Grupo Libras Universal recebe Moção de Aplauso do vereador Edson Miguel (Republicanos)
Na tarde desta quinta-feira (27/11), o vereador Edson Miguel (Republicanos) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 215/2025 ao Grupo Libras Universal Bauru, por atuar como agente de mudança e de inclusão em Bauru, levando fé e apoio a todos que precisam.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 29 de setembro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 6 de outubro.
O vereador José Roberto Segalla (União Brasil) presidiu a cerimônia. Já a entrega da honraria coube ao proponente da moção.
Edson Miguel lembrou que poucos locais, inclusive espaços religiosos, dispõem de intérpretes de Libras. Logo, o projeto da Igreja Universal homenageado pela Câmara ajuda a quebrar barreiras em prol da inclusão.
Já os membros do projeto que estiveram no Plenário “Benedito Moreira Pinto” agradeceram a homenagem e apresentaram o trabalho de acolhimento que realizam com surdos da comunidade.
“A gente vê Deus agindo na vida deles. É nítido e notório que Ele está usando cada voluntário do grupo para alcançar as almas que precisam”, expôs Priscila Aquino, fundadora do Grupo Libras Universal em Bauru e filha CODA (ouvinte com pai surdo).
Sobre o Grupo Libras Universal
Com a missão de promover a inclusão e levar a fé, o Grupo Libras Universal foi criado pela Igreja Universal do Reino de Deus em 2018, portanto, tem cerca de sete anos.
Ele foi criado com o objetivo de tornar a Palavra de Deus acessível às pessoas com perda auditiva através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo a inclusão e a oportunidade de salvação para essa comunidade. Em Bauru, o grupo foi oficialmente criado em dezembro de 2023.
Ele possui dois Intérpretes Oficiais e 30 alunos, todos movidos pelo amor ao próximo para aprender e se aperfeiçoar na Língua Brasileira de Sinais, a fim de alcançar quem precisa. Diversas atividades são realizadas.
A “Ponte Libras” é uma ação feita por voluntários que visam minimizar os índices de suicídio, sendo colocadas cartas com mensagens de fortalecimento nas pontes mais movimentadas da cidade.
O “Farol em Libras” é um trabalho realizado nos semáforos, a fim de divulgar a acessibilidade, a Língua de Sinais e conscientizar a população sobre a sua importância.
E o “Encontro de Desenvolvimento em Libras” promove reuniões com o objetivo de ensinar aos voluntários e novos voluntários a Libras do nível básico, intermediário e avançado.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


