Na tribuna: o que foi destaque na fala dos vereadores na sessão legislativa do dia 1º de dezembro
Na última segunda-feira (1/12), a Câmara Municipal de Bauru realizou a 44ª Sessão Ordinária de 2025. Durante o Rol de Oradores, 15 vereadores usaram a tribuna. Confira o que foi destaque nos discursos:
Pastor Bira (Podemos) fez um alerta: a Administração Municipal acionou a Funprev e pediu regras mais duras para a aposentadoria dos servidores municipais, mas o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) ainda se debruça sobre o tema. Bira ainda criticou a Prefeitura por alegar que a medida visa equilibrar as contas da previdência municipal, sendo que é ela quem tem dívidas com a Funprev. Assim, afirmou que não é justo que a responsabilidade em torno de uma solução para o problema recaia sobre os servidores ativos e aposentados: “É uma desvalorização de quem ajudou a construir a cidade que dizemos que amamos”. O parlamentar também pediu que os demais vereadores fiquem atentos a eventuais projetos encaminhados para a Casa de Leis com foco no tema. No fim, sugeriu que a Funprev acione o Município de Bauru para receber o que lhe é devido.
Junior Rodrigues (PSD), que preside a Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência, prometeu levar a discussão sobre a aposentadoria dos servidores municipais para as reuniões do colegiado. O vereador citou, inclusive, que o PL n.º 91/2025 (processo n.º 324/2025), que mexe nas regras para os descontos na folha de pagamento dos servidores para arcar com compromissos financeiros como empréstimos consignados, será analisado com seriedade e cautela. “Faremos com muita responsabilidade”, enfatizou. O parlamentar também comentou que a instabilidade da Funprev nos últimos anos vem gerando incômodo nos aposentados e pensionistas, e propôs soluções para melhorar o atual cenário. Ele ainda apresentou um balanço da primeira audiência que convocou para discutir os problemas de abastecimento de água na cidade. Por fim, convidou a população para as próximas duas reuniões relacionadas à temática.
André Maldonado (PP) também comentou sobre a situação da Funprev, afirmando que é a Prefeitura de Bauru quem deve para a fundação: “Se deve, por que não paga?”, indagou. Em seguida, Maldonado parabenizou o Independência Futebol Clube pela conquista da Copa Semel e a Secretaria Municipal de Esportes pela organização do campeonato. O vereador ainda anunciou que Bauru será contemplada com o Projeto “Arena Brasil”, do Governo Federal, no Parque Santa Edwiges. Por isso, agradeceu aos deputados federais Fausto Pinato, Maurício Neves e André Fufuca por atenderem ao ofício do seu gabinete, ressaltando que esse investimento em esporte e lazer na periferia ajuda a afastar os jovens do tráfico e do crime. Por fim, Maldonado voltou a tratar sobre a concessão do lixo e esclareceu que a responsabilidade dos vereadores é analisar a legalidade e constitucionalidade do PL autorizativo que tramita na Casa de Leis, e não debater a taxa ou tarifa, o que, segundo ele, é prerrogativa do Poder Executivo. O parlamentar também alertou que, se a Câmara não aprovar a concessão, a Prefeitura poderá terceirizar o serviço por licitação e os servidores da Emdurb correm o risco de perder o emprego.
Natalino da Pousada (PDT) demonstrou apoio às pautas defendidas pelos servidores municipais presentes na Casa de Leis durante a 44ª Sessão Ordinária. O parlamentar também compartilhou suas reflexões a respeito dos desafios enfrentados pela população. Nesse sentido, destacou que os vereadores devem assumir a responsabilidade de atender e resolver as demandas da população e criticou a falta de cooperação do Poder Executivo. O parlamentar também condenou as possíveis irregularidades na Associação Comunidade em Ação Êxodo (Acaê), entidade social conveniada à Prefeitura de Bauru. O Ministério Público começou uma investigação após receber denúncia: “Estou indignado! Absurdo! Cadê a investigação? Isso é grave e desrespeitoso”, pontuou, solicitando que a Secretaria Municipal de Assistência Social também investigue o caso. Na sequência, o vereador comemorou a inauguração do novo prédio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, localizado na Avenida Getúlio Vargas.
Arnaldinho Ribeiro (Avante) dedicou seu discurso a denunciar e cobrar providências em relação às irregularidades na Acaê. Ele destacou que as manchetes publicadas pela imprensa o assustaram e reproduziu relatos de que crianças, adolescentes e idosos recebiam refeições sem proteínas e majoritariamente compostas por alimentos ultraprocessados, enquanto funcionários e a equipe de coordenação consumiam pratos com carne e alimentação equilibrada. Além disso, listou outras irregularidades que levaram à investigação do Ministério Público. “É muito triste que isso aconteça na cidade, especialmente após a situação grave que Bauru enfrentou no ano passado”. Arnaldinho ainda aproveitou para citar o projeto de sua autoria que foi aprovado pela Câmara e busca aumentar a transparência na prestação de contas das entidades. Ele cobrou que o Conselho da Assistência inclua a pauta em suas reuniões. O vereador encerrou o uso da tribuna reafirmando seu compromisso de ajudar as entidades, mas também de fiscalizar o serviço oferecido, pois quem está sendo atendido por elas precisa de apoio e acolhimento.
Cabo Helinho (PL) comentou sobre a realização da 15ª Final da Copa Semel, cuja final foi disputada entre o EC Redentor e Independência FC. Ele parabenizou o “Indepa” pela conquista do bicampeonato, vencido nos pênaltis, após o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar. Em seguida, o vereador exaltou a importância das três audiências públicas convocadas pela Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência da Casa de Leis para tratar sobre os problemas de abastecimento de água da cidade: “Bauru não está em crise hídrica. Bauru vive uma crise hídrica”, endossou. Nesse sentido, Cabo Helinho demonstrou preocupação com as mudanças climáticas registradas e desaprovou a inércia de antigos governos municipais. Na sequência, citou sua participação em uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis (CBH-RL), que contou com a participação de diversos órgãos de Proteção e Defesa Civil da região. O vereador também parabenizou a organização do 5º Campeonato de Futebol Society do 4º Comando de Policiamento do Interior (CPI-4) / Associação Desportiva Polícia Militar (ADPM) de Bauru pela realização do evento de prática esportiva, conquistado pelo Comando de Bombeiros do Interior-2 (CBI-II). E relembrou que, em 29 de novembro, é comemorado o Dia das Associações de Moradores, reconhecendo o papel de todas as instituições e lideranças de bairro, assim como enalteceu o autor da ideia, vereador Expedito Bonetti, parlamentar na 26ª Legislatura (1993-1996). O vereador também pontuou que a Emdurb precisa criar novas vagas de estacionamento e áreas voltadas ao embarque e desembarque de passageiros no Centro e no Terminal Rodoviário de Bauru e prometeu cobrar o Poder Executivo. O parlamentar, por fim, saudou os servidores municipais presentes na Casa de Leis durante a 44ª Sessão Ordinária e declarou que irá discutir nas reuniões da Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência o Projeto de Lei n.º 91/2025 (processo n.º 324/2025), que propõe novas regras para os descontos feitos na folha de pagamento de servidores públicos municipais. “A decisão será técnica e responsável”, declarou. Por fim, Cabo Helinho condenou o registro de furto de fiação elétrica ao longo da Rua Batista de Carvalho, o Calçadão de Bauru. Ciente da ampliação do horário de comércio prevista para o final do ano, o vereador cobrou o restabelecimento da iluminação pública, com o intuito de auxiliar os comerciantes da região.
Júnior Lokadora (Podemos) parabenizou a Secretaria Municipal de Esportes pela realização da Copa Semel e o Independência Futebol Clube pelo título do campeonato, além de declarar que sempre vai apoiar o futebol amador bauruense. Ele também parabenizou as atletas que representaram Bauru no Torneio Nacional de Ginástica Artística, mas denunciou a falta de ônibus para levar atletas da cidade a torneios, citando equipes de vôlei e handball que não puderam comparecer a competições em razão do problema. Em seguida, Lokadora abordou o tema da concessão do lixo e lembrou o episódio da concessão do esgoto para ilustrar a falta de transparência da Administração Municipal em suas ações. O parlamentar cobrou transparência e afirmou que a população precisa entender o que é a taxa do lixo. Por fim, o vereador se posicionou contra a proposta de reforma da previdência, relatando o caso de um servidor que, com a aprovação do projeto, terá que trabalhar mais dez anos para se aposentar: “Querem fazer com que o povo tenha que trabalhar mais para se aposentar. É um absurdo”, terminou.
Edson Miguel (Republicanos) agradeceu à população e ao Grupo da Saúde Universal (GSU) por realizar a ação “Dia do Amor Maior”. A iniciativa busca ressaltar a importância da doação de sangue, principalmente no final do ano, quando os estoques estão mais baixos: “Um gesto de amor”, explicou, convocando os interessados para o Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru. Em seguida, o parlamentar comemorou a instalação de uma lombada no Jardim Rosa Branca, que servirá para trazer mais segurança aos moradores. Edson Miguel também parabenizou a organização da II Copa Caminaga de Judô, que foi realizada no sábado (22/11), no ginásio Raduan Trabulsi Filho, na Vila Santa Luzia, com a participação de mais de 200 atletas de Bauru e região. Nesse sentido, também comunicou que conversou com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Leandro Ávila Rodrigues (Foguinho), sobre reformas e melhorias na ventilação dos Ginásios Municipais, que foram alvo de críticas do público. Ele também informou que inspecionou uma obra no Perdizes e pontuou que o caso necessita da participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que seja dado andamento na resolução assim como outras demandas voltadas à pasta de Infraestrutura. Por fim, Edson Miguel relembrou a entrega de Moção de Aplausos ao Grupo Libras Universal na última quinta-feira (27/11). Ciente da importância das Libras, o vereador enfatizou a importância da contratação de um intérprete de Libras na Casa de Leis bauruense.
Estela Almagro (PT) expressou solidariedade aos servidores presentes na galeria da Casa de Leis que demonstravam indignação com o retorno do debate sobre a reforma da previdência municipal. A vereadora teceu críticas à prefeita Suéllen Rosim e ao presidente da Funprev, Donizete do Carmo dos Santos, além de lembrar que o Tribunal de Contas do Estado já havia multado a Funprev por omissão. A vereadora destacou que a fundação deveria estar do “outro lado da mesa”, defendendo os servidores, e não agindo como uma entidade subserviente ao Executivo. Estela garantiu que a Casa de Leis vai lutar pelos direitos dos servidores e avisou que novas paralisações podem ocorrer se a prefeita ignorar a força da categoria: “Não vamos permitir a supressão de direitos que levaram muito tempo para ser conquistados”, finalizou.
José Roberto Segalla (União Brasil) saudou os servidores municipais presentes na Casa de Leis e prometeu discutir as reivindicações deles nas reuniões da Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência. “Vamos estar sempre do lado de vocês. Não me omito nunca”, disse, exaltando o longo histórico de lutas da categoria. Em seguida, Segalla condenou a falta de transparência dos secretários municipais, principalmente no que diz respeito à solicitação de sigilo de informações, além do envio de material incorreto ao Poder Legislativo. Por fim, criticou a ausência da Mesa Diretora e do Presidente da Casa de Leis ao longo da 44ª Sessão Ordinária e comentou negativamente sobre a falta de clareza nas discussões em torno da definição de uma nova sede para a Câmara Municipal.
Mané Losila (MDB) parabenizou o time do Independência Futebol Clube pelo bicampeonato da Copa Semel, destacando o trabalho que o clube tem feito em relação ao esporte na cidade. Em seguida, o vereador registrou sua preocupação com a morosidade das ações do DAE e da Prefeitura para adquirir serviços e equipamentos para aliviar a falta de água, principalmente na região oeste de Bauru, no próximo período de escassez. Losila alertou que, já estando em dezembro, nem todos os processos de contratação e licitação foram finalizados. Ele expressou receio de que, com a chegada dos feriados de fim de ano, férias, Carnaval e o ano eleitoral, a lentidão se agrave. Mané pediu à prefeita Suéllen Rosim, ao presidente do DAE, João Carlos Viegas de Souza, e às Secretarias de Governo e Obras que se debrucem sobre o tema e efetivem as contratações ainda na primeira quinzena de dezembro: “A população não pode aceitar passar pelos mesmos problemas de falta d’água a cada ano”, encerrou.
Marcelo Afonso (PSD) também comentou sobre a realização da 15ª Final da Copa Semel e parabenizou o “Indepa” pela conquista do bicampeonato, assim como a organização do evento, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). Segundo o parlamentar, o evento é essencial para afastar os jovens das drogas e promover o esporte amador da cidade: “O esporte traz saúde física e mental e ensinamento de valores e disciplinas. Foi uma Final digna, de excelência”, endossou. Na sequência, Marcelo Afonso elogiou a atuação de João Pedro Gea, skatista de 8 anos mais conhecido como Joãozinho, que se destacou em campeonatos da modalidade, em que foi campeão infantil na cidade de Itaí (SP) e terminou em 8º lugar na Federação Paulista, representando Bauru e Região. Como presidente da Comissão de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, ainda destacou o esforço de seu gabinete para melhorar a qualidade da prática esportiva no município.
Márcio Teixeira (PL) iniciou sua fala dirigindo-se aos servidores públicos presentes. Ele enfatizou que a Funprev pertence aos servidores e que a Prefeitura precisa pagar o que deve, assegurando seu apoio. Logo depois, o vereador parabenizou Pastor Bira (Podemos) e Cabo Helinho (PL) pela proposta de criar uma Comissão de Segurança Pública. Márcio lamentou o aumento da criminalidade em Bauru e reforçou a necessidade de uma Secretaria de Segurança Pública que se debruce sobre o problema. O vereador voltou a criticar a licitação para o gerenciamento de trânsito da Emdurb, manifestando grande incômodo e, por fim, abordou a situação do DAE e do abastecimento de água. Ele exibiu um cartaz com o histórico de chuvas e alertou que, se a estiagem de 2026 for semelhante à de 2025, faltam apenas 98 dias úteis para que o período de seca comece. O parlamentar cobrou a prefeita Suéllen Rosim e o presidente do DAE, João Carlos Viegas de Souza, sobre o andamento das obras e investimentos, questionando qual será a ação do Executivo durante esses 98 dias, e afirmou que fiscalizará o tema quinzenalmente.
Markinho Souza (MDB) destacou os principais desafios enfrentados pela cidade nos últimos anos, assim como as mudanças proporcionadas pela política bauruense: “Tantos anos, mas tantos problemas”, pontuou. Citando sua relação com Bauru, Markinho Souza enfatizou que sempre trabalhou em prol da autoestima dos cidadãos desde sua primeira posse, após as Eleições Municipais de 2012: “Bauru ficou parada no tempo”, disse, criticando a inércia de Governos Municipais anteriores. Na visão dele, a atual gestão proporcionou melhorias nas condições de trabalho dos servidores e na infraestrutura das sedes das secretarias municipais, o que representou um avanço importante no modo como os cidadãos enxergam os órgãos públicos. Nesse sentido, o vereador defendeu a continuidade do Poder Legislativo na área central da cidade e enfatizou que o prédio atual não comporta grandes eventos. Após explicar os detalhes do debate em torno do processo de troca do prédio, Markinho argumentou que a permanência do Poder Legislativo no Centro tem o intuito de fortalecer a região: ”Temos que pensar grande”, destacou.
Miltinho Sardin (PSD) criticou o tom de algumas discussões no plenário. De acordo com ele, elas são desnecessárias e expõem a Câmara Municipal: “Parece que todo mundo aqui é bandido”, reclamou. Depois, parabenizou o Independência Futebol Clube pela conquista da Copa Semel e condenou quem diz que “nada presta” na cidade, mesmo com as realizações da gestão atual. Ele também exibiu um vídeo denunciando o descarte irregular de lixo na região do José Regino, onde proprietários de lotes limpos acabam sendo penalizados pela atitude de terceiros. Sardin alertou que a Emdurb faz o recolhimento regular e que existem ecopontos para o descarte correto, mas a população insiste em descartar de forma errada. O parlamentar também voltou a defender a implantação de gradis nos viadutos do perímetro urbano para minimizar os riscos de acidentes e comemorou a aprovação de um requerimento de 2022 para a implantação de um semáforo no cruzamento da Rua José Pereira Guedes com a Avenida Cruzeiro do Sul, mas reiterou a solicitação de semáforos em outros cruzamentos perigosos. Por fim, o parlamentar cobrou a limpeza da área de passeio e dos bueiros na Rua Valdemar Gomes Ferreira, no Jardim Prudência, onde o entupimento dos bueiros e o mato alto dificultam a passagem dos pedestres.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


