Carregando agora
×

Profa. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini é homenageada com Moção de Aplauso do vereador Junior Rodrigues

Na tarde desta quinta-feira (15/05), o vereador Junior Rodrigues (PSD) entregou a Moção de Aplauso nº 162/2024, aprovada em plenário no dia 11 de dezembro do ano passado. Ela homenageia a Profa. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini, atual Diretora da Faculdade de Ciências da Unesp, por toda sua trajetória e incansável luta pela educação.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Miltinho Sardin (PSD) e acompanhada pelos vereadores Junior Lokadora (Podemos) e Márcio Teixeira (PL) e diversos professores, familiares, amigos e colegas de trabalho de Vera. Por sua vez, a entrega da homenagem coube ao vereador Junior Rodrigues, que se disse honrado por reconhecer a trajetória de vida da professora e tudo o que fez pela educação.

Ele lembrou que as Moções de Aplauso são aprovadas por todos os vereadores, por isso, representam o reconhecimento de toda Bauru por “quem tanto fez e faz pela educação de nossa cidade”.

Já a homenageada agradeceu a família, cada profissional da educação básica do país e a cada presente no momento da entrega da honraria, uma vez que lembrou que nunca fez nada sozinha. “É muito comum fazer homenagens depois que a pessoa morre, então receber essa moção em vida é uma honra que me enche de orgulho”, disse. Abordando a importância da inclusão e de “pessoas conviverem com pessoas”, afirmou que esse é um legado que gostaria de deixar em sua trajetória.

Para finalizar, Junior Rodrigues trouxe relatos que chegam a ele sobre como, algumas vezes, as pessoas não sabem como agir na inclusão na prática. “Muitos pais e profissionais precisam do conhecimento e da força de vontade que a Dra. Vera tem a compartilhar e ajudar a orientar pessoas a cuidarem de crianças especiais”, comentou.

Trajetória da docente

Nascida em 25 de novembro de 1966, na cidade de São Paulo, numa família de cinco irmãos, Vera Lucia Messias Fialho Capellini veio de família simples, de trabalhadores rurais, que buscavam na cidade grande a mudança de vida. Passou os primeiros anos da infância em Jales e em 1974 mudou-se para Americana. Por ser a filha mais velha, desde pequena ajudava no cuidado com os irmãos e nas tarefas diárias da casa, uma vez que seus pais trabalhavam no campo. Muito dedicada, foi sempre uma boa aluna, sendo destaque na escola.

Vera começou a trabalhar logo cedo, aos 12 anos, na casa de sua professora, onde além de cuidar de seus filhos e das tarefas da casa, pôde ampliar seu capital cultural. Cursou o ensino fundamental no SESI, onde foi premiada com a “Honra ao Mérito em Relação aos Valores de Espírito”. Ao fim do ensino fundamental, foi aprovada para estudar na ETEC, onde fez o curso Técnico em Edificações. Nessa época, trabalhava durante o dia e estudava à noite.

Em 1986, ao se formar no curso técnico, já trabalhava no escritório de uma grande indústria têxtil. Em 1988, iniciou o Curso de Pedagogia com habilitação para o Magistério de alunos com deficiência intelectual e Administração e Supervisão Escolar, na UNIMEP de Piracicaba. No entanto, essa não foi a sua primeira opção. A instituição permitia no ato da inscrição do vestibular apontar duas opções e sua primeira escolha foi Psicologia, pois achava que tinha jeito para ajudar as pessoas. Apesar de ter sido aprovada nos dois cursos, devido ao valor da mensalidade do curso de Psicologia, que era o dobro da do curso de Pedagogia, escolheu este último. Nessa época, passou por momentos difíceis, pois trabalhava o dia todo e frequentava a faculdade à noite, inclusive aos sábados. No entanto, a paixão por aprender, ler e estudar era mais alta, e Vera superou essa fase com muita excelência.

Em 1992, após se casar, mudou-se para Bauru, cidade natal de seu marido, e iniciou a sua jornada como pedagoga, atuando numa classe especial na rede estadual de ensino. Desse período em diante, nunca mais deixou uma sala de aula. Trabalhou lecionando em Bauru, Piratininga, Duartina e Pederneiras.

Em 1996, assumiu o cargo de Assistente Técnico Pedagógico na Diretoria de Ensino de Bauru (DE), sendo esse momento um divisor de águas em sua carreira, uma vez que foi a partir dessa oportunidade que Vera conseguiu implementar em Bauru um Projeto Piloto na DE, onde conseguiu que uma escola regular de ensino aceitasse todos os seus 15 alunos de classe especial na classe comum e eles seriam atendidos em sala de recurso, fato inédito na Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, pois salas de recursos só existiam para alunos com deficiência visual e auditiva.

Em 1999, mais um importante evento veio ampliar os seus objetivos profissionais. Devido a algumas matérias publicadas pela imprensa regional darem maior atenção às discussões por ela levantadas, no que tange às questões sobre inclusão, Vera foi convidada a participar do Encontro de Educação Especial em Brasília. Após esse evento, e certa de que poderia fazer e aprender mais sobre esse tema, iniciou o mestrado, em 2000, na UFSCar e em 2004 ingressou no doutorado, também na mesma instituição. Em 2006, ingressou na UNESP, como Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, representando mais uma mudança em sua vida. Agora, aquela aluna dedicada e professora comprometida com a educação especial, era formadora de professores e tinha a responsabilidade ainda maior de contribuir para o futuro da educação e da educação especial em Bauru e no Brasil.

Assim, enquanto docente, Vera formou inúmeros professores e colaborou para o avanço do “pensar e fazer” na educação especial no Brasil, sendo uma referência na área no país. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Especial, colaborou no desenvolvimento de cursos para professores junto ao MEC e na divulgação científica no Brasil e no mundo.

Atualmente, está na Direção da Faculdade de Ciências, sendo a única Professora Titular Pedagoga da Unesp inteira. Uma mulher forte e determinada, casada com o Senhor Claudius Luiz Capellini, mãe de Marcus Vinicius Capellini, Nathália Maria Capellini e Luiz Gustavus Capellini e avó de Gabriel Martim Capellini, Vera foi muito além do que os planos originais daquela menina, filha de trabalhadores rurais, poderiam alcançar, com um histórico profissional extenso e robusto:

  • 1988/1991 – Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP);
  • 2000/2001 – Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • 2002/2004 – Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • 2012 – Pós-Doutorado pela Universidade de Alcalá – Espanha;
  • 2014/2023 – Livre Docência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • 2023/atual – Professora Titular pela Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • 2021/atual – Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Fruto de muito trabalho e dedicação, sua trajetória exemplifica e reflete sua luta por uma educação de qualidade, equitativa, inclusiva e justa para todos.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego