Audiência Pública propõe escuta de demandas e desafios de entidades, ONGs e associações de bairro bauruenses
Nesta sexta-feira (21/03), ocorreu na Câmara de Bauru uma audiência pública que tinha como finalidade discutir a atuação das Associações de Moradores de Bairros e das ONGs que realizam trabalhos em parceria com o poder público no município. A iniciativa partiu do vereador Natalino da Pousada (PDT), que presidiu o evento.
Foram convocados e comparecem ao encontro o Chefe de Gabinete da prefeita Suéllen Rosim (PSD), Leonardo Marcari, o Secretário das Administrações Regionais (Sear), Jorge Luís de Souza; a Secretária de Obras, Pérola Mota Zanotto, o Secretário de Educação, Nilson Ghirardello; o Secretário de Saúde, Marcio Cidade Gomes; o Secretário do Meio Ambiente (Semma), Sidnei Rodrigues; a Secretária da Assistência Social (Smas), Lúcia Rosim; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Simone Matheus Pongitore, a presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Bauru (Emdurb), Gislaine Magrini, o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru, Renato Purini, e representantes de Unidades Básica de Saúde (UBSs) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) do município.
Também estiveram presentes os vereadores Arnaldinho Ribeiro (Avante), Edson Miguel (Republicanos), Estela Almagro (PT), Junior Lokadora (Podemos), Junior Rodrigues (PSD), Márcio Teixeira (PL), Miltinho Sardin (PSD) e Sandro Bussola (MDB) . Por sua vez, o plenário e as galerias do espaço ficaram repletas de representantes de entidades e associações diversas.
Audiência para ouvir demandas e desafios
O vereador Natalino da Pousada (PDT) abriu os trabalhos da tarde deixando claro que a audiência era uma oportunidade de ouvir “quem faz o trabalho que muitas vezes não conseguimos dar a atenção necessária”, lembrando dos desafios de quem atua nos cerca de 350 bairros da cidade. Nesse sentido, em um primeiro momento os microfones ficaram reservados para manifestações dos líderes das Associações de Moradores de Bairros, ONGs, órgãos, entidades e conselhos presentes.
Entre os temas levantados, foram abordados o apoio do Poder Público a várias demandas das entidades; a realização de eventos e campeonatos que tragam participação da comunidade e gerem recursos para os projetos; a possibilidade de ter uma área, na estrutura da Prefeitura, que cuide exclusivamente das associações; a falta de segurança, infraestrutura e acessibilidade dos locais, inclusive UBSs; a importância da integração entre a comunidade e as escolas, principalmente para levar uma interação cultural saudável entre os jovens; preocupações com estrutura pública presente em bairros em crescimento; a necessidade das lideranças se articularem para trabalharem melhor; a falta de um orçamento participativo; entre outros tópicos debatidos ao longo de cerca de três horas de audiência.
Durante esse momento, também foram exibidos vídeos que mostraram o trabalho de alguns dos projetos nos bairros, em especial os que atuam com crianças e adolescentes por meio de cultura e esportes, como capoeira e futebol.
Respostas dos secretários municipais
Após a manifestação de mais de uma dezena de pessoas, foi a vez dos secretários municipais trazerem algumas respostas aos pontos levantados nas falas dos munícipes.
O Secretário das Administrações Regionais (Sear), Jorge Luís de Souza, que no dia a dia lida de maneira mais próxima com as associações e as demandas dos bairros, ressaltou que as lideranças são parceiras do poder público: “são pessoas comuns, que trabalham, que não têm salário para cuidar da comunidade, mas se dispõem e agem para que muitos se beneficiem”, disse.
Ele também afirmou que, através do departamento social, a Sear sempre esteve de portas abertas para apoiar o segmento. “Temos que apoiar, mas não temos que interferir. Por isso, estamos sempre à disposição para achar uma fórmula para ajudar naquilo que for possível”, lembrando ainda que no site da Prefeitura há uma cartilha que traz os critérios para regularizar uma Associação de Moradores.
Em seguida, o Secretário de Saúde, Márcio Cidade Gomes, abordou a importância de eleger prioridades no recurso público para atender as demandas da população. Por sua vez, a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Simone Matheus Pongitore, listou brevemente alguns projetos da pasta, por exemplo, a reativação de hortas comunitárias e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Já a Secretária da Assistência Social (Smas), Lúcia Rosim, parabenizou a iniciativa da audiência, que é importante para entender as necessidades dos bairros, e deixou as portas da Smas abertas para os líderes comunitários.
O vereador Márcio Teixeira (PL) também aproveitou para se manifestar. Ele destacou que esse era o momento de “escutar o povo e o terceiro setor, que é o braço forte do governo” e chegou a questionar se as demandas apresentadas já foram formalizadas de alguma maneira. Demonstrando contentamento por ver o plenário cheio, clamou para que essa participação aconteça em outros momentos da rotina legislativa.
Anotando as demandas pontuais trazidas pelos munícipes da audiência, a presidente da Emdurb, Gislaine Magrini, tentou trazer respostas diretas a elas, como sobre o chamamento da Sala VIP na Rodoviária e um levantamento de acidentes na Vila São Paulo, entre outros. Depois, o Secretário de Educação, Nilson Ghirardello, reforçou a importância das parcerias com as entidades na área, principalmente no atendimento da educação infantil e educação especial. “A gente tem uma proximidade muito grande ao trabalhar com organizações sociais”, reforçou, trazendo também possibilidades às sugestões feitas pelas lideranças referentes à pasta.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Jurandir Sérgio Posca, acentuou ações da pasta que impactam as necessidades levantadas no evento, como ampliação dos cursos destinados a trabalhadores em parceria com o Instituto Federal e com o Senai, iniciativas voltadas a microempreendedores e MEIs e a importância da Casa do Empreendedor.
Já o Secretário do Meio Ambiente (Semma), Sidnei Rodrigues, enaltecendo a importância das associações de moradores, procurou esclarecer questões em relação a projetos e a busca de recursos que acontecem nesse setor. “Está precisando de alguém para organizar tudo isso, por isso precisa ter uma norma mais clara”, sugeriu.
Chegando ao final das falas, o Chefe de Gabinete da prefeita, Leonardo Marcari, também reforçou a importância do diálogo e agradeceu a presença e a atuação de todas as lideranças comunitárias que acompanharam a audiência. Na sequência, o presidente do DAE, Renato Purini, também se colocou à disposição para ampliar a conversa com as associações, lembrando que as lideranças dos bairros são pontos de apoio para resolver problemas específicos das localidades. Por fim, a Secretária de Obras, Pérola Mota Zanotto, reforçou que em 2025 já é o ano em que se pensa o PPA (Plano Plurianual), portanto esse seria o momento das lideranças se unirem e pensarem as prioridades que devem ser incluídas no orçamento.
Ainda deu tempo da representante da OAB – Bauru, a advogada Rosângela Thenório, deixar a ordem à disposição, especialmente para orientar na regularização das Associações de Moradores.
Encaminhamentos
Encerrando os trabalhos, o vereador Natalino da Pousada (PDT) agradeceu a presença de todos que puderam compartilhar demandas e sugestões na tarde da sexta-feira, no local que é próprio para isso: a Casa de Leis bauruense. “São desafios, sim, mas precisamos fazer com que esses bairros se organizem. A organização faz com que você seja visto diferente. A individualidade enfraquece, a unidade fortalece”, reforçou.
Ele deixou lembretes sobre a importância de construir políticas públicas em conjunto e sobre o fato que associações podem, inclusive, solicitar o uso do espaço da Tribuna Livre nas Sessões Ordinárias da Câmara de Bauru. O vereador ainda esclareceu que sua intenção é que a audiência pública ocorrida neste dia 21 de março seja apenas um primeiro encontro, já que pretende realizar outros eventos com a mesma finalidade.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


