Vereador Roger Barude homenageia o CVV de Bauru
Por iniciativa do vereador Roger Barude (PPS), a Câmara Municipal de Bauru entregou, nesta segunda-feira (27/11), Moção de Aplauso ao Centro de Valorização da Vida (CVV), que iniciou seus trabalhos na cidade em 1982, 20 anos após sua fundação na cidade.
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, filantrópica e reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973, em razão do serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, voltado a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.
Em Bauru, o CVV conta com a mobilização de 43 voluntários que se dedicam em plantões semanais de quatro horas.
Além dos atendimentos 24 horas por telefone, e-mail, site ou via Skype, o grupo também desenvolve atividades em bairros, escolas, empresas, órgãos públicos e Centros de Detenção Provisória e promove ações como o Dia do Abraço, Dia do Amigos e a Jornada do Setembro Amarelo, já que data do dia 10 deste mês o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
O Posto do CVV na cidade realiza em média 1.300 atendimentos ao mês, atingindo a mais de 15 mil pessoas anualmente. A projeção é que esse número seja quadriplicado quando o 188 (telefone que receberá ligações gratuitas) for implantado no Estado de São Paulo.
Por conta disso, a associação, que ainda não dispõe de sede própria nem com dimensões suficientes para o pleno exercício de suas atividades, precisa se preparar adequadamente.
O vereador Roger Barude, ao enaltecer o trabalho do CVV, revelou, durante a entrega da Moção, que sentiu na pele o drama vivido por pessoas que pensam em cometer o suicídio ao enfrentar a depressão no ano de 2013.
José Carlos dos Santos, que recebeu a Moção de Aplauso em nome da entidade, ao agradecer a homenagem, alertou sobre o avanço das estatísticas relativas ao suicídio. No Brasil, a cada quarenta minutos, um caso é registrado.
O voluntário comentou sobre o aumento da demanda por atendimentos após a disponibilização de novos canais virtuais para contatar o CVV. Segundo ele, a partir disso, foi possível constatar o quanto esse problema atinge pré-adolescentes e adolescentes.
Por fim, José Carlos destacou que o suicídio pode ser prevenido e pediu apoio da classe política para a expansão das atividades da associação em Bauru.
Assista à íntegra da homenagem
VINICIUS LOUSADA
Assessoria de Imprensa
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


