Carregando agora
×

Comissões: Fiscalização e Saúde realizam diligências nas unidades de urgência e emergência do município

Em diligência, na manhã desta terça-feira (13/6), as Comissões Permanentes de Fiscalização e Controle, e de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência da Câmara Municipal de Bauru realizaram diligências nas unidades de saúde com atendimentos de urgência e emergência do município. As fiscalizações foram realizadas nos seguintes locais: Pronto-Socorro Municipal Central (PSMC) e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs): Bela Vista, Ipiranga, Mary Dota e Geisel/Redentor.

A participação conjunta das duas comissões permanentes da Casa de Leis na diligência foi conduzida pela presidente da Fiscalização, vereadora Estela Almagro (PT), e contou com a presença do membro Guilherme Berriel (MDB), e do presidente da Saúde, vereador Junior Lokadora (PP).

A primeira diligência foi realizada no Pronto-Socorro Municipal Central (PSMC). Estela Almagro, presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Poder Legislativo, constatou durante a fiscalização legislativa que dos cinco pacientes que se encontravam na sala de urgência, um teve que ser removido do leito. “A notícia é de que nesta madrugada nenhuma unidade tem vaga. Isso a gente comprovou aqui. Não há mais vagas”, completou a parlamentar.

De acordo com Estela Almagro, “não tem nenhuma tendência de melhoria, porque não há por parte do Governo, da Secretaria de Saúde, nenhuma proposta que de fato mostra que isso possa melhorar nos próximos dias”. A vereadora apontou que essa é uma situação gravíssima que o município passa neste momento.

Os parlamentares puderam ver pacientes aguardando por cirurgia há oito dias e uma superlotação, com 50 pessoas aguardando vaga sendo atendidas por apenas 10 profissionais.

Além do Pronto-Socorro Municipal Central (PSMC), os vereadores também fiscalizaram outras unidades de urgência e emergência da cidade, como a UPA Ipiranga, onde pacientes aguardam por leito de psiquiatria.

A comissão também documentou depoimentos de familiares de pacientes que não conseguiram atendimento médico adequado, com falta de vagas para internação ou mesmo de insumos hospitalares.

André Luis Vieira Leal, pai de um dependente químico que aguarda vaga de internação para o filho de 27 anos, disse que “ele às vezes tenta agredir as pessoas, as pessoas já agrediram ele na rua e eu estou procurando uma internação para ele seja onde for”.

Já a mãe de um jovem de 23 anos, Cristina dos Santos Magalhães, relatou o estado precário no atendimento na UPA Ipiranga. “Vim ontem conversar com o assistente social, falou que não tem vaga, não tem previsão de vaga”, desabafou. A mãe do jovem também disse há falta de insumos na unidade e que tentou comprar o que o filho precisava. “Procurei em Bauru inteiro para comprar e não consegui”, disse Cristina.

O vereador Guilherme Berriel (MDB), membro da Comissão de Fiscalização e Controle, criticou a falta de organização no sistema de saúde municipal e citou que há “13 leitos parados no Pronto-Socorro e um monte de gente esperando aqui para ser internado”.

“São 50 pessoas aguardando vaga para internação no Pronto-Socorro Municipal Central, 22 pessoas à espera de vaga na UPA do Ipiranga, são 11 pessoas aguardando vaga na UPA do Bela Vista, 6 pessoas aguardando vaga na UPA do Mary Dota, e agora aqui, nesse momento, na UPA do Geisel/Redentor, que é a última UPA sendo visitada, são 8 pessoas aguardando vaga”, explicou o presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, vereador Junior Lokadora (PP).

Por fim, a presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, vereadora Estela Almagro (PT), fez um balanço das diligências no PSMC e UPAs da cidade, de que “a constatação é de que realmente não há vagas, a exceção da UPA Mary Dota, que hoje, de forma atípica, ainda possuía vaga”. A parlamentar citou ainda que nesta quarta-feira (14/6), as comissões promoverão uma Audiência Publica, para debater sobre as condições da frota pertencente ao patrimônio da Saúde e a efetividade nas locações de viaturas para prestação de serviço na Secretaria. “Nós teremos audiência pública essa semana sobre as unidades de transporte de pacientes com a presença da secretaria-equipe, e nós vamos cobrar medidas urgentes para resolver a situação que realmente é caótica para a nossa cidade”.

Encaminhamento

Os presidentes dos colegiados, vereador Junior Lokadora (Saúde) e vereadora Estela Almagro (Fiscalização e Controle), preocupados com a situação nos atendimentos das unidades de urgência e emergência, vão cobrar do Poder Executivo medidas urgentes para resolver a situação nas UPAs e no Pronto-Socorro Municipal Central.

Construção da UBS Vargem Limpa

Os vereadores Junior Lokadora e Estela Almagro também estiveram na manhã desta terça-feira (13/6) em um terreno localizado no bairro Vargem Limpa, apontado pelo Poder Executivo como local para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região.

“Achamos que a obra já teria tido início, assim como foi anunciado, mas não começou nada ainda, e a gente também espera que essa UBS Vargem Limpa seja uma UBS para atender 8 mil pessoas, e não somente 4 mil pessoas, como eles querem”, disse Lokadora.

A vereadora Estela Almagro indignada também comentou sobre a visita “in loco” na área institucional destinada à construção da unidade de saúde. “Para a nossa tristeza, a constatação de que realmente é uma promessa, apenas tapume e sinais de terra revirada, mas servidores ou funcionários da construtora, efetivamente construindo a UBS, a gente infelizmente não encontrou”, finalizou a presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Casa de Leis.

Composição

A Comissão de Fiscalização e Controle é presidida pela vereadora Estela Almagro (PT). Também são membros do colegiado, os vereadores Guilherme Berriel (MDB), Marcelo Afonso (Patriota), Markinho Souza (PSDB) e Coronel Meira (União Brasil).

Já a Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência é presidida pelo vereador Junior Lokadora (PP). Também são membros do colegiado, os vereadores Eduardo Borgo (PMB) e Marcelo Afonso (Patriota).

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego