Carregando agora
×

Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 24 de novembro

Na última segunda-feira (24/11), a Câmara Municipal de Bauru realizou a 43ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 16 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos:

Júnior Rodrigues (PSD) informou que a Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência da Casa de Leis, presidida por ele, vai realizar uma série de audiências públicas para discutir as propostas e soluções para os problemas que Bauru enfrenta no abastecimento de água. Júnior destacou que conta com o apoio de técnicos, entidades e autoridades no tema para reunir informações e sugestões que serão encaminhadas, posteriormente, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. “O que não queremos é chegar no ano que vem e a população voltar a passar o mesmo sufoco”, declarou. O vereador também pediu que a Prefeitura busque soluções para a atual situação do Ginásio Panela de Pressão, que está sob a gestão da SAF Noroeste e é alugado pelo Bauru Basket. Segundo o parlamentar, o acordo da Administração Municipal com o Noroeste sofre o risco de não ser renovado e o time de basquete pode perder o espaço onde manda seus jogos, o que foi classificado pelo parlamentar como inaceitável: “Seria uma humilhação para a nossa cidade. Nós precisamos ajudar o Bauru Basket”, disse.

Sandro Bussola (MDB) usou a tribuna para defender que o Poder Executivo precisa apoiar o Bauru Basket e o Esporte Clube Noroeste. O vereador também relatou que foi procurado por pais de crianças que frequentam as atividades de equoterapia na Sorri. Eles informaram que os pacientes não vão ser mais atendidos pela entidade por problemas no repasse de verbas. Por isso, Sandro pediu que a Prefeitura apure a situação, a qual classificou como “um retrocesso”. O parlamentar também falou sobre o projeto de lei de sua autoria que promove mudanças na legislação que regulamenta a atividade de ferros-velhos na cidade e fez uma crítica contundente ao Grupo de Orientação de Trânsito (GOT) da Emdurb, usando um exemplo pessoal para afirmar que o GOT exagera na aplicação de multas, enquanto poderia atuar de modo orientativo, e não apenas punitivo: “Vai com calma, GOT!”, clamou o vereador.

André Maldonado (PP) condenou a falta de mobilização do Poder Público para discutir ações para enfrentar os constantes alagamentos na cidade e pediu que a Prefeitura dê prioridade ao tema. “Em Bauru, quando não chove, falta água. E, quando chove, alaga”, lamentou antes de citar que os empréstimos solicitados pela Administração Municipal para solucionar o problema até agora foram inefetivos. Maldonado também elencou problemas que Bauru enfrenta com bueiros entupidos e a falta de iluminação em praças públicas. Na sequência, pontuou que recebeu uma denúncia: o lodo de esgoto produzido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) está sendo despejado no Rio Batalha sem ser tratado, o que favorece a eutrofização dos cursos d’água e a contaminação química de rios e seus afluentes. O vereador informou que vai apurar a veracidade da informação e, se necessário, solicitará a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o caso.

Natalino da Pousada (PDT) usou a tribuna para discorrer sobre a função dos vereadores, defendendo que eles precisam assumir responsabilidades e ouvir as demandas da comunidade. Na mesma linha, criticou o Poder Executivo pela pouca abertura para o diálogo. O vereador ainda cobrou da Administração Municipal maior mobilização para enfrentar as enchentes que já começam a acontecer em decorrência das fortes chuvas. O parlamentar também denunciou a situação enfrentada por moradores do bairro Colina Verde, que precisam se deslocar até a Unidade de Saúde da Vila São Paulo para buscar insumos básicos. Para Natalino, uma área ociosa que fica às margens da rodovia que corta a região poderia ser usada para a construção de um posto de saúde para atendê-los. O vereador encerrou o uso da tribuna pedindo mais atenção da Prefeitura para o Distrito de Tibiriçá.

Arnaldinho Ribeiro (Avante) convidou a população para acompanhar, no próximo dia 5 de dezembro, a chegada do Papai Noel na ação realizada pela Prefeitura e o Sincomércio com o apoio de outras instituições. O vereador também fez um apelo para que a empresa encarregada pelas obras no Calçadão da Batista de Carvalho agilize o trabalho, visando a liberação completa do espaço para as festas de final de ano, que vêm acompanhadas do aumento da movimentação nas lojas. Arnaldinho comunicou, em seguida, que o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) vai realizar mais uma edição do jantar “Celebrando a Indústria” no dia 28 de novembro, às 20h, no Alameda Hall. A expectativa é reunir empresários, colaboradores, familiares, autoridades e representantes da imprensa de diversos municípios da região, trazendo retornos positivos para Bauru. O parlamentar concluiu sua fala pedindo mais atenção ao prédio histórico do antigo Automóvel Clube de Bauru e solicitando que o Executivo agilize o envio do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo para o Poder Legislativo, já que faltam apenas três sessões até o recesso parlamentar. “Precisamos ler os projetos e fazer nossos apontamentos”, disse.

Márcio Teixeira (PL) foi mais um vereador que pediu apoio ao Bauru Basket. Depois, ele criticou a forma como o Poder Executivo está gerindo a Emdurb e demonstrou preocupação com a situação de abandono nos arredores da Praça Rui Barbosa, o que tem tornado a região perigosa. Nesse sentido, Márcio defendeu o fortalecimento do centro da cidade e pediu que a Prefeitura e o Estado mostrem esforços na área de segurança pública. Por fim, o parlamentar sugeriu a desapropriação de dois prédios na região para abrigar a Secretaria de Segurança Pública (ideia endossada por ele) ou a Guarda Municipal.

Junior Lokadora (Podemos) teceu comentários sobre eventos do qual participou recentemente e enalteceu o futebol amador da cidade, felicitando o Barcelona F.C. pela conquista do título da 19ª Copa Golden Master de Futebol. O vereador também fez críticas à realização do Bauru Rodeo Music no município de Piratininga e afirmou que faltam informações sobre o futuro da Grand Expo Bauru. Lokadora ressaltou que eventos desse tipo são importantes para os munícipes e os vendedores ambulantes. “Cadê a Prefeitura? A sensação é de que nossa cidade está largada”, pontuou. O parlamentar também cobrou informações mais claras sobre a locação do Almoxarifado da Prefeitura: “Brincam com o dinheiro da nossa cidade e quem perde é a população”, finalizou.

Estela Almagro (PT) partiu da fala do vereador Lokadora sobre a situação da Grand Expo Bauru para criticar a precarização da Secretaria Municipal de Cultura após a criação da Secretaria de Eventos no novo organograma da Prefeitura. “É uma estrutura milionária que ainda não disse o que fará”, afirmou a vereadora, que também citou o fato de o Recinto Mello Moraes ter sido usado para um evento do agronegócio, enquanto eventos tradicionais para o bauruense precisam ir para outras cidades. Na parte final de sua fala, Estela voltou a mencionar o “caso hacker” e teceu indagações sobre a relação do cunhado da prefeita Suéllen Rosim (PSD), Valmir Vittorelli Braga, que este envolvido no episódio, com o deputado Estadual Paulo Corrêa Jr. Assim como o fato de o renomado advogado Leandro Baeta Ponzo ter sido contratado por Valmir: “A história vai julgar vocês. Não há coincidências na política”, declarou Estela.

Cabo Helinho (PL) comentou sobre a Audiência Pública que a Câmara realizou nesta semana para discutir o Projeto de Lei que tramita na casa e regulamenta o funcionamento de adegas, disk-cerveja e estabelecimentos similares no município de Bauru (processo n.º 304/2025). Na sequência, Helinho informou que foi informado pela Sorri de que o serviço de equoterapia da instituição vai ser ampliado, o que contrasta com a informação trazida para a tribuna pelo vereador Sandro Bussola. Logo, pediu que a situação fosse apurada. O vereador comentou sobre a ausência de eventos de grande porte em Bauru, como a Grand Expo e o Bauru Rodeo Music: “É uma perda de recursos, de empregos e de renda”, criticou. O parlamentar também parabenizou os atletas e a equipe envolvida na organização da 19ª Copa Golden Master Futebol e da 15ª Copa Semel. Porém, mencionou que recebeu inúmeras reclamações sobre a soltura de fogos de artifício nos jogos do futebol amador e lembrou que eles são proibidos pela Lei Municipal n.º 6.658/2015.


José Roberto Segalla (União Brasil)
criticou a falta de fiscalização em torno do cumprimento de leis municipais. Ele mencionou, especialmente, o caso da Lei Municipal n.º 7.816/2024, que disciplina o ruído excessivo de motocicletas, mas não está sendo colocada em prática. O vereador também falou sobre segurança pública. Segalla destacou o crescimento no número de furtos registrados em Bauru e expressou preocupação perante a falta de planejamento estratégico na atuação da Polícia Militar (PM). Segundo o parlamentar, a PM não tem conseguido interceptar os criminosos. Por fim, Segalla sugeriu que Bauru adote uma lei que obrigue a instalação de todo cabeamento da cidade (alvo frequente de furtos) no subsolo. E ainda pediu socorro ao ex-prefeito Tuga Angerami, clamando para que volte e coloque em ordem a situação de Bauru, que está se endividando cada vez mais.


Julio Cesar (PP)
condenou a falta de aventais descartáveis em unidades de saúde e alertou para o risco de contaminação cruzada nesses ambientes, cobrando esclarecimentos por parte do Poder Público e da Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida, Julio agradeceu o atendimento realizado pela Emdurb na Avenida Doutor Marcos de Paula Raphael, no Núcleo Habitacional Mary Dota, com melhorias em um ponto de ônibus. O parlamentar também cobrou a aplicação da Lei Municipal n.º 6.658/2015, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Bauru. O alerta se concentrou, particularmente, sobre os danos que a situação causa aos animais e Pessoas com Deficiência (PCDs) por conta do barulho alto e claridade intensa.

Eduardo Borgo (Novo) utilizou o tempo de fala para questionar a construção do Hospital Municipal. Ele se dirigiu à prefeita Suéllen Rosim ao afirmar que a falta de concretização de projetos essenciais causa a morte de pessoas. Borgo também declarou que irá convocar constantemente o secretário municipal de Saúde, Márcio Cidade Gomes, para que a população acompanhe a situação do hospital. Borgo ainda exibiu vídeos para apontar a falta de informações concretas sobre os custos do projeto, além de ironizar a contratação de uma gerente para o hospital sem nem mesmo o prédio existir: “A única realidade é a morte de pessoas por falta de leitos”, esbravejou.


Mané Losila (MDB)
solicitou reforço na ronda policial realizada na região oeste da cidade, com enfoque nos bairros Vila Falcão e Bela Vista. O parlamentar alertou sobre o aumento no número de roubos e furtos de fios nestes locais e pediu apoio da Polícia Militar para averiguar as ocorrências e trazer mais segurança à população. Na sequência, Mané destacou as cobranças que tem encaminhado ao Governo e ao Departamento de Água e Esgoto (DAE) para possibilitar melhorias ao sistema de abastecimento de água do município: “Temos cobrado semanalmente”, pontuou. O vereador também criticou o atraso na entrega das atualizações referentes ao Plano Diretor e à Lei de Uso e Ocupação de Solo e ressaltou que os projetos ainda não foram encaminhados para a Câmara Municipal. Diante disso, Losila disse que o Poder Legislativo aguarda a movimentação da Prefeitura para, assim, dar andamento à análise de mérito das propostas em breve: “Precisamos de tempo hábil para isso”, disse.

Marcelo Afonso (PSD) agradeceu à secretária municipal de Agricultura, Simone Pongitore, pela reconstrução da ponte da Água do Paiol e exibiu um vídeo que mostrou a ponte sendo usada por produtores rurais e pessoas que passavam o final de semana na região. Em seguida, Marcelo Afonso abordou problemas de segurança pública, citando dados da imprensa local que mostram: Bauru tem um aumento de casos de furtos. O vereador ainda ressaltou que a Câmara aprovou a lei de sua autoria que prevê o monitoramento nas escolas e Unidades de Saúde do município e cobrou o cumprimento da lei, defendendo a necessidade de a Prefeitura contratar vigilantes e iniciar a formação da Guarda Municipal, que, segundo o parlamentar, já é lei desde 1985. Marcelo finalizou dizendo que é preciso que o município divida a responsabilidade da segurança pública com a Polícia Militar.

Miltinho Sardin (PSD) comemorou a instalação de postes de iluminação e a finalização de obras de asfaltamento e de calçamento na zona sul da cidade, com enfoque no Jardim Estoril V, através da CPFL e da Secretaria de Obras, via pedido de seu gabinete. Contente com a movimentação, o parlamentar agradeceu os agentes envolvidos pela agilidade e comprometimento com a população: “Iluminação é segurança para todos”, reiterou. Por fim, Miltinho Sardin elogiou a atuação de moradores do Núcleo Habitacional Mary Dota pelos cuidados e benfeitorias direcionados a um canteiro localizado na Rua Cabo Torelli Agnelli. Após solicitação dos munícipes, o parlamentar prometeu o plantio de grama no local, através da Secretaria de Meio Ambiente, e enfatizou o apoio do Poder Público à região.


Pastor Bira (Podemos)
informou que solicitou a limpeza da Praça Francisca Isméria no Otávio Rasi, mas lamentou que, após a execução do serviço, pessoas tenham jogado lixo e entulhos no local novamente. Logo, o vereador pediu que os moradores denunciem os responsáveis. Em seguida, Bira destacou a importância de debater a segurança pública, citando o aumento de homicídios e de casos de furtos registrados em Bauru. O parlamentar criticou o Executivo por alegar não ter recursos para criar a Guarda Civil Municipal ou a Secretaria de Segurança Pública. Como proposta concreta, ele e o vereador Cabo Helinho (PL) propuseram a criação da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, que, segundo Pastor Bira, irá detalhar os assuntos e reduzir a distância entre o Executivo, o Legislativo e as políticas públicas.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego