Carregando agora
×

Cantora Denise Amaral recebe Moção de Aplauso da vereadora Estela Almagro (PT)

Na manhã desta quinta-feira (27/11), a vereadora Estela Almagro (PT) entregou a Moção de Aplauso n.º 186/2025 à cantora bauruense Denise Amaral, pelo jubileu de 40 anos de carreira artística.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 25 de agosto e foi aprovada por unanimidade no plenário na sessão legislativa realizada em 1º de setembro.

O vereador Márcio Teixeira (PL) presidiu a cerimônia. Já a entrega da moção coube à proponente da homenagem, que ressaltou em seu discurso a representatividade de Denise para a cultura bauruense.

Acompanhada por amigos e familiares, Denise expressou sua gratidão pelo reconhecimento da cidade de Bauru e o público que a acompanha há 40 anos. “Eu estou feliz e honrada”, disse.

A cantora ainda enalteceu as parcerias artísticas que cultivou ao longo desse tempo. Cantores, músicos e artistas da cidade também se revezaram para compartilhar histórias e memórias construídas ao lado de Denise.

Biografia da homenageada

A origem histórica da música remonta os primórdios da humanidade, sendo considerada uma das formas de expressão mais antiga de comunicação e conexão emocional entre os seres humanos.

Sua atuação está interligada em diversos aspectos, sendo destaque a ação cognitiva responsável pelo estímulo cerebral, o emocional fundado na criativa expressão das emoções, o social com o desenvolvimento do trabalho coletivo dos grupos de cantos, bem como o cultural, responsável pela expansão dos horizontes e promoção da diversidade cultural.

Em sua essência, é capaz de atravessar barreiras culturais, emocionais e linguísticas, sendo o(a) intérprete figura responsável por dar vida e emoção àquilo que muitas vezes está apenas no papel. Transpondo a técnica, ele(a) se faz mediador(a) entre a criação artística e a experiência sensível dos ouvintes.

Nesse contexto, destaca-se Denise Amaral, cantora eclética, que une versatilidade, simpatia, talento e desenvoltura no palco, agregando a diversos tipos de shows, projetos e estilos musicais, tais como Bossa Nova, Salsa, MPB, Soul, Jazz e Samba.

Nascida na cidade de Bauru, Denise faz história na cultura musical desde a década de 80, tendo como referência para formação profissional expoentes da música, como Elis Regina, Tânia Maria, Leny Andrade, Dona Ivone Lara, Flora Purim, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Celia Cruz, Clara Nunes, Cartola, Gonzaguinha, Chico Buarque de Holanda, Dominguinhos, Djavan, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Em 2021, com o projeto do PROAC, que divulga composições inéditas de compositores do Centro-Oeste Paulista, Denise gravou o álbum “Sem Limites”, trabalho artístico que estruturou o show de mesmo nome, apresentado em diversas cidades do Estado.

É, também, participante ativa de bandas e grupos musicais, tais como: “Banda Tropical”, “Mayer Vinatage”, “Clube do Jazz” (com a participação do saxofonista Derico), “BossaJazzTrio”, “Balanço Latino”, “Divas do Samba”, “Choro Vivo”, Projeto “Minhas Queridas” e Projeto “Da Silva Samba Orchestra” de Jaú. Assim, Denise Amaral propaga o nome da nossa cidade em diversos rincões musicais, sendo a expressão da musicalidade.

Dentre os trabalhos recentes, pode-se destacar a participação, em 2022, no Projeto Musical Infantil “Alegria, Alegria”, contemplado pelo edital 428/2022 da 19ª Feira do Livro – Festa Literária, apresentando o show de mesmo nome no Teatro Municipal de Bauru, bem como a atuação nos trabalhos mais intimistas, com piano e voz e violão e voz em bares e teatros.

Projetos como “Choro Vivo”, com “Grupo Bom Tempo” (2017), show “Influências Denise Amaral”, “Canto do Botânico”, Festival de Natal em Araxá com Derico do Jô e Clube do Jazz, show Denise Amaral canta as “Divas do Samba” Sesc Birigui, Rio Vermelho, Silvinho Trio com Denise Amaral e Douglas Michelini, Projeto “Minhas Queridas” Sesc Bauru, show “Balanço Latino” Sesc São Carlos, “Orquestra da Silva Samba” em Sorocaba, “Banda Sinfônica do Projeto Guri”, “Paulo Maia Trio” e show on-line “A natureza em nós” são parte dos trabalhos realizados pela cantora eclética.

Premiada no festival de música de Jacarezinho (PR) – FEJACAN (2023) e na FESCANPE em Extrema (MG) com a música “Vou por onde me convém”, Denise Amaral propaga o seu encanto, expressando em sua voz a musicalidade que conecta os indivíduos.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego