Carregando agora
×

Centro do Professorado Paulista recebe Moção de Aplauso da vereadora Estela Almagro (PT)

Na tarde desta quinta-feira (04/12), a vereadora Estela Almagro (PT) realizou a entrega da Moção de Aplauso n.º 219/2025 à sede regional do Centro do Professorado Paulista (CPP). A homenagem celebra os 60 anos de fundação da entidade.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 29 de setembro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 6 de outubro.

O vereador José Roberto Segalla (União Brasil) presidiu a cerimônia, que contou com a presença dos parlamentares Natalino da Pousada (PDT) e Junior Lokadora (Podemos). Já a entrega da honraria coube à proponente da moção.

Também estiveram no Plenário “Benedito Moreira Pinto” membros da diretoria do CPP Bauru e o vice-presidente da entidade no Estado de São Paulo, Azuaite Martins de França.

Representando o CPP Bauru, Neuza Aracy Costa Sampaio agradeceu o reconhecimento da Casa de Leis e lembrou personagens que ajudaram a construir a história da entidade na cidade.

Sobre o CPP

A formação das entidades de classe dos trabalhadores(as) encontra-se diretamente ligada às transformações econômicas e sociais ocorridas a partir do século XVIII, especialmente com o advento da Revolução Industrial, período em que se iniciou um processo de migração para os centros urbanos.

Ao longo dos séculos XIX e XX, essas entidades se fortaleceram em diversos países, conquistando importantes avanços sociais, como a redução da jornada de trabalho, implementação de salário-mínimo e direito à aposentadoria.

Já no período imperial, os professores(as) exerciam papel central na sociedade, mas trabalhavam em condições precárias, com salários baixos, pouca estabilidade e desvalorização profissional. No entanto, a partir do século XX a categoria se organizou coletivamente, buscando reconhecimento, melhores condições de trabalho e participação nas decisões sobre as políticas educacionais.

A formação das entidades de classe dos professores no Brasil é parte fundamental na história da educação e das lutas por direitos trabalhistas do país, sendo destaque o Centro do Professorado Paulista (CPP), uma das mais antigas e influentes entidades representativas de professores no Brasil.

Fundado em 1930, o CPP surgiu da iniciativa de um grupo de educadores que buscavam criar uma organização dedicada à defesa dos interesses da classe docente, especialmente diante das difíceis condições de trabalho enfrentadas pelos professores no início do século XX.

Desde sua origem, o CPP se constituiu como uma associação civil sem fins lucrativos, com o objetivo de apoiar e valorizar o professorado, consolidando-se como voz ativa e representativa da categoria. Ele atua com suporte jurídico e pedagógico aos professores(as) associados, promovendo ações de formação continuada e a busca constante do diálogo com órgãos governamentais na construção de políticas públicas educacionais.

Bauru é protagonista dessa história. Mesmo antes de constituir-se sede para a região, a cidade foi palco da reunião que marcou o nascimento do Centro do Professorado Paulista como entidade de classe. Lembranças impressas no livro do professor Rodolpho Pereira institulado “História do CPP de Bauru”. Ele conta a história de legado constituído por Sud Mennucci, que, posteriormente, se tornaria o presidente do CPP.

A história do CPP Bauru tem como marco inaugural o dia 28 de agosto de 1965, data em que a entidade estabeleceu sede regional na cidade, tendo como ponto de referência a Rua Batista de Carvalho, longevidade que perfaz sessenta anos de história em defesa dos interesses dos(as) docentes.

Ao longo dos anos a instituição cresceu de forma significativa, ampliando o quadro associativo e possibilitando o fortalecimento da entidade, trajetória que colecionou conquistas históricas que contribuíram para melhoria das condições de vida e trabalho dos educadores, inclusive dos aposentados.

Bauru é um referencial nesta história, tendo como baluarte o legado do professor Nelson Salles, professora Walkiria Peter, professora Vera Lúcia Durand da Silva a professora Neuza Aracy Costa Sampaio, atual diretora do CPP. Legados que se somam a tantos outros na construção e no fortalecimento dos interesses dos professores (as).

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego