Carregando agora
×

Crescimento populacional na região do Vargem Limpa preocupa moradores, que pedem mais vagas em escolas

Na manhã desta terça-feira (2/12), a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes da Câmara Municipal realizou uma Reunião Pública para discutir as ações adotadas pela Prefeitura de Bauru para atender a crescente demanda por vagas em escolas de ensino fundamental e creches na região do bairro Vargem Limpa.

Representando os moradores, Margareth Azevedo endossou que essa é a principal demanda da localidade atualmente, apesar de os moradores também conviverem com problemas nas áreas de segurança pública e mobilidade urbana.

Margareth destacou que as instituições de ensino do bairro (e entorno) já estão sobrecarregadas pelo crescimento demográfico registrado na região nos últimos anos. Processo que vai se intensificar em 2026, com o lançamento de três empreendimentos imobiliários.

De acordo com a líder comunitária, hoje as crianças já precisam se deslocar para escolas que ficam na Vila São Paulo, no Jardim Ivone e no Mary Dota.

Presente na reunião, o secretário municipal de Educação, Nilson Ghirardello, reconheceu que há alta demanda por vagas na região. Mas argumentou que o orçamento da Secretaria Municipal de Educação é limitado e também precisa dar conta do adensamento populacional em outras zonas de Bauru.

Ainda assim, Ghirardello citou que a Administração Municipal planeja construir uma creche no Vargem Limpa, na parte debaixo do terreno onde fica a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. O secretário ressaltou que a obra está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e no Plano Plurianual (PPA).

A projeção é que a creche seja projetada com base no modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atenda até 180 crianças entre 0 e 5 anos de idade. A demanda da macrorregião do Vargem Limpa, no entanto, é de 295 vagas, segundo a própria secretaria.

Ghirardello também indicou que existe uma área reservada, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, para a construção de uma escola estadual, uma unidade de ensino fundamental e mais uma creche. Ela fica no Cidade Alegre I.

Já William Menezes, presidente da Associação das Entidades Assistenciais e de Promoção Social de Bauru e Região (AEAPS), disse que existe um projeto para criar mais 75 vagas na Creche São Paulo, que atende a comunidade. Porém, ele pressupõe a construção de um novo prédio, o que depende de recursos de apoiadores da iniciativa privada.

Preocupado com a demanda atual da região, Mané Losila pediu que a Prefeitura de Bauru dê celeridade aos projetos apresentados durante a reunião. “Aquela região tem uma oportunidade muito grande para corrigir algo que começou de forma errada em termos de políticas públicas”, disse.

A vereadora Estela Almagro ainda solicitou que a Comissão de Obras realize nova reunião para se aprofundar em um tópico específico: as contrapartidas não cumpridas por empreendimentos imobiliários instalados na região. Afinal, a construção de unidades escolares pode ser exigida deles.

O vereador Mané Losila se comprometeu a solicitar os documentos necessários para verificar como o Grupo de Análise de Empreendimentos (GAE) da Prefeitura de Bauru está verificando as propostas de contrapartidas envolvidas na aprovação de projetos imobiliários.

Participantes da reunião

A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes da Câmara Municipal é presidida pelo vereador Mané Losila (MBD). Além dele, estiveram no Plenário “Benedito Moreira Pinto” os vereadores Estela Almagro (PT), Junior Lokadora (Podemos) e Junior Rodrigues (PSD).

Convidados para o encontro, também compareceram à reunião: o chefe de Gabinete da prefeita Suéllen Rosim (PSD), Leonardo Marcari; o secretário municipal de Governo, Renato Purini; o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Vitor João de Freitas; o secretário municipal de Administração, Cristiano Zamboni; o secretário municipal da Fazenda, Everson Demarchi; a secretária municipal de Assistência Social, Lúcia Rosim; o secretário municipal de Educação, Nilson Ghirardello; o presidente da AEAPS, William Menezes; e moradores da região do Vargem Limpa.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego