Carregando agora
×

Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 20 de outubro

Na última segunda-feira (20/10), a Câmara Municipal de Bauru realizou a 38ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 14 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos:

Dário Dudário (PSD) agradeceu a presença do primeiro suplente do Podemos, Zezinho do Gás, na Sessão Ordinária e relembrou da amizade que possui com o político. Em seguida, analisou as ações realizadas pelo seu mandato ao longo destes 10 meses como representante do Poder Legislativo e reafirmou seu compromisso com a população para atender às principais demandas. Também parabenizou o Programa Cidade 360º pelo trabalho desempenhado em prol da população, elogiando-o pela qualidade e competência na comunicação e pelos diversos convites para participação de parlamentares nas edições do programa. Na sequência, também demonstrou disposição em encaminhar pedidos de melhorias em diversas vias de trânsito da cidade, a pedido de munícipes, como na Rua Engenheiro Xerxes Ribeiro dos Santos, na Vila Carolina. Por fim, Dário Dudário comemorou a intenção do Poder Executivo em desassorear o Rio Água do Sobrado, como alternativa para amenizar a crise hídrica da cidade, e também destacou uma série de solicitações dos moradores do distrito de Tibiriçá, com enfoque na manutenção das estradas rurais. O parlamentar reiterou que pretende, com o auxílio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, aumentar a qualidade dos trechos da região.

Junior Lokadora (Podemos) agradeceu a presença do primeiro suplente de seu partido, Zezinho do Gás, na Sessão Ordinária e enfatizou a parceria e relação amistosa que possui com o político. Na sequência, defendeu a importância da imunização da população e solicitou que pais, mães e responsáveis se atentem à carteira de vacinação dos jovens e incentivem a ida às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também comentou a respeito do panorama da UBS Vila Cardia, no que diz respeito à qualidade do atendimento. Nesse sentido, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo que invista na informatização do sistema de convocação de pacientes para a realização de exames e consultas, assim como na entrega dos laudos médicos, somada à instalação de ares-condicionados e contratação de segurança nestes espaços. Após relembrar uma série de cobranças encaminhadas à ex-Secretária de Saúde, Giulia Puttomatti, e ao atual Secretário, Márcio Cidade Gomes, Lokadora criticou ambas gestões pela falta de transparência e de comunicação com os parlamentares, alegando que os Poderes Legislativo e Executivo deveriam unir forças em prol da cidade. Na visão dele, a falta de diálogo e de organização, principalmente quanto ao informe de orientações e à disponibilização de transporte até as unidades, prejudica os munícipes e impossibilita o sucesso do setor, mesmo com o oferecimento de exames por parte do Governo Estadual. Por fim, o parlamentar tratou a respeito do plano de saúde oferecido aos servidores da Prefeitura, Hapvida, apontando diversos pontos negativos relacionados ao atual convênio, além do registro de mais de 400 reclamações pelos funcionários que são atendidos pelo plano.

Edson Miguel (Republicanos) compartilhou informações sobre uma reunião com o Deputado Estadual licenciado que atua como Secretário de Turismo de São Paulo, Rui Alves, na qual foram discutidos projetos e ideias para Bauru. Em seguida, o vereador comemorou a chuva ocorrida na semana, mas alertou que ela revela os problemas de infraestrutura da cidade. Ele citou bairros como Val de Palmas, Chácara Cornélia e Jardim Flórida, que possuem ruas de terra e necessitam de manutenção. Da mesma forma, também abordou a necessidade de melhorias na drenagem, exibindo um vídeo que mostrava a situação de uma via onde o escoamento incorreto das águas pluviais fazia com que a água invadisse as casas. Para finalizar, Edson Miguel destacou a realização da 1ª Expo “Viva Inclusão”, evento idealizado pela Família TEA Bauru. O parlamentar celebrou a evolução da cidade para atender as mães e crianças com TEA, e parabenizou a iniciativa que reuniu diversas instituições e empresas parceiras, proporcionando um final de semana descontraído para os participantes.

Emerson Construtor (Podemos) utilizou a tribuna para fazer agradecimentos. Primeiro, agradeceu à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e aos funcionários envolvidos na revitalização do Campo do Modesto, no bairro Vila Granja Cecília. Ele exibiu um vídeo do trabalho realizado, ressaltando que o esporte é fundamental para tirar a juventude das drogas, e agradeceu ao Secretário de Esportes, Leandro Ávila “Foguinho”, pelo apoio. Depois, o vereador agradeceu à prefeita Suéllen Rosim e à equipe de Governo pela prontidão em tomar medidas contra a crise hídrica. O parlamentar informou que será feito o desassoreamento da lagoa do Rio Batalha para aumentar a capacidade de água e que a ligação do Poço Imperial ao reservatório Pulmão do DAE, que fornece 180 mil litros por hora, já está ajudando a normalizar o abastecimento na região. Para finalizar, Emerson comentou que está em conversa com a Deputada Federal Renata Abreu para conseguir recursos para o recapeamento dos bairros Ouro Verde, Granja Cecília e Núcleo José Regino, reconhecendo as limitações financeiras da prefeitura: “Sabemos que é difícil, mas o ‘não’ a gente já tem. Temos que correr atrás do sim”.

Cabo Helinho (PL) agradeceu ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir Posca, por informá-lo que o Projeto de Lei nº 304/2025, que dispõe sobre a regulamentação do funcionamento de adegas e similares, já começou a surtir efeito mesmo ainda na etapa de tramitação legislativa, e ressaltou que o objetivo da lei é gerar renda e empregos com “ordem e decência”. O parlamentar ainda anunciou que será realizada uma Audiência Pública sobre o tema no dia 26 de novembro, e convidou os donos de adegas e todos os interessados a participar. Cabo Helinho finalizou parabenizando o projeto “Leões do Ringue” pelos títulos internacionais conquistados no boxe, e agradeceu à Secretaria de Esporte e Lazer pelo apoio aos atletas amadores da cidade.

Neto Ranieri (União Brasil) comentou a respeito das ações realizadas pelo seu gabinete na primeira semana de atividades parlamentares, após assumir temporariamente a cadeira do vereador José Roberto Segalla (União Brasil) na última segunda-feira (13). O parlamentar detalhou um encontro com o Secretário de Esportes e Lazer Leandro Ávila “Foguinho”, na qual encaminhou uma série de solicitações relacionadas à pasta. Entre elas, a revitalização da quadra de esportes e do campo de futebol “Modesto”, no Parque Granja Cecília, assim como a necessidade de melhorias estruturais da Praça Paradesportiva de Bauru, na Avenida Nuno de Assis, que foi alvo de furtos recentemente: “Praticamente em estado de abandono”, lamentou. Ranieri também parabenizou a organização do 1º Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Bauru, que ocorreria na terça-feira (21). O parlamentar ainda tratou a respeito da Lei Municipal nº 7041/2018, que disciplina a exploração de espaços publicitários nas áreas esportivas mantidas pelo Poder Público. Na visão dele, apesar da aprovação da lei, a execução da mesma ainda enfrenta dificuldades, solicitando uma atuação mais assertiva da Secretaria de Esportes no quesito, assim como na manutenção de praças públicas, citando como exemplo a praça localizada no Parque Granja Cecília. Por fim, demonstrou desejo de propor um Projeto de Lei destinado à criação, em Bauru, de um benefício social similar ao “Bolsa Atleta”, inspirado pelo lançamento de projetos semelhantes em Assis e em Bragança Paulista.

Julio Cesar (PP) criticou a Secretaria da Agricultura por não seguir os trâmites legais e por atender protocolos recentes antes de pedidos que estão em andamento desde 2023. Ele destacou o crescimento nas demandas das áreas rurais do município, como a quantidade de lixo nos mata-burros, e apoiou a iniciativa de uma Audiência Pública para discutir o assunto e buscar recursos. Em seguida, comemorou a inauguração de uma sala sensorial na Escola José Francisco Júnior, uma iniciativa do Lions Clube Bauru, e informou que essa ação o motivou a destinar aproximadamente R$ 400 mil em emendas impositivas para a Secretaria de Educação, a fim de implantar salas e jardins sensoriais em todas as escolas de ensino infantil e fundamental do município. Na causa animal, Julio Cesar parabenizou a Coordenadoria de Políticas Públicas e Bem-Estar Animal pela continuidade das ações de castração em Bauru. O parlamentar finalizou direcionando críticas à Secretaria do Meio Ambiente, por não tomar providências em relação aos atropelamentos frequentes de animais silvestres, e à Secretaria da Saúde, por não atender ao seu pedido para implantar farmácias 24 horas nas UPAs.

Mané Losila (MDB) agradeceu à prefeita Suéllen Rosim, à Emdurb, na pessoa do diretor de Trânsito e Transportes, Adilson Caldeira, e à Secretaria de Infraestrutura, na pessoa da Secretária Pérola Zanotto, por atender uma demanda de instalação de semáforo na Avenida Alfredo Maia, assim como a aplicação de uma faixa de pedestres no local. Segundo Losila, a ação deve diminuir o número de acidentes de trânsito no trecho, que também requer obras voltadas ao recape asfáltico. Em seguida, o parlamentar reconheceu o empenho da Secretaria de Habitação, na pessoa do Secretário Anderson Prado, na regularização fundiária das habitações da Vila Zilo, defendendo que as famílias instaladas no local residem no espaço há décadas. Por fim, tratou sobre a Reunião Pública para apresentar o status atualizado da implantação do chamado “Complexo de Poços Val de Palmas”. Realizada nesta terça-feira (21), a iniciativa foi da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes da Casa de Leis. Na visão do parlamentar, o encontro visa encontrar soluções para a crise hídrica, amenizando períodos de escassez e de dificuldades no abastecimento de água: “Não podemos passar as mesmas necessidades”, frisou.

Marcelo Afonso (PSD) agradeceu pelos investimentos na região norte de Bauru, destacando o recapeamento e a iluminação da Avenida Moussa Tobias, que, segundo ele, é o “portão de entrada” da cidade e das regiões norte e leste, lembrando ainda que a iluminação pública é sinônimo de segurança. Em seguida, o vereador parabenizou a prefeita Suéllen Rosim e as secretarias de Obras e de Governo pela execução de trabalhos e pela sensibilidade em atender demandas antigas da população. O parlamentar ainda comentou sobre a construção do complexo esportivo na Moussa Tobias, e defendeu a revitalização dos estádios distritais que carecem de reformas. Por fim, reforçou que, embora ainda haja muito a ser feito, é importante reconhecer e agradecer as conquistas e os avanços obtidos na região norte.

Márcio Teixeira (PL) voltou a defender a criação de uma Secretaria de Segurança Pública, assim como da Guarda Municipal e o direcionamento de prioridade para a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial-Militar (DEJEM). Na visão do parlamentar, o aumento no número de roubos, furtos e mortes obriga o Poder Público a centralizar as demandas da área em uma equipe especializada. Nesse sentido, também reiterou a importância da regulamentação do funcionamento de adegas, disk-cerveja e estabelecimentos similares no município, tendo em vista o crescimento do uso e venda de drogas ilícitas e de bebidas alcoólicas adulteradas. Em seguida, o vereador condenou o vandalismo registrado na Praça Joaquim Guilherme, localizada próxima à Faculdades Integradas de Bauru (FIB), onde criminosos derrubaram postes de iluminação. Ainda no tema, ele denunciou ocorrências de desmanches ilegais cometidos próximo à Favela São Manoel e pediu apoio às secretarias de Assistência Social e de Serviços Urbanos para identificar os responsáveis. Por fim, Márcio Teixeira criticou a falta de andamento no empréstimo de R$ 40 milhões do Poder Público com a Caixa Econômica Federal para as obras no “Campo de Poços Val de Palmas”. Como alternativa, alegou que o município possui R$ 111 milhões disponíveis pelo programa “Desenvolve SP”, a agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo, e pediu maior urgência ao caso: “Estão empacando o progresso da nossa cidade”, frisou.

Miltinho Sardin (PSD) trouxe atualizações sobre a viagem que realizou a Brasília para se reunir com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, para discutir o retorno dos voos entre Bauru e São Paulo. Ele afirmou que a reunião foi “extremamente produtiva”, pois conversou com pessoas que podem intermediar a situação entre os órgãos reguladores e as empresas aéreas, e mencionou que, na próxima semana, haverá uma reunião em São Paulo com o presidente da Anac e representantes de uma empresa aérea para dar sequência às tratativas. Depois, o vereador também comentou sobre uma matéria de 2022 sobre a implantação de semáforos, e ressaltou que, de todos que solicitou, apenas um ainda não foi instalado. Miltinho ainda fez um apelo ao Secretário de Governo, Renato Purini, sobre as canaletas que estão sendo implantadas na cidade. Ele criticou o fato de as equipes estarem iniciando trabalho “pulando de um bairro para o outro”, sem completar o serviço em um único bairro, pedindo então que o cronograma seja revisto. O parlamentar ainda mencionou que a limpeza da calha do Rio Bauru está ocorrendo, mas que a população tem associado essa ação à necessidade do desassoreamento da lagoa de captação. Por fim, o vereador alertou para a onda de roubos e furtos na cidade e parabenizou o mestre Douglas Pastre Gonzales pela graduação de faixa preta de quarto grau em Krav Magá.

Natalino da Pousada (PDT) começou tratando a respeito da manutenção e restabelecimento da distribuição de água na região norte da cidade. Segundo o parlamentar, o Poço Lotes Urbanizados, responsável pelo abastecimento nos bairros, teve o funcionamento prejudicado em virtude de interrupções na ligação com outros poços e adutoras. No entanto, ele enfatizou que o DAE resolveria o problema até a noite desta segunda-feira (20). Na sequência, Natalino detalhou seu encontro com a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), Fabíola Yamamoto, no qual abordaram a importância da divisão clara das funções e responsabilidades divididas entre Estado e Município. O parlamentar também parabenizou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) pela realização das eleições do grupo e desejou sucesso à Chapa 1 – Renovação e Compromisso, que venceu o processo eleitoral. Além disso, após apresentar o histórico de luta do sindicato na cidade, o vereador defendeu a criação de um auxílio assistencial para a categoria, denominado “vale-feira”, como forma de reconhecimento ao ótimo trabalho prestado pelos servidores. Por fim, o parlamentar solicitou a demolição do portal de entrada da Quinta da Bela Olinda, assim como detalhou uma série de demandas viárias concentradas na região da Pousada da Esperança e da Vila São Paulo, encaminhadas à Emdurb nas últimas semanas.

Junior Rodrigues (PSD) iniciou sua fala parabenizando a entidade “Família TEA” pelo sucesso da 1ª Expo ‘Viva Inclusão’, destacando a importância do evento para a inclusão da pessoa com deficiência e para as famílias atípicas. Depois, anunciou uma sequência de Audiências e Reuniões Públicas para discutir a crise hídrica em Bauru. Além do tema, também divulgou encontros para debater a onda de furtos no município, a fim de entender, entre outros pontos, o efetivo e o funcionamento das rondas da Polícia Militar. Junior Rodrigues destacou também que a situação de drogadição é uma questão social e de saúde pública, e defendeu que o Poder Público precisa fornecer apoio e o tratamento devido. Por isso, a audiência convocada irá debater a capacidade das clínicas de recuperação para atender essas pessoas.

André Maldonado (PP) demonstrou preocupação com os registros de enchentes e de alagamentos no município, principalmente no período de chuvas intensas, e reforçou a urgência do desassoreamento do Rio Bauru para amenizar o problema, assim como o desentupimento de bueiros ao longo das principais vias, como a Avenida Nações Unidas. Na sequência, condenou a perseguição religiosa contra cristãos registrada na Nigéria, cometida por grupos extremistas. Buscando uma resposta do Governo Nacional, o parlamentar encaminhou uma Moção de Repúdio à Embaixada da Nigéria no Brasil, assim como uma Moção de Apelo ao Ministério de Relações Exteriores, cobrando esclarecimentos e pedindo o fim do desrespeito à liberdade de fé e à dignidade humana. Por fim, Maldonado também criticou a possível indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal após a saída do ministro Luís Roberto Barroso. Segundo o parlamentar, a nomeação trata-se de uma tentativa do Presidente Lula buscar apoio da bancada evangélica para as eleições de 2026.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego