Servidora aposentada da Secretaria Municipal de Saúde, Josiane Carrapato recebeu homenagem da vereadora Estela Almagro nesta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira (24/07), a vereadora Estela Almagro (PT) entregou a Moção de Aplauso nº 06/2025 à servidora aposentada Josiane Fernandes Lozigia Carrapato pelos serviços prestados junto à Secretaria Municipal de Saúde, proporcionando um atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 27 de janeiro deste ano e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada no dia 10 de fevereiro.
O vereador Junior Lokadora (Podemos) presidiu a cerimônia e a entrega da homenagem coube à proponente da moção.
Emocionada, Estela exaltou o trabalho histórico realizado por Josiane ao longo de três décadas, destacando, especialmente, sua passagem pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, onde foi coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS.
“Esta é uma forma de a Câmara dizer muito obrigada, mesmo que muitos que aqui estejam não compreendam a dimensão do seu trabalho e dessa luta histórica”, afirmou a parlamentar.
Também emocionada e acompanhada por familiares, amigos e alunos, Josiane fez um balanço da sua trajetória na saúde pública: “Foram décadas de desafios, aprendizados, encontros e reconstruções. Acima de tudo, um compromisso inabalável com o atendimento humanizado”.
Compartilhando a homenagem com todos os colegas com quem conviveu no Sistema Único de Saúde, alguns presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, acrescentou: “Vale a pena amar ao próximo”.
História da homenageada
A vocação é um projeto de vida que imprime no indivíduo a responsabilidade de realizar uma missão, trabalho que exige dedicação, por vezes renúncias e, até mesmo, sacrifícios, mas que inunda o coração com o sentimento de satisfação pela realização daquilo que lhe foi confiado.
Todo ser humano é vocacionado e ao longo da sua existência tem a possibilidade de desenvolver os seus dons colocando-se a serviço do próximo, expressão do despojamento que promove a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os profissionais da área do Serviço Social são a materialização desta dinâmica, visto que a sua missão espelha-se na defesa e no cuidado com o próximo, oportunizando o acesso do indivíduo às ações de políticas públicas, por vezes negligenciadas pelo Estado.
Ao longo dessas três décadas a Prefeitura Municipal de Bauru vivenciou a experiência de uma vocacionada que, na missão de cuidar do próximo, dedicou a sua vida à saúde do nosso município, serviço que foi destaque no cenário nacional nos tempos áureos de David Capistrano.
O ano era 1995, a jovem Josiane Fernandes Lozigia Carrapato, repleta de sonhos e ideais, ingressava no serviço público municipal para ocupar o cargo de Assistente Social em uma das Secretarias com os maiores desafios, sendo o primeiro deles humanizar o atendimento e o cuidado com os usuários do serviço de saúde.
Humanização, essa é a definição do trabalho desta profissional pelos vários setores por onde passou junto a Secretaria Municipal de Saúde, mas certamente foram as unidades de saúde mental que forjaram sua profissão, tornando-a referência no acolhimento e atendimento aos pacientes assistidos pelos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
E como não lembrar do trabalho desenvolvido por esta guerreira que na vocação de acolher e cuidar dedicou-se ao fomento e divulgação do Programa DST/AIDS, assim como ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviços de saúde de extrema importância para a população que espera do Poder Público a orientação necessária para o cuidado com a vida sexual.
Sua trajetória profissional foi ao lado dos excluídos, daqueles que não tinham voz e nem vez e esperavam por alguém que lhes acolhessem, orientassem ou, simplesmente, fosse o ouvido atento ausente de tantos lares. Assim, lágrimas encontraram refúgio nos atendimentos daquela que tinha como missão cuidar.
Com pensamentos à frente de seu tempo, Josiane Carrapato quebrou inúmeros paradigmas e preconceitos, colocando-se a serviço da população na realização dos trabalhos em setores que muitos estigmatizavam. Todavia, essa era a sua missão: ser a face humanizada nos atendimentos ao serviço de saúde da nossa cidade.
No último dia 16 de janeiro de 2025, a Secretaria da Saúde se despediu daquela que se tornou referência no Serviço Social do Município. Trinta anos se passaram e o tempo para a aposentadoria se completou e, com ele, todo o universo de oportunidades que a vida lhe reservou nessa área.
Imbuída do espírito desbravador daquela jovem que ainda se inquieta e lança-se aos novos desafios de cuidado ao ser humano, Josiane Carrapato, através da formação continuada, buscou o conhecimento da área de Psicologia, sua mais nova graduação, cuja colação de grau ocorreu ao final do último semestre. Tal conhecimento proporcionará aos seus pacientes o aperfeiçoamento da essência dos seus atendimentos: a humanização.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


