Dedicada ao apoio de pacientes com fissura labiopalatina, Profis recebe homenagem de Dário Dudário
Na manhã desta quinta-feira (24/04), o vereador Dário Dudário (PSD) entregou a Moção de Aplauso nº 19/2025 à Profis Bauru pelo inestimável trabalho na promoção do bem-estar e na reabilitação de tantas vidas.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 17 de fevereiro deste ano e foi aprovada em plenário na sessão legislativa realizada no dia 24 do mesmo mês.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Miltinho Sardin (PSD) e a entrega da homenagem coube ao proponente da moção, que contou ter se comovido com o trabalho realizado pela entidade após uma visita recente às suas instalações.
Fundadora da Profis ao lado do Dr. José Alberto de Souza Freitas, Maria Inês Gândara Graciano representou a diretoria da entidade no plenário. Ela agradeceu ao vereador Dário pela homenagem e fez uma breve retrospectiva da história da organização, que somente nos últimos dez anos atendeu mais de 30 mil pacientes.
Maria Inês ainda ressaltou que essa trajetória é baseada no compromisso com a dignidade humana, o acolhimento e apoio integral às pessoas assistidas pela entidade. “É uma honra poder contribuir ao longo de décadas com ações que impactam positivamente a vida de tantos pacientes e familiares”, disse antes de agradecer aos parceiros, colaboradores e voluntários da Profis.
História da Profis
A PROFIS Bauru, antiga Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal, tem uma trajetória marcada pela dedicação e compromisso com a assistência social e a reabilitação de pacientes com fissura labiopalatina e deficiência auditiva.
Primeira associação no Brasil voltada ao apoio desse público, ela foi fundada em 1975 por iniciativa dos idealizadores Prof. Dr. José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão) e Maria Inês Gândara Graciano, para prestar assistência social aos pacientes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), um dos maiores centros do mundo especializados no tratamento de pessoas com fissura labiopalatina e outras deficiências desde 1967.
Inicialmente, a PROFIS operava em uma sala cedida pelo HRAC, mas em 1997, com recursos doados pela Fundação Banco do Brasil, inaugurou sua sede própria, a Casa de Apoio. O espaço passou a oferecer alojamento, sala de descanso, guarda-volumes, refeitório e brinquedoteca, garantindo que os pacientes e suas famílias não precisassem interromper o tratamento por falta de suporte.
Até 2020 a entidade atendeu, em média, 100 pessoas por dia, arcando integralmente com seus custos, sem apoio municipal, estadual ou federal.
Com as restrições impostas pela pandemia, a PROFIS adaptou seu atendimento e passou a oferecer a Casa Dia, onde os pacientes e familiares têm acesso a um espaço de descanso, lavanderia e refeitório, além de um lanche fornecido pela empresa americana Smile Train.
Dentre as fontes de recursos para a sua manutenção, a PROFIS conta com a colaboração voluntária dos associados e arrecadações diversas, além de parcerias e recursos próprios, para oferecer, sem custo algum, toda a assistência necessária para que os pacientes possam permanecer na cidade durante os dias de tratamento.
Sempre buscando crescimento, melhorias e novas parcerias, em 2023, a entidade passou a se chamar Associação de Apoio às Pessoas em Reabilitação na Saúde – PROFIS e, para celebrar essa conquista, inaugurou uma nova sede, com um espaço moderno e acolhedor, proporcionando ainda mais conforto aos seus usuários.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


