Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 12 de maio
Nesta segunda-feira (12/05), a Câmara Municipal de Bauru realizou a 15ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 17 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos:
Estela Almagro (PT) voltou a criticar a aprovação do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 26/2025, que promoveu mudanças na Organização Administrativa da Prefeitura de Bauru. Segundo a parlamentar, o Poder Executivo cometeu incongruências com os munícipes por conta da falta de transparência em torno da pauta. Nesse sentido, Estela apontou ilegalidades e inconstitucionalidades na nomeação de Ana Paula Merli, via Diário Oficial do Município, como gerente do Hospital Municipal que nem existe ainda: “De efetivo, até aqui, nenhum passo”, reclamou. Em seguida, a vereadora opinou que o organograma da Saúde e a administração da pasta em si encontram-se em completo caos e alegou que a falta de clareza quanto à criação do cargo de gerência citado demonstra as irregularidades do setor e representa um crime contra a população, cometido por parte da prefeita Suéllen Rosim: “Uma aberração contra a saúde primária”, destacou.
Cabo Helinho (PL) elogiou o trabalho do DAE na correção de asfalto em uma rua da Vila Cardia. Ele acrescentou que espera a mesma atuação em outras regiões da cidade que passam por problemas semelhantes. O vereador também comentou sobre as bocas de lobo sem tampa, situação que ocorre em vários locais de Bauru e tem causado acidentes à população. Ele cobrou providências do Executivo e do DAE, para evitar problemas ainda maiores aos munícipes. Por último, exibiu um vídeo para registrar os 70 anos da participação da mulher no policiamento militar de São Paulo: “Muito obrigado a todas as policiais que atuam no país. É um verdadeiro empoderamento”, disse. O parlamentar ainda aproveitou para desejar os parabéns a todas as mães pelo Dia das Mães, comemorado no domingo, 11 de maio.
José Roberto Segalla (União Brasil) foi mais um vereador que tratou da falta de transparência na nomeação da gerência do Hospital Municipal. Além de apontar as incongruências já elencadas por Estela Almagro (PT), o parlamentar também criticou o excesso de cargos no organograma da Saúde, ressaltando que o Poder Público não está cumprindo seu papel devidamente. Na sequência, Segalla comemorou a reinauguração do Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves e relembrou que, na última legislatura, o ex-vereador Guilherme Berriel era um dos entusiastas da reabertura do local e demonstrava preocupação com a revitalização do espaço. Por fim, o vereador comentou sobre a campanha Maio Laranja, que alerta para a violência sexual contra crianças e adolescentes. Após exibir números relacionados à ocorrência de estupro de vulnerável em Bauru ao longo dos anos, o parlamentar pediu apoio à pauta ao restante do Poder Legislativo, principalmente aos integrantes da Comissão de Educação e Assistência Social, ressaltando a importância das instituições envolvidas na temática, como o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), os Conselhos Tutelares, a Fundação Toledo, a Casa do Garoto e o Instituto Florir.
Julio Cesar (PP) iniciou sua fala comentando sobre o progresso conquistado na reunião pública da última terça-feira, 6 de maio, sobre o atendimento destinado a crianças com deficiência no município. Ele destacou o compromisso de agendar uma reunião ainda maior para debate do tema, com participação de órgãos do Estado e da prefeita Suéllen Rosim. Segundo ele, o encontro já está marcado para o dia 17 de junho. Julio Cesar também compartilhou os avanços obtidos na causa animal, além de um encontro com a Secretária de Meio Ambiente, Cilene Chabuh Bordezan. De acordo com o parlamentar, ainda há muito a ser feito, mas é preciso reconhecer as conquistas na área: “Nós estamos caminhando e muito bem, sendo exemplo para várias outras cidades”. Por fim, também tratou sobre a reunião que teve com o representante do Deputado Federal, Delegado da Cunha, com quem discutiu sobre a Lei que estabelece punições em casos de maus tratos a animais.
Eduardo Borgo (Novo) teceu diversas críticas à prefeita Suéllen Rosim pela falta de transparência na questão do Hospital Municipal, já levantada por outros parlamentares. Ele fez comentários negativos sobre a nomeação de Ana Paula Merli, via Diário Oficial do Município, como gerente do hospital. Além disso, Borgo demonstrou indignação com os vereadores da base por discursarem em defesa da atual gestão municipal. Ele também criticou o presidente do DAE, Renato Purini, que, segundo o parlamentar, demonstra desconforto em participar de reuniões públicas na Câmara, mas insiste em compartilhar suas opiniões políticas por meio das redes sociais. Por fim, o vereador apoiou uma fala do Papa Leão XIV, que defendeu o trabalho dos jornalistas espalhados pelo mundo, enfatizando a importância da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa.
Mané Losila (MDB) comentou sobre a preocupação com os casos de dengue na cidade e a falta de ações para a prevenção da doença. Ele sugeriu a utilização de drones para fazer o mapeamento dos pontos de foco dos mosquitos, como já é feito nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia. Com a adesão ao programa, Losila destacou a oportunidade de chegar com os drones em locais onde agentes de saúde não conseguem, eliminando grande parte dos mosquitos na cidade. O parlamentar afirmou que levou a sugestão para o Secretário de Saúde, Márcio Cidade Gomes, e aguarda o prosseguimento. Depois, ele expôs a apreensão em relação ao repasse das emendas impositivas. Losila contou que foi procurado por algumas das entidades a serem contempladas com a verba das emendas, preocupadas com a burocracia para a destinação do dinheiro: “Secretário que tem o mínimo de competência vai chamar as entidades e resolver o problema. Ou vamos ter que resolver de outro jeito?!”, apelou aos secretários municipais. Por fim, cobrou o DAE para o início da perfuração dos poços prometidos, além da viabilização de todo o complexo de poços que levará água para a Zona Oeste da cidade.
Marcelo Afonso (PSD) ressaltou a importância da parceria e cooperação entre as Secretarias Municipais e os Representantes do Poder Legislativo, explicando que ambos devem atuar juntos em prol da população. Em seguida, o parlamentar parabenizou a Emdurb, na pessoa da presidente Gislaine Magrini, pelas ações relacionadas à área do serviço funerário e a instalação de sinalizações de trânsito na cidade. Além disso, Marcelo Afonso fez um agradecimento ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pelo debate realizado junto à CPFL Paulista e à Prefeitura de Bauru para determinar o cronograma de retirada de cabos soltos, clandestinos ou em situação de risco no município. Por fim, o vereador chamou atenção quanto à situação dos dependentes químicos e clamou por uma resposta da Secretaria Municipal de Assistência Social voltada à resolução desta pauta.
Márcio Teixeira (PL) elogiou o trabalho do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir Sergio Posca, e destacou a importância de valorizar as empresas do município. Com base nas falas do vereador Mané Losila (MDB) sobre as burocracias envolvendo as emendas impositivas e sobre a falta d’água em Bauru, também se mostrou preocupado com as questões. Ele mencionou o modelo da estação de tratamento de esgoto de Limeira como um exemplo a ser seguido, além de tecer críticas à forma que Bauru tem lidado com o problema: “Estamos há 30 anos patinando”, disse. Por fim, lamentou pela falta de segurança na cidade, lembrando que chegou a fazer um pedido de criação de uma Secretaria de Segurança Pública, mas sem aprovação. Márcio ainda divulgou a primeira Audiência Pública de seu mandato, que acontecerá no dia 21 de maio, para discutir a limpeza pública de Bauru.
Markinho Souza (MDB) parabenizou as mães bauruenses pelo Dia das Mães, que ocorreu neste último domingo, 11 de maio. Em seguida, citou uma visita institucional da Mesa Diretora ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e parabenizou a todos pelo debate e cooperação. Por fim, Markinho agradeceu aos profissionais responsáveis pela reforma no Centro Cultural “Carlos Fernandes Paiva” e enfatizou a importância do espaço na expressão da cultura e da arte para artistas locais e para a população em geral.
Miltinho Sardin (PSD) parabenizou a todas as mães pelo Dia das Mães, comemorado no último domingo, 11 de maio. Em nome da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, comentou sobre a visita à UPA Bela Vista, e afirmou que pretende fazer uma reunião com o Secretário de Saúde, Márcio Cidade Gomes, para verificar a possibilidade de criação de um local de acolhimento para as pessoas que aguardam atendimento. Miltinho também voltou a comentar sobre o Corujão, e anunciou que a Emdurb está finalizando os trabalhos para que o programa esteja operando no município em menos de um mês. Depois, tratou sobre a instalação de um semáforo na rua Alexandre Jorge Nasralla e sobre a intenção de colocar em prática o projeto das Ruas Acalmadas, que já apresentou na tribuna durante as semanas anteriores. Por fim, anunciou a implantação de fresa asfáltica na rua Manoel Macedo, mas declarou que ainda espera um asfaltamento completo no local.
Natalino da Pousada (PDT) comentou sobre os eventos em que esteve presente na última semana, ressaltando a realização de uma reunião setorial no Centro Comunitário do Jardim Godoy, que discutiu as revisões do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação de Solo do município de Bauru. Além desta, também compareceu a um encontro no Jardim Ivone para ouvir as demandas mais urgentes dos moradores. Em seguida, Natalino divulgou um evento organizado pelo Projeto Social Comunidade em Ação (BETEL) e que é voltado ao Dia das Mães, a ser realizado na Praça da Pousada II. Agendado para o próximo sábado (17/05), a programação da celebração promete proporcionar uma manhã especial às mães bauruenses, com direito a dia de beleza e brindes. Por fim, o parlamentar detalhou as principais necessidades dos bairros localizados na zona norte da cidade, dentre elas, a pavimentação asfáltica e a coleta de lixo.
Pastor Bira (Podemos) iniciou parabenizando a todas as mães pelo Dia das Mães, comemorado no último domingo, 11 de maio. Ele também comentou sobre o Maio Laranja, campanha de conscientização contra a exploração sexual infantojuvenil, e salientou o trabalho realizado pelo Conselho Tutelar. Bira destacou a necessidade de se olhar com mais atenção para a Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico (ABREC): “Todas associações e parceiros precisam ser valorizados e ter o olhar atento do Executivo para poder trazer efetividade nesses assuntos em que atuam”. Ele sugeriu aos pares que, de alguma forma, destinem recursos à ABREC para fortalecimento da entidade. O parlamentar ainda abordou os problemas na área da saúde. Ele pontuou as grandes filas por atendimento nas UPAs e defendeu a contratação de médicos e agentes endêmicos, o que seria importante para o combate à dengue.
Junior Rodrigues (PSD) comentou sobre a campanha Maio Laranja, que alerta para a violência sexual contra crianças e adolescentes. Após exibir notícias relacionadas a crimes sexuais recentemente registrados no centro-oeste paulista, o vereador pediu apoio à pauta ao restante do Poder Legislativo e demonstrou preocupação com as famílias bauruenses, com foco na segurança digital e na proteção on-line infantil. Nesse sentido, Junior Rodrigues reforçou o papel das instituições escolares na educação das crianças e adolescentes, aliando-se às famílias e aos responsáveis. Na sequência, o parlamentar convidou a população para a capacitação “Quebrando o Silêncio: Como Identificar e Agir Diante de uma Revelação Espontânea”, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que visa ensinar como se comportar diante de casos em contextos de violência ou abuso. Por fim, ele parabenizou o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto pela abertura de novas vagas e comparou o panorama à situação crítica que Bauru se encontra. Nesse sentido, discorreu sobre o caso de Maria Eduarda Diello Lima, menina de 10 anos que morreu no último dia 28 de abril, cinco dias após dar entrada no Hospital Estadual de Bauru com um quadro de apendicite. Ademais, clamou pela contratação de mais Agentes de Combate às Endemias, também conhecidos como Agentes de Zoonoses, nas UPAs do município.
Sandro Bussola (MDB) respondeu ironicamente às críticas do vereador Eduardo Borgo (Novo) direcionadas à Secretária de Assistência Social, Lúcia Rosim, e ao presidente do DAE, Renato Purini: “O senhor não vai ser convidado para o casamento, vereador!”. O parlamentar admitiu um equívoco na identificação da coordenadoria do Hospital Municipal na nomeação publicada no Diário Oficial, e afirmou que a decisão será revogada. Como representante da base governista, ele acrescentou que é normal encontrar erros no novo organograma da Prefeitura, mas que sempre estarão dispostos a corrigir o que for necessário. Bussola também comentou sobre a realização da 7ª edição do Projeto Cidade Solidária, que oferece serviços de lazer, capacitação e assistência social a munícipes. Ele finalizou tratando sobre os resultados do Executivo nas últimas semanas: mencionou a inauguração do Teatro Municipal após período de reformulação; a extensão de acesso às Unidades Básicas de Saúde até as 22h nos bairros Vila São Paulo e Pousada da Esperança; a criação do programa ‘Gera Bauru’, concentrado na geração de empregos no município, e o novo asfaltamento no Jardim Godoy.
André Maldonado (PP), primeiramente, refletiu sobre o caso de Maria Eduarda Diello Lima, menina de 10 anos que morreu no último dia 28 de abril, cinco dias após dar entrada no Hospital Estadual de Bauru com um quadro de apendicite. Demonstrando indignação, o vereador enfatizou sua cobrança para que o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) investigue o ocorrido: “A saúde de Bauru não aguenta mais”, desabafou. Nesse sentido, apontou que a Câmara deveria emitir uma nota de repúdio contra a Diretora da DRS-6, Fabíola Leão Soares Yamamoto, contra o Governo do Estado de São Paulo e contra o Hospital Estadual e a Famesp. Após criticar a falta de profissionais da saúde e condenar a demora na fila de espera por exames e consultas nas UPAs, André Maldonado solicitou auxílio urgente ao Secretário Municipal da Saúde, Marcio Cidade Gomes, para solucionar o problema.
Arnaldinho Ribeiro (Avante) fez um apelo para que se tenha um olhar diferenciado para o plano de saúde que atende os servidores públicos da Prefeitura. De acordo com o parlamentar, se gasta muito com o plano atual para não obter o retorno necessário. Ele clamou ao Executivo para que cobre por melhorias no atendimento do convênio: “É um prejuízo que fica na qualidade de vida do servidor e também impacta na qualidade dos serviços prestados por eles”, afirmou. Em seguida, Arnaldinho também tratou sobre o Maio Laranja, campanha de conscientização contra a violência sexual infantil, e divulgou a Caminhada do Maio Laranja, organizada pelo Instituto Florir e pelo Lions Clube Qualidade de Vida, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bauru (CMDCA). A caminhada acontece no domingo, 18 de maio, a partir das 8h, na Avenida Getúlio Vargas.
Junior Lokadora (Podemos), primeiramente, discursou a respeito do Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, e parabenizou todos os profissionais da área: “Dedicam-se todos os dias para ajudar a população. Sou técnico de enfermagem com muito orgulho”, disse. Em seguida, analisou o processo de entrega de documentos médicos entre os laboratórios clínicos e as UPAs e opinou que Bauru deveria se espelhar na metodologia utilizada na cidade de Agudos. Após citar relatos de dificuldades enfrentadas por pacientes na UPA Bela Vista, Lokadora criticou a demora para a entrega dos resultados de exames e cobrou mudanças de procedimento por parte do Secretário Municipal da Saúde, Marcio Cidade Gomes: “Isso tem que acabar. É desumano”, declarou. Por fim, o vereador refletiu sobre o caso de Maria Eduarda Diello Lima, menina de 10 anos que faleceu no último dia 28 de abril, cinco dias após dar entrada no Hospital Estadual de Bauru com um quadro de apendicite. Diante do ocorrido, Junior Lokadora condenou a falta de gestão municipal e apontou diversas ilegalidades e inconstitucionalidades cometidas pela pasta da saúde, citando, como exemplo, a nomeação de Ana Paula Merli como gerente do Hospital Municipal que ainda não existe.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


