Carregando agora
×

Multiesportista Oswaldo Silveira Lot é homenageado com Moção de Aplauso do vereador Eduardo Borgo (Novo)

Na tarde desta quinta-feira (22/05), o vereador Eduardo Borgo (Novo) entregou a Moção de Aplauso nº 64/2025. Ela homenageia Oswaldo Silveira Lot, multiesportista bauruense, por sua trajetória de sucesso no esporte, empreendedorismo e história de transformação e superação.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 14 de abril de 2025, e foi aprovada em plenário na sessão legislativa realizada no dia 22 do mesmo mês.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Junior Lokadora (Podemos) e a entrega coube ao vereador Borgo, que, após exibir um vídeo que mostrou momentos da trajetória de “Oswaldinho”, como é chamado, comentou sobre como o multiesportista sempre foi um exemplo de vida e perseverança que engrandece a cidade de Bauru.

Por sua vez, o homenageado agradeceu a honraria, lembrando que hoje utiliza o esporte para promover a transformação ao seu redor: “o esporte foi uma ferramenta muito importante para me trazer até aqui e eu apenas passo adiante”, disse.

Trajetória do multiesportista

Oswaldo Silveira Lot é natural de Bauru, nascido no dia 1º de setembro de 1976 e criado no bairro Bela Vista. Filho de pais separados, fez dos desafios de uma infância sem uma figura paterna seu maior impulso para se destacar e se tornar referência para tantas crianças, adolescentes e adultos, em especial pessoas em situação de exclusão e risco social.

Multiesportista desde menino, ainda aos nove anos, “Oswaldinho”, como é chamado, jogava futebol no Bauru Tênis Clube (BTC), com o sr. Goalberto. Naquela época, conquistou o primeiro campeonato do clube e também o título de melhor goleiro da temporada. Aos 11 anos, com o sr. Belgo, migrou para o tênis e igualmente se destacou em torneios.

Na sequência, aos 13 anos, começou no judô com os professores Toninho e Calmo, na Associação Luso Brasileira de Bauru (ALBB), onde despertou a paixão pelas artes marciais e pelos treinamentos físicos. Assim, entrou na academia de ginástica e musculação. Integrou sua preparação física com a modalidade fui/ contact (arte de contato), e, depois, muay thai, jiu-jitsu e MMA, no qual conquistou o bicampeonato do torneio Freestyle Circuito de Lutas.

Como mencionado, Oswaldinho fez do esporte sua ferramenta de transformação e superação. Filho de mãe solo, sofria muito bullying nas escolas e clubes por onde passava, por não ter a presença da figura paterna. Sua mãe, a advogada Mariza Silveira, sempre o levava para os treinos. Lá, ele via os pais dos outros alunos e colegas acompanhando-os e, diante disso, não compreendia a sua realidade diferente.

Essas situações causavam grandes dores emocionais, gerando uma rebeldia interna incontrolável e uma fúria, que foram superadas graças às artes marciais. Por meio delas, transformou essas dores e medos em força, coragem e transformação pessoal e mental.

Como consequência, atualmente Oswaldinho utiliza as artes marciais como ferramenta de transformação, inclusão e superação. Atua em diversas ONGs e comunidades carentes, levando acesso e oportunidade para que crianças e adolescentes aprendam a se defender da violência urbana e doméstica. Além disso, direciona-os para várias modalidades esportivas, integrando esporte e educação como projeto de vida.

Por fim, Oswaldinho foi pioneiro ao abrir a primeira academia de jiu-jítsu e MMA em Bauru, a Lot Vale Tudo, em 1997, na Rua 15 de Novembro.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego