Associação de Artes Marciais Caminaga promove prática de judô a bauruenses e recebe homenagem de Edson Miguel (Republicanos)
Na tarde desta quinta-feira (07/08), o vereador Edson Miguel (Republicanos) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 116/2025 à Associação de Artes Marciais Caminaga por contribuir positivamente na vida de diversas crianças e jovens e pelo exemplar trabalho social realizado em Bauru.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 23 de junho e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, no dia 30 do mesmo mês.
O vereador Cabo Helinho (PL) presidiu a cerimônia, que também contou com a presença de José Roberto Segalla (União Brasil) e Márcio Teixeira (PL). Já a entrega da homenagem coube ao proponente da moção, que destacou a participação ativa não só dos professores – os “Senseis” – mas também dos alunos e dos familiares no fortalecimento do projeto.
Em sua fala, Edson Miguel também relembrou de sua relação com o esporte na infância e demonstrou satisfação em homenagear a associação. Ele chamou a atenção quanto à quantidade de prêmios e medalhas que os atletas carregavam, o que evidenciou o resultado positivo dos profissionais envolvidos.
Além disso, o vereador reconheceu a relevância do trabalho social proporcionado pelos integrantes do grupo e reforçou a importância dos mestres na formação e educação dos jovens e adolescentes bauruenses, tanto em aspectos físicos como psicológicos.
Em seguida, pais e mães dos judocas também parabenizaram o parlamentar pelo ato e realizaram diversos elogios à atuação da organização e das respectivas contribuições na carreira de seus filhos. “Garantia de um futuro melhor”, apontou uma das mães. Já professores e mestres presentes agradeceram aos familiares pelo apoio e confiança e exaltaram o papel da prática esportiva, que favorece a formação de cidadãos mais corretos e justos na vida adulta.
Dentre os vereadores presentes durante a homenagem, José Roberto Segalla prestou seu suporte e também desejou um futuro de sucesso ao projeto voluntário: “Judô é uma escola”, finalizou.
Sobre a Associação de Artes Marciais Caminaga
A Associação de Artes Marciais Caminaga nasceu em 2018, fruto da iniciativa de um grupo de pais e professores, liderados pela Sensei Elisa Rocha Caminaga, ex-atleta da Seleção Brasileira de Judô, que desejava que seus filhos continuassem a prática do esporte com segurança e qualidade.
O projeto teve início com apenas quatro atletas, que treinavam em um espaço improvisado em uma pequena sala comercial alugada pelos pais dos participantes. Pouco tempo depois, foi transferido para os fundos da Biblioteca Ramal do Mary Dota, onde registrou um salto no número de participantes, passando de quatro para quase 30 atletas em menos de duas semanas. Contudo, a permanência na Biblioteca Ramal durou pouco menos de um ano, devido a problemas relacionados ao espaço físico e à administração do local. Diante disso, o projeto foi transferido para a sede da Subprefeitura do Mary Dota, onde continuou a se expandir, a ponto de haver a criação de uma lista de espera para novos atletas.
Em 2020, após atender a todos os requisitos técnicos, a Associação conseguiu se federar junto à Federação Paulista de Judô, habilitando-se a participar das competições oficiais da modalidade. Ainda em 2020, com a pandemia da Covid-19, além de todos os problemas gerados pela crise sanitária, a Associação perdeu o espaço que possuía para os treinos. Para evitar que o projeto fosse encerrado, a equipe começou a treinar na rua, em praças públicas e quadras, até que, com a ajuda de amigos, conseguiu um lugar apropriado para dar continuidade às atividades.
No ano de 2022, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos, a Associação conquistou um espaço próprio para os seus treinos, onde foi possível aprimorar a qualidade dos treinamentos e a formação de atletas. Em 2024, ocorreu a abertura de um segundo polo para o ensino de judô no Lar Escola Rafael Maurício. Desde o início do projeto, centenas de crianças e adolescentes tiveram contato com toda a filosofia, disciplina e respeito que o judô representa.
Os atletas da Associação já participaram e conquistaram medalhas em todos os eventos oficiais organizados pela Federação Paulista de Judô. Vários atletas foram medalhistas no Campeonato Paulista, no Meeting SulBrasileiro, em torneios amistosos e outros eventos da modalidade. Além disso, em 2024, a Associação realizou a I Copa Caminaga de Judô, um evento que reuniu atletas de toda a região de Bauru. Para 2025, já está trabalhando na organização da II Copa Caminaga de Judô.
Atualmente, os dois pólos da Associação Caminaga contam com pelo menos 60 atletas, com idades entre 5 e 35 anos, que recebem aulas ao menos duas vezes por semana. A maioria deles participa regularmente de eventos e campeonatos, representando a cidade de Bauru. Como exemplo dos resultados obtidos, em 2025, os atletas da Associação Caminaga já subiram ao pódio em diversos torneios, entre eles: a seletiva do Campeonato Brasileiro, a Copa São Paulo, o Open Ajinomoto, o Campeonato Brasileiro Região V, o Campeonato InterRegional, a Etapa Classificatória dos Jogos Estudantis do Estado de São Paulo (JEESP), a Final do Campeonato Paulista Sub-18 Divisão Especial, além de amistosos realizados pela Federação Paulista de Judô.
Por fim, cumpre ressaltar que a Associação de Artes Marciais Caminaga é uma entidade sem fins lucrativos, mantida exclusivamente por doação de pais, amigos e por ações realizadas pela própria instituição. Os seus técnicos são todos voluntários, e, atualmente, a comissão técnica é formada por três profissionais: Sensei Elisa Rocha Caminaga, Sensei Ciça Caminaga e Sensei Christopher H. Otaviano.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


