Carregando agora
×

Pastor Ivanildo Alves Silva é homenageado com a Medalha “Sebastião Paiva”

Na manhã desta quarta-feira (19/11), ocorreu no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Medalha “Sebastião Paiva” ao Pastor Ivanildo Alves Silva. A homenagem, proposta pelo vereador Dário Dudário (PSD), foi aprovada pela Casa de Leis, por unanimidade, no dia 29 de outubro de 2025 e gerou o Decreto Legislativo n.º 2.420/2025 (processo n.º 323/2025).

A sessão solene foi presidida pelo vereador Markinho Souza (MDB) e contou com a presença dos parlamentares Estela Almagro (PT), Cabo Helinho (PL) e Junior Rodrigues (PSD), além do proponente da homenagem.

Familiares e amigos do Pastor Ivanildo estiveram presentes, assim como os pastores Vagner Reis da Silva, Elias Demétrio, Saulo Souto, Jair Rangel e Antônio Magalhães.

Após a entrega da Medalha “Sebastião Paiva”, foi exibido um vídeo-retrospectiva com a trajetória de vida do homenageado. Na sequência, o vereador Dário usou a tribuna para lembrar a importância do pastor para a comunidade e como ele o acolheu quando chegou à cidade de Bauru no final dos anos 1980.

“O senhor é um grande pastor e um grande líder. Eu sou testemunha e sou prova disso”, disse o parlamentar.

O homenageado agradeceu a honraria concedida pela Câmara Municipal e declarou: “Que Deus ajude todos vocês e a mim para continuar essa jornada. Nós temos muita coisa pela frente para fazer e o Senhor está conosco”.

Biografia do homenageado

Ivanildo Alves Silva nasceu em 1942, na cidade de Água Preta, no estado de Pernambuco. Com vinte anos de idade, casou-se com a senhora Maria lzabel Firmo Silva. Posteriormente, veio a residir na cidade de Porecatu (PR).

No ano de 1966, mudou-se para a cidade de Presidente Prudente (SP), onde aceitou a Fé Cristã, em 1967, recebendo o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador. No mesmo ano, passou a residir na cidade de São Paulo. Lá começou a trabalhar em uma empresa própria e foi recebido como membro e cooperador na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério do Ipiranga, na qual, posteriormente, foi consagrado ao diaconato e ao presbitério.

Já em 1978 foi consagrado ao ministério da Palavra como Pastor. Na capital de São Paulo, pastoreou inúmeras igrejas e construiu templos que foram inaugurados em sua gestão pastoral.

Em 1986, Ivanildo assumiu a vice-presidência do Ministério do lpiranga em São Paulo, recebendo também, no mesmo período, a grande responsabilidade de pastorear a Igreja Assembleia de Deus em Bauru e região, com residência fixa em nossa cidade, onde vive até os dias de hoje. Foram dez anos de abençoados trabalhos. Entre 1986 a 1996, a Obra prosperou maravilhosamente e foram construídos 10 templos em Bauru.

Em 1996, após uma mudança de ordem administrativa no Ministério em São Paulo, não teve condições de continuar o trabalho na mesma Igreja, então fundou juntamente com alguns fiéis, no dia 9 de janeiro de 1996, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missionária, Ministério de Bauru, cuja sede fica na Avenida Pedro de Toledo, região central de Bauru.

O Pastor lvanildo Alves administrou dezesseis Igrejas na cidade de Bauru, como também outras Igrejas estabelecidas em cidades como Jaú, Gália, Alvinlândia e outras no Estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Amazonas, Maranhão e na Argentina. Ele tem sua formação teológica pelo seminário Teológico Pentecostal e Instituto Bíblico Betel, ambos estabelecidos na Capital de São Paulo. Em 2001, recebeu o Título de Cidadão Bauruense, de autoria do então vereador João Parreira de Miranda.

Casado há 63 anos com a Sra. Maria lzabel Firmo Silva, Ivanildo tem 5 filhos, 9 netos e 4 bisnetos. E, em 2021, foi jubilado com meio século de vida cristã, pregando a palavra de Deus. Deixa um legado gigante não apenas aos filhos, mas também a um grande número de fiéis que creram nele, formou Pastores e Missionários, que continuam levando conforto espiritual e material, aos mais distantes e precários lugares do nosso País, da América Latina e atualmente atuam também em Togo, país da África Ocidental.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego