CEI que apura denúncias de desvio de bens inservíveis e sucatas da Emdurb realiza primeira reunião
Na manhã desta sexta-feira (19/12), a partir das 9h, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) instaurada pela Câmara Municipal de Bauru para apurar denúncias de desvio de bens inservíveis e sucatas da Emdurb vai realizar sua primeira reunião Plenário “Benedito Moreira Pinto”.
A comissão temporária é presidida pelo vereador Marcelo Afonso (PSD), tem Sandro Bussola (MDB) como relator e também conta com a participação dos parlamentares Julio Cesar (PP), Edson Miguel (Republicanos), Arnaldinho Ribeiro (Avante), Estela Almagro (PT) e Márcio Teixeira (PL).
Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 da Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal Legislativo.
A CEI dos Bens Inservíveis e Sucatas da Emdurb
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) tem o objetivo de apurar denúncias de desvio de bens inservíveis e sucatas pertencentes à Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb). Especialmente a destinação dada aos materiais que resultaram dos danos causados no Terminal Rodoviário “Dirço Durval dos Santos” pelo vendaval ocorrido no último dia 22 de setembro.
O pedido de abertura da CEI, assinado por 18 vereadores, aponta que pode ter havido uso indevido e desvio de finalidade dos recursos financeiros obtidos pela comercialização dos materiais descartados pela gestão da Emdurb.
Caso confirmadas, as irregularidades configurariam afronta aos princípios da legalidade e da moralidade administrativa que devem guiar a atuação do Poder Público.
Na última segunda-feira (15/12), o plenário da Casa de Leis aprovou a instauração da Comissão Especial de Inquérito por 20 votos a 1. O voto contrário foi dado pelo vereador Sandro Bussola (MDB).
Agora, a “CEI dos Bens Inservíveis e Sucatas da Emdurb” tem 90 dias (prorrogável por mais 30 dias) para analisar e concluir as apurações. Os prazos transcorrem normalmente durante o período de recesso parlamentar, que termina em 2 de fevereiro de 2026.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


