Junior Rodrigues entrega Moção de Aplauso à Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia
Nesta segunda-feira (19/6), o presidente do Poder Legislativo, vereador Junior Rodrigues (PSD), entregou uma Moção de Aplauso à Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia por toda a dedicação e pelo excepcional trabalho social exercido em prol da comunidade de Bauru.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 30/2023 no dia 27 de março e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 10 de abril.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo vereador Miltinho Sardin (PTB) e acompanhada pelos parlamentares Serginho Brum (PDT), Pastor Edson Miguel (Republicanos), José Roberto Segalla (União Brasil), Julio Cesar (PP), Chiara Ranieri (União Brasil), Estela Almagro (PT), Coronel Meira (União Brasil), Junior Lokadora (PP), Renato Purini (MDB) e Marcelo Afonso (Patriota).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o atual presidente da Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia, Eduardo Ferreira Cardoso Villas Boas, o presidente de honra, José Francisco Gotti Cácere, e os membros da diretoria executiva e do conselho da entidade.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Junior Rodrigues (PSD), no ato de entrega da Moção, enalteceu o trabalho desempenhado pela entidade. “É gratificante o trabalho que vocês fazem. Eu não conhecia, estive lá, participei e vi o tanto que vocês realmente ajudam o próximo e o amor que vocês têm por ajudar e fazer a diferença na nossa cidade”, pontuou o vereador.
Eduardo Ferreira Cardoso Villas Boas, atual presidente da Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia, agradeceu aos vereadores pela homenagem. “Nós nos sentimos honrados em receber essa Moção, porque a gente faz o nosso trabalho sem ficar demonstrando. Aquilo que a mão direita dá, a esquerda não precisa demonstrar. A gente entende que os nossos alunos saem de lá dignificados e em condições de obter uma atividade de trabalho em nossa cidade”, disse.
O presidente de honra, José Francisco Gotti Cácere, também agradeceu pela Moção. “É realmente uma satisfação ter o trabalho reconhecido pela cidade. A gente trabalha em prol das pessoas necessitadas, das pessoas que precisam de um emprego”, destacou o fundador da entidade.
História
A Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia foi criada em 1999 como instituição filantrópica por um grupo de paroquianos da Igreja Santa Rita de Cássia. Ela foi resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo tema foi “Fraternidade e os Desempregados” e o lema “Sem Trabalho … Por quê?”, constituindo-se, assim, em um braço da Pastoral Social da paróquia.
No período de 2000 a 2014, a Casa da Fraternidade atendeu centenas de pessoas anualmente em diferentes cursos gratuitos nas áreas de artesanato, culinária, estética, informática e telemarketing.
Diante de um problema com origens tão complexas, muitas vezes causado por imposição do mercado internacional e amplamente discutido pela sociedade, imprensa e governo, um grupo de amigos e paroquianos da Comunidade de Santa Rita de Cássia, Diocese de Bauru/SP, decidiu, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade, unir-se em torno de uma ideia comum, em prol dessas pessoas.
De tal união surgiu a Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia – CFSRC, com o objetivo de levar a essas pessoas desempregadas ou com subempregos e carentes de várias maneiras, acesso gratuito a novas informações, conhecimentos e habilidades, propondo-se por meio de cursos e treinamentos, dar condições a esses trabalhadores de disputar novos postos de trabalho ou mesmo gerar seu próprio negócio, garantindo assim o sustento de suas famílias.
Os cursos são ministrados por voluntários, pessoas da Comunidade de Santa Rita e profissionais que se identificaram com a missão “Contribuir com o desenvolvimento integral e a cidadania das pessoas, por meio de cursos gratuitos para a população economicamente menos favorecida, com vistas à melhoria da qualificação profissional e geração de renda”.
Graças aos sócios, contribuintes, voluntários, empresas parceiras e eventos promocionais, a Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia realiza e cumpre o estatuto social, que consiste em uma verdadeira partilha de dons.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


