Carregando agora
×

Vereadora Estela Almagro entrega Moção de Aplauso ao Grupo Família 21, que luta pela inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Na manhã desta quinta-feira (22/05), a vereadora Estela Almagro (PT) entregou a Moção de Aplauso nº 44/2025 ao Grupo “Família 21”. A homenagem reconhece o trabalho de conscientização e luta dele no combate ao preconceito contra pessoas com Síndrome de Down.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 31 de março e foi aprovada em plenário na sessão legislativa do dia 7 de abril.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Junior Lokadora (Podemos) e a entrega da homenagem coube à proponente da moção, que contou ter conhecido o grupo recentemente: “Foi um dos grandes momentos que tive este ano”, disse a parlamentar.

Estela ainda destacou que o Poder Legislativo precisa se comprometer com o tema e entender que as demandas do Família 21 exigem políticas públicas efetivas, previstas no orçamento do município: “Trazê-los aqui também é uma oportunidade de aprofundarmos isso”, acrescentou.

Representando o grupo, Drieli Valente agradeceu a homenagem concedida pela Câmara e aproveitou para destacar que a atuação do Família 21 é baseada no acolhimento, partilha e comunhão. Algo fundamental perante a realidade de seus membros, que lidam diariamente com sentimentos como medo, insegurança e frustração, pois carecem de apoio do Poder Público. Muitas famílias, inclusive, precisam encontrar formas de complementar a renda para conseguir proporcionar o tratamento adequado aos familiares com Síndrome de Down, que demandam acompanhamento médico e exames rotineiros.

“Precisamos falar com força e frequência sobre inclusão real e apoio às famílias”, concluiu Drieli, que esteve acompanhada do filho Aquiles e integrantes do Família 21 no Plenário “Benedito Moreira Pinto”.

Família 21

A Síndrome de Down afeta uma parte significativa da população mundial, estimativa que se espelha na taxa de incidência aproximada de uma a cada 700/1000 nascimentos. No Brasil, isso significa que, em média, nascem cerca de 3000 crianças com síndrome de Down por ano.

Descrita pela primeira vez em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down, ela foi corroborada em 1959 pelo geneticista francês Jerôme Lejeune, que descobriu a presença do cromossomo 21 extra no núcleo das células humanas, identificando a genética da enfermidade.

Na estrutura do DNA, os cromossomos desempenham papel fundamental no desenvolvimento e funcionamento do organismo, contendo centenas de genes que influenciam as funções biológicas dos seres humanos.

No entanto, o estigma com as pessoas com Síndrome de Down é uma realidade que muitas famílias enfrentam no dia a dia, um preconceito que se manifesta desde comportamentos sutis até os mais agressivos, prejudicando a inclusão social e o desenvolvimento dessas pessoas.

Com isso, a luta pela inclusão de pessoas com Síndrome de Down tem sido uma jornada contínua, movida pelo esforço de famílias, movimentos sociais, organizações e a própria sociedade em busca de mais direitos, acessibilidade e oportunidades para elas.

Em Bauru, a conscientização ganha as ruas com a caminhada organizada pela “Família 21 “, grupo criado em 2016 e que congrega cerca de 150 famílias que diariamente lutam pela inclusão de seus familiares no convívio social.

O evento objetiva conscientizar a sociedade de modo a promover a inclusão social e o combate ao preconceito contra as pessoas com síndrome de Down, promovendo um momento de celebração entre as famílias e os grupos de apoiadores.

O ano de 2025 marca a 5ª edição da caminhada, tornando-se tradição para a “Família 21 “, grupo de familiares de pessoas com síndrome de Down que diariamente lutam pela inclusão e pelo combate ao preconceito.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego