Casa ou do número de integrantes em cada uma delas: “Eu vejo como necessário. O Meio Ambiente, hoje, é caso de Saúde Pública”, pontuou. Por fim, o vereador agradeceu a família, seu partido, o PL, e fez um pedido de união aos colegas de legislatura: “Podemos ser divergentes e diferentes, mas jamais inimigos”.

MARKINHO SOUZA (MDB)

Markinho Souza (MDB) agradeceu a confiança da população, que lhe conduziu ao quarto mandato como vereador de Bauru. Em seguida, o parlamentar comentou que há uma divergência na prestação de contas das emendas impositivas por parte das secretarias municipais e sugeriu que seja criado um manual para embasar esse trabalho. Markinho também fez um alerta: é pequeno o número de vigilantes em atividade no município. Para ele, a tecnologia e o videomonitoramento são bem-vindos, mas a presença desses profissionais é insubstituível. Por isso, solicitou ao Executivo que olhe para a questão e contrate novos trabalhadores. O atual presidente da Casa da Leis, também usou a tribuna para comentar pesquisa realizada por um órgão de imprensa local. Ela expôs o que a população considera como as três principais prioridades de Bauru: água e esgoto; asfalto e buracos; e saúde. O parlamentar aproveitou para apresentar iniciativas que visam o enfrentamento desses problemas nos próximos quatro anos e defendeu que o projeto da Avenida Água do Sobrado, projetado para desafogar o trânsito na cidade, seja efetivado.

NATALINO DA POUSADA (PDT)

Natalino da Pousada (PDT) começou sua fala agradecendo a confiança do partido e de seus eleitores, demonstrando uma alegria e disposição muito grandes de retornar à Casa de Leis bauruense. Se disse um filho da cidade e que pretende somar a ela, inclusive buscando apoio de deputados. Quanto a assuntos do mandato, já fez cobranças à Secretaria de Obras e ao DAE devido à falta de água recentemente enfrentada no município e trouxe propostas, como para a interligação entre alguns bairros e a revitalização da região do Jardim Nova Bauru. Também lembrou que já teve a iniciativa de uma audiência pública, a ser realizada no próximo mês, sobre as prioridades das associações de moradores e ONGs atuantes na cidade. “Vamos abraçar e caminhar juntos com Bauru pelos quatro cantos dela”, resumiu suas intenções para esta legislatura.

PASTOR BIRA (PODEMOS)

Pastor Bira (Podemos) agradeceu pela oportunidade de retornar à Câmara Municipal e afirmou que irá continuar lutando pelos bairros com os quais tem ligação, como o Octávio Rasi (e suas adjacências). O vereador também declarou que seguirá trabalhando em cada pauta que defendeu no decorrer dos últimos quatro anos: valorização dos servidores públicos, educação, saúde, Lei da Arborização e o incentivo à mais inclusão e mobilidade em Bauru. ““Somos um instituto que deve trabalhar pelo bem comum da população”, disse. Por fim, Bira jogou luz sobre a segurança pública na cidade. De acordo com o vereador, há comerciantes que estão abandonando o local de trabalho por causa da criminalidade e pela falta de respaldo do Poder Público: “Precisamos fomentar o comércio, e não destruir e virar os olhos para quem está desesperado”, completou.

JUNIOR RODRIGUES (PSD)

Finalizando o Rol de Oradores, Junior Rodrigues (PSD) agradeceu à família e ao partido pelo apoio nas eleições: “Ninguém faz nada sozinho”, disse. Na sequência, tratou sobre a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública e destacou que, recentemente, houve a instalação de 18 mil pontos de LED pelo município. Apesar deste avanço, ele ressaltou que apenas as avenidas principais receberam tais melhorias e defendeu que bairros periféricos também sejam contemplados, por meio da aprovação de licitações e contratações. “Existem locais na cidade que a população vive no breu. A gente sabe que precisa”, apontou.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego