Carregando agora
×

Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 31 de março

Nesta segunda-feira (31/03), ocorreu na Câmara Municipal de Bauru a 9ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 17 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos deles:

Mané Losila (MDB) demonstrou preocupação com a segurança pública, em especial na região da Vila Falcão, do Bela Vista e bairros próximos. O parlamentar acredita que a questão está associada à falta de encaminhamento médico e psicológico de pessoas em situação de rua e com dependência química. Nesse sentido, reforçou a importância da implementação da Guarda Municipal em Bauru, em uma tentativa de diminuir ocorrências de furtos, roubos e tráfico de drogas, além de sanar denúncias de crimes mais rapidamente. Na sequência, comentou sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que são fruto de investimentos do Governo Estadual e estão próximos de serem inaugurados, destacando que tais ambientes precisam ser voltados para a transformação e superação dos vícios e do desamparo das pessoas que lá se encontram, visando recuperá-las e reinseri-las na sociedade: “Nós temos uma verdadeira cracolândia naquela localidade”, lamentou. Além disso, afirmou que a abordagem da Polícia Militar deve ter, como prioridade na região, coibir tais crimes e, em última solicitação, também pediu a interligação entre a Avenida Nuno de Assis e a Avenida Comendador Daniel Pacífico.

Marcelo Afonso (PSD) utilizou o tempo de fala para denunciar as irregularidades que encontrou em fios de telefonia e postes de iluminação pública do município. Ele criticou a efetividade do trabalho realizado pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e cobrou a empresa para que realize fiscalizações regulares aos postes da cidade, a fim de trazer mais segurança à população bauruense.

Márcio Teixeira (PL) trouxe comentários sobre a condução da sessão parlamentar de 24 de março, marcada pela aprovação do empréstimo do DAE para a construção do “Campo de Poços Val de Palmas”. O parlamentar reclamou da extensão do encontro, declarando ainda que faltam coragem ao Poder Legislativo para resolver questões prioritárias do município e prevalência de um diálogo amistoso com o objetivo de melhorar o bem-estar da população. Apesar das críticas, ele demonstrou apoio à urgência na construção de novos poços, ressaltando que deve haver planejamento na realização de obras dessa magnitude. O vereador também afirmou acreditar que a solução para os problemas hídricos de Bauru está atrelada ao Aquífero Guarani e seus afluentes, citando que a cidade demanda de um novo Plano de Drenagem e de um Plano Diretor de Águas mais assertivo. Por fim, solicitou a ampliação no número de ecopontos e denunciou o descarte irregular de entulho em locais inapropriados, como o Jardim Nova Esperança e o Núcleo Habitacional Fortunato Rocha Lima.

Markinho Souza (MDB) convidou toda a população para a Caminhada para Conscientização do Autismo, organizada em uma parceria entre a APAE e o Lions Club, e que irá acontecer no domingo, dia 6 de abril, às 9h. Em seguida, ele comentou sobre as iniciativas dos parlamentares para levar água à toda população que ainda sofre com o impacto da crise hídrica, como a aprovação do empréstimo para perfuração de dois novos poços no Val de Palmas: “Seguiremos trabalhando para que a população dessa região seja tratada de forma igualitária”, afirmou.

Miltinho Sardin (PSD) falou sobre uma reunião com a presidente da Emdurb, Gislaine Magrini, com o intuito de solicitar o retorno das linhas de ônibus do transporte coletivo durante a madrugada, popularmente apelidada de “corujão”. O parlamentar complementou que se encontrou com funcionários de empresas bauruenses para dimensionar a necessidade da da proposta, prometendo que, em breve, a frota de ônibus em horários alternativos será retomada na cidade. Na sequência, tratou a respeito da atuação da CPFL no último mês, com destaque às ações voltadas à prevenção de quedas de energia. Por fim, Miltinho Sardin parabenizou a 3ª Igreja Presbiteriana Independente de Bauru, localizada no Parque Vista Alegre e liderada pelo Pastor Kleuber Leal, que completou 51 anos. Ele também saudou as oito escolas reconhecidas com o “Prêmio Excelência Educacional” do Governo Estadual, assim como os respectivos diretores e funcionários das instituições. A honraria reconhece as escolas municipais de ensino fundamental que se destacaram na evolução de notas a partir de metas estabelecidas na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). São elas: EMEF Claudete da Silva Vecchi, EMEF Dirce Boemer Guedes de Azevedo, EMEF Etelvino Rodrigues Madureira, EMEF Lourdes de Oliveira Colnaghi, EMEF Lydia Alexandrina Nava Cury (NER), EMEF Santa Maria, EMEF Thereza Tarzia e EMEF Waldomiro Fantini.

Natalino da Pousada (PDT) prestou condolências à família do servidor público Luís Carlos de Oliveira, vítima de um acidente de trânsito. Ele criticou a fragilidade da legislação, que não pune de forma devida o infrator nesses casos. Logo depois, tratou sobre a proposta de reajuste salarial dos servidores municipais e lamentou pelo valor ser abaixo do esperado. Natalino também exibiu um vídeo em que expôs as condições de um local de descarte de lixo no Pousada da Esperança I, com diversas pilhas de entulhos descartados irregularmente. Ele alertou para que se tenha mais cuidado com o assunto, principalmente para não agravar ainda mais a situação da dengue em Bauru. Nesse sentido, solicitou mutirões de limpeza à Prefeitura por toda cidade e destacou a importância da participação da população em ações preventivas. Por fim, fez um requerimento à Emdurb para implantação de semáforos em uma passarela no Jardim Ivone.

Pastor Bira (Podemos) tratou de um projeto de lei de sua autoria, que pretende instituir o Programa Municipal de Apoio para Mães de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, enfatizando a importância de suporte à figura materna e a participação do Estado nesse quesito. “Cuidar de quem cuida”, definiu, reiterando que, para elaboração do programa, houve o apoio de organizações competentes e que, inclusive, irá visitar o Centro de Atendimento ao Autismo e Desenvolvimento Infantil em Piratininga para aprofundar a discussão. Em seguida, detalhou a reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CONDEMA), que discutiu a plataforma pública “PAPPA Águas”, projeto destinado a publicar mensalmente os resultados das análises da qualidade da água superficial em 12 córregos que deságuam ao longo do Rio Bauru. Demonstrando preocupação com a pureza da água, defendeu que ideias assim precisam de maiores investimentos. Por fim, o parlamentar focou em problemas enfrentados pelos moradores do Núcleo Octávio Rasi. Segundo ele, a população está sofrendo com interrupções no fornecimento de luz e, por isso, agendou uma reunião para tratar sobre a questão. Além desta pauta, o funcionamento do Centro Comunitário também será alvo de questionamentos.

Junior Rodrigues (PSD) começou alertando para o último dia de inscrições para o programa do Novo PAC, junto ao Governo Federal. Depois, demonstrou preocupação com a situação da área da saúde no município, e voltou a comentar sobre as grandes filas de atendimento para diversos tipos de consultas. O vereador fez duras cobranças à Comissão de Saúde, ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru e ao Estado para que atuem em conjunto para trazer investimentos e melhorias para o setor, além de afirmar a necessidade de realizar uma fiscalização rígida à Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) para que se possa avaliar a eficácia do serviço prestado pela organização. Encerrando sua fala, comentou sobre a falta de agentes de endemias na cidade e cobrou a contratação desses profissionais para que se atinja o número ideal de 300 agentes.

Sandro Bussola (MDB) discorreu sobre o atual cenário da saúde no município. A respeito da fila para realização de exames e cirurgias, ele condenou a demora para convocação dos pacientes e a falta de organização no encaminhamento das vagas, principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ciente das dificuldades enfrentadas pela população, principalmente com o aumento de casos de dengue, o vereador suplicou para que o sistema público de saúde amplie a parceria com a assistência social. Na sequência, trouxe detalhes de um Projeto de Lei que visa tornar permanente o laudo de crianças com algum tipo de deficiência, buscando, assim, evitar transtornos por conta da burocracia das renovações e facilitar o agendamento de consultas. Ele também ressaltou que o atendimento nos hospitais públicos peca pela má qualidade, acreditando que o serviço deveria ser, na verdade, humanizado. Por fim, Sandro Bussola clamou para que os sistemas de informatização das unidades médicas sejam atualizados, tendo em vista que as ferramentas e sistemas digitais são essenciais para a agilidade e organização dos atendimentos in loco.

André Maldonado (PP) comentou sobre a visita do Secretário de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena, para discutir melhorias no turismo bauruense, que tem grande importância para a cidade. De acordo com ele, Bauru está prestes a se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT), o que traria mais investimentos para o setor. Depois, elogiou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) pelo trabalho realizado no início da troca de gramado do Estádio do Jardim Redentor, alertando ainda sobre as condições do Sambódromo Municipal. O parlamentar afirmou que o local se tornou um ponto de dependentes químicos, recomendando ao Executivo que ceda aquela área à iniciativa privada para construção de moradias para que, posteriormente, com o dinheiro arrecadado pela venda, seja possível construir um novo sambódromo. Por fim, André Maldonado compartilhou a entrada de dois projetos de lei de sua autoria na Câmara: um que permite o agendamento de consultas para idosos em Postos de Saúde através de ligações e outro que proíbe o consumo de músicas com incitação a drogas nas escolas municipais.

Arnaldinho Ribeiro (Avante) usou a tribuna para antecipar assuntos relacionados às Eleições de 2026. Ele esclareceu que, na sua visão, a população bauruense deveria priorizar o apoio político a candidatos vinculados ao município e à região do Centro-Oeste Paulista no próximo ano, com o objetivo de facilitar a representação pública da cidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal: “A responsabilidade é nossa também”, finalizou, enfatizando que essa autoridade auxiliaria o município em diversas áreas, como saúde e desenvolvimento econômico.

Junior Lokadora (Podemos) questionou a falta de um aplicativo que indicasse o tempo de espera para cada tipo de atendimento em cada uma das Unidades de Saúde do município, ideia que foi sugerida pelo vereador há dois anos. Ele também fez cobranças em relação à regularização dos lotes na Comunidade do Piquete I, processo que foi iniciado em 2022, mas não teve prosseguimento. Sobre a situação da saúde em Bauru, Lokadora voltou a tecer críticas à Prefeitura pelo número baixo de agentes de endemia contratados, e recomendou a contratação de novos profissionais: “se Bauru poderia ter 300 agentes de endemia, por que tem 177?”, questionou. Ao finalizar, também criticou a falta de ação do município contra a dengue, afirmando ver que a saúde não é prioridade do atual governo.

Estela Almagro (PT) criticou a sugestão do vereador André Maldonado (PP) de ceder a área do Sambódromo à iniciativa privada e responsabilizou a prefeita Suéllen Rosim (PSD) pelo descaso e falta de segurança no espaço, alegando que a falta de investimentos na revitalização do local é proposital. Também foi contrária aos comentários realizados pelo vereador Junior Rodrigues (PSD) sobre a saúde em Bauru, argumentando que ele direciona a responsabilidade pelos problemas na área ao Governo Estadual, o que, na sua visão, não reflete a ausência de ações eficientes por parte da Chefe do Poder Executivo: “Vamos cobrar do município que faça política uma corajosa de saúde e não acovardada e destruidora”, destacou. Além destas críticas, Estela também condenou o desempenho dos parlamentares da base, com ênfase nos integrantes da Mesa Diretora, sugerindo que a atuação do presidente Markinho Souza (MDB), do vice-presidente Cabo Helinho (PL), do 1º secretário André Maldonado (PP) e do 2º Dário Dudário (PSD) é de submissão com a atual gestão: “Querem fechar o Poder Legislativo e entregar ao Poder Executivo. Não seremos o ‘puxadinho’ da Prefeitura”, finalizou.

Cabo Helinho (PL) iniciou sua fala abordando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, e elogiou o trabalho feito por entidades bauruenses que promovem o debate, a inclusão e o cuidado de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Ele também alertou para os casos de dengue no município e a necessidade de criar ações de combate à doença, tanto através de políticas públicas quanto de iniciativas individuais: “se cada um fizer sua parte, todos sofrerão menos”, reforçou. Sobre o empréstimo para construção de dois novos poços no Val de Palmas, Helinho se mostrou favorável, mas salientou a importância de fiscalizar e acompanhar o prosseguimento do projeto. O parlamentar ainda denunciou a situação precária de saneamento básico na Rua México, no Jardim Terra Branca, onde os moradores têm relatado o recebimento de água suja. Por fim, agradeceu ao Deputado Federal Capitão Augusto e à Deputada Estadual Dani Alonso pela destinação de emendas parlamentares, que foram encaminhadas a diversas organizações sociais através dele e do colega de bancada, Márcio Teixeira (PL).

José Roberto Segalla (União Brasil), respondendo à reclamação do vereador Junior Rodrigues (PSD) a respeito da falta de agentes de endemias na cidade, esclareceu que o Chefe da Seção de Ações do Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Saúde comentou, em um programa de rádio, que falta verba para tal finalidade. Nesse sentido, o parlamentar questionou o destino dos aproximadamente R$ 2 milhões encaminhados para Bauru através do Programa IGM SUS Paulista, que é um incentivo estadual voltado a aumentar os investimentos na área da saúde dos municípios. Além disso, Segalla demonstrou preocupação com o aumento no número de casos de dengue na cidade e pediu maior atenção às estatísticas. Por fim, em relação aos recentes questionamentos enviados ao Poder Executivo, o parlamentar informou que as dúvidas encaminhadas ao setor responsável foram ignoradas, expondo as dificuldades impostas pela Prefeitura em dialogar com a atual legislatura.

Julio Cesar (PP) voltou a cobrar pela tramitação de um projeto de lei que cria a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência para buscar a melhora na qualidade de vida dessas pessoas. Ele solicitou o apoio do líder da base governista, vereador Sandro Bussola (MDB), à proposta. Em seguida, compartilhou informações sobre as reuniões de moradores que têm ocorrido no Val de Palmas para discutir melhorias nos setores da segurança, infraestrutura e saneamento básico do bairro. Por último, expôs casos recentes de maus tratos a cavalos e exigiu uma atuação mais eficaz do diretor do Departamento de Proteção Animal do município, Roldão Antonio Puci Neto.

Eduardo Borgo (Novo) comentou sobre a Comissão Processante (CP) que foi instaurada para analisar uma possível quebra de decoro parlamentar de sua parte. Durante sua fala, o vereador se defendeu novamente diante das acusações e argumentou que, se aprovada, a punição violaria os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, já que seria demasiadamente grave diante do que ocorreu de fato: “é assustador e nojento. O Poder Legislativo acabou!”, afirmou. Sob este viés, Borgo condenou a conduta da prefeita Suéllen Rosim (PSD), em razão das movimentações nos bastidores para viabilizar a sua cassação, e desmentiu boatos de que estaria ameaçando vereadores para votar contra a cassação: “Eu me excedi, só que a honra deste plenário já tinha ido embora por omissão do Presidente da Casa de Leis”, finalizou relembrando o ocorrido.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego