Carregando agora
×

Associação Cultural de Tradições AfroBrasileiras recebe homenagem de Markinho Souza (MDB) por seu trabalho social em Bauru

Na tarde desta quinta-feira (11/12), o presidente da Casa, Markinho Souza (MDB) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 282/2025 à Associação Cultural de Tradições Afro-Brasileiras de Bauru (ACTABB) pelos relevantes serviços prestados às pessoas que vivem em exclusão e risco social em nosso município.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 10 de novembro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 17 de novembro.

O vereador Dário Dudário (PSD) presidiu a cerimônia, que contou também com a presença da vereadora Estela Almagro (PT). Já a entrega da honraria coube ao proponente da moção, que em seu discurso reforçou que é muito importante a Câmara reconhecer entidades que se destacam na cidade, assim como a ACTABB.

Na sequência, a vereadora Estela também parabenizou os homenageados e afirmou que cada vez a cidade precisa mais de pessoas atuantes, conscientes e esclarecidas, principalmente na periferia. Ela também cobrou que políticas de inclusão sejam incluídas no orçamento público.

A homenagem também contou com palavras da presidente do Conselho da Comunidade Negra, Camila Fernandes; e representando a Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Povos Indígenas da Prefeitura de Bauru, Tatiana Sa. Elas enalteceram a trajetória e a atuação da associação, reconhecendo a importância dela para a cidade e para a integração de outras entidades do município.

Por fim, o líder da ACTABB, Gilson Bernardo da Paixão, agradeceu a Moção de Aplauso, mas lembrou que “a luta não acabou”, compartilhando planos para 2026 para que o projeto tenha ainda mais impacto na comunidade, em especial a comunidade negra.

Sobre a ACTABB

A Câmara Municipal de Bauru, por iniciativa deste vereador, manifesta, por meio desta Moção de Aplauso, seu reconhecimento e admiração à Associação Cultural de Tradições Afro-Brasileiras de Bauru (ACTABB), organização sem fins lucrativos que, desde 2015, vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento social e humano de comunidades carentes do município.

Sob a liderança do Doutor Gilson Bernardo da Paixão, a ACT ABB tem se destacado pela execução de diversos projetos e ações socioeducativas que visam o fortalecimento da cidadania e a promoção da igualdade.

A entidade pauta sua atuação em valores como conduta ética e transparência, valorização do ser humano, responsabilidade, profissionalismo, colaboração e cooperação, sempre comprometida com sua missão de garantir o melhor retorno dos investimentos sociais realizados por participantes e patrocinadores, com segurança, liquidez e máxima responsabilidade social.

Entre os projetos desenvolvidos pela associação, destaca-se o Projeto Corrente do Bem, que oferece aulas de artesanato, agricultura familiar, capoeira, defesa pessoal e samba rock, além de alfabetização de jovens e adultos. Outro importante trabalho é a Horta Comunitária Familiar, que desperta o interesse da comunidade pelo cuidado com o meio ambiente e, ainda, o Projeto Donas, que visa ao aprimoramento do desenvolvimento humano integral e à promoção da igualdade de gênero.

A ACT ABB também promove cursos e oficinas de manipulação e reciclagem de material informático, corte de cabelo e artesanato, ampliando as oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho digno.

Tendo como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social, a ACTABB busca constantemente parcerias com a iniciativa privada, fortalecendo suas ações e ampliando o impacto de seus projetos.

Por sua atuação exemplar na promoção do desenvolvimento humano, na defesa dos direitos humanos, na valorização da igualdade de gênero e no incentivo ao respeito ao meio ambiente, a Associação Cultural de Tradições AfroBrasileiras de Bauru (ACT ABB) torna-se merecedora do aplauso e reconhecimento desta Casa de Leis.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego