Paulo Cesar Razuk é o mais novo ‘Cidadão Bauruense’
O engenheiro mecânico Professor Doutor Paulo Cesar Razuk recebeu, na noite desta sexta-feira (15/3), o Título de “Cidadão Bauruense”. A honraria foi oferecida pelo vereador Guilherme Berriel (MDB) via Decreto Legislativo n.º 2124, de 6 de junho de 2023, aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Câmara Municipal de Bauru, no dia 5 de junho do ano passado.
A solenidade foi conduzida pelo vereador José Roberto Segalla (União Brasil) e secretariada pelo vereador Junior Lokadora (PP).
Além do autor da homenagem, vereador Guilherme Berriel (MDB), os parlamentares Coronel Meira (União Brasil), Chiara Ranieri (União Brasil) e Estela Almagro (PT) também prestigiaram a Sessão Solene, que contou ainda com a participação do Major do Exército, Thiago Carvalho de Barros Moura, representando o Coronel Alessander Anastacio Flexa da Base de Apoio Regional de Bauru, e de familiares e amigos.
A entrega da placa foi realizada pelo vereador Guilherme Berriel (MDB). Uma flor também foi entregue para a esposa do homenageado, Alda da Silva Costa Razuk, pelas mãos de Fernanda Ubaid, assessora parlamentar do vereador Guilherme Berriel.
No ato da entrega da homenagem, o vereador Guilherme Berriel destacou a sua alegria em poder conceder o título de Cidadão Bauruense ao Professor Doutor Paulo Cesar Razuk, que “levou o nome da cidade nos quatro cantos do mundo através da profissão”. Ainda apontou que o homenageado além de ser muito competente, também é uma inspiração para uma geração de engenheiros mecânicos. “Uma trajetória de 1973 até 2012. Uma trajetória exemplar”, apontou. Lembrou ainda, emocionado, a sua relação como aluno com Paulo Razuk e o agradeceu.
O Professor Doutor Paulo Cesar Razuk agradeceu a homenagem e enfatizou que “embora tudo esteja sempre em mudança, embora tudo passe tão rápido, não podemos perder a percepção de que existem momentos especiais em nossas vidas, momentos que precisam ser registrados em nossa memória e relembrados sempre. Esse é um deles”. Ainda apontou que portará o título com responsabilidade, caracterizando-a como algo necessário e saudável.
Ao final, o vereador José Roberto Segalla também se manifestou, relembrando que o Paulo foi seu aluno na Faculdade de Engenharia há 50 anos. “O Paulo sempre foi um brilhante aluno”, apontou, acrescentando que o homenageado é um amigo espetacular. “Você é um orgulho para nós e eu tenho muita honra de ter sido seu colega de engenharia, seu colega de Fundação Educacional e nos últimos tempos de Unesp”, concluiu.
História
Paulo Cesar Razuk, embora nascido em Pederneiras, foi em Bauru que construiu sua vida. A partir da segunda metade da década de 1960, se formou e começou a trabalhar em Bauru. Casou-se com uma bauruense e formou família aqui. Por décadas atuando na educação na cidade, contribuiu com a formação de centenas de alunos.
Dr. Paulo Cesar Razuk concluiu a graduação em Engenharia Mecânica pela antiga Fundação Educacional de Bauru, hoje Universidade Estadual Paulista (UNESP), em 1973. Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC – USP). Em 1999, assumiu o cargo de Professor Titular na instituição, mas de 1973 até 2012 dedicou-se ao ensino, pesquisa e extensão junto ao Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) na UNESP. Atuou como representante do campus da UNESP Bauru junto ao Conselho Universitário da instituição. O trabalho foi fundamental para elevar o nível do campus ao padrão de qualidade exigido pela universidade.
Sempre atuou na área de análise térmica e projetos mecânicos de equipamentos vinculados às operações unitárias e em sistemas HVAC para salas limpas. Foi Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Diretor da Faculdade de Tecnologia e Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia da UNESP – Bauru. Também foi Assessor Chefe de Relações Externas e Vice-Reitor da UNESP entre 2001 e 2005.
Tem um livro publicado, inúmeros capítulos em livros, 32 artigos completos inseridos em periódicos indexados internacionais, 17 orientações concluídas em Mestrado, 10 no Doutorado, além de centenas de participações em bancas e em congressos nacionais e internacionais.
Fez estágios técnicos em empresas na França e na Alemanha em fabricante de trocadores de calor. Tem incontáveis laudos técnicos decorrentes de sua atuação como assistente técnico e perito judicial, em casos de acidentes automobilísticos e quebra de máquinas. Proferiu inúmeras palestras técnicas na sua área de atuação. Desenvolveu projetos para o Instituto Butantan e diversas empresas como Natura Cosméticos, O Boticário, Johnson & Johnson, Frigorífico Bertin, Aché Laboratórios Farmacêuticos, entre outras empresas, através da PCRAZUK Engenharia Mecânica e Térmica.
O professor Paulo Cesar Razuk acredita que se existe um único fator sob nosso próprio controle e que pode influenciar diretamente quem somos como pessoas é a educação. A formação proporcionada pela educação é primordial para alguém que se dispõe, em qualquer área de atuação, a ajudar a construir uma cidade. Nascidos aqui ou forasteiros que se tornaram bauruenses, se transformaram em engenheiros qualificados que ajudaram a construir a cidade.
Graças à educação, muitos políticos são administradores ou legisladores eficientes e inspiradores. Dentro dessa categoria, o professor destaca dois que passaram pela sua vida: um eminente professor, o nobre vereador José Roberto Segalla, e o outro um dedicado aluno, o nobre vereador Guilherme Berriel.
Atualmente, como engenheiro mecânico, Paulo Cesar Razuk assessora empresas bauruenses que produzem e geram recursos para a cidade e ainda trabalha na formação de pessoas ao participar de bancas e ministrar palestras técnicas e motivacionais. A educação continua para aqueles que não querem perder a empregabilidade, razão pela qual ainda colabora com inúmeros ex-alunos que o procuram.
“Para um verdadeiro professor, ensinar é uma obrigação e uma responsabilidade vitalícia. Enquanto a educação formal pode acabar uma vez terminada a faculdade, percebo que o papel do educador se intensifica à medida em que nos tornamos mais experientes e adquirimos uma compreensão mais profunda de nosso lugar nesse mundo”, finaliza o Professor Doutor Paulo Cesar Razuk.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


