Carregando agora
×

Vereador André Maldonado (PP) reconhece trajetória de Elioenai de Lima, o Léo do Rasi

Na manhã desta quinta-feira (04/12), o vereador André Maldonado (PP) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso n.º 265/2025 a Elioenai de Lima, o Léo do Rasi, por sua relevante contribuição para a música, cultura popular e valorização do samba e do esporte em Bauru.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 3 de novembro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 10 de novembro.

O vereador André Maldonado (PP) presidiu a cerimônia e entregou a honraria. Ele aproveitou para destacar a trajetória do homenageado como compositor de lendários enredos de escolas de samba de Bauru e sua ligação com o clube Redentor.

Acompanhado por familiares e amigos, Léo do Rasi agradeceu o reconhecimento do Poder Legislativo bauruense: “A minha alegria é estar sendo homenageado na Semana do Samba”, declarou.

Biografia do homenageado

Elioenai de Lima nasceu em 1955. Casado há 46 anos com Eliana Fátima de Meira Lima, é pai de Ellen Cristine de Meira Lima e avô de Eduardo e Emílio.

Léo do Rasi, como é mais conhecido, é servidor público estadual na área da saúde e, ao longo de sua trajetória, sempre conciliou sua vida profissional com uma intensa e valorosa dedicação à música e ao esporte, tornando-se referência cultural em Bauru e região.

Compositor talentoso e herdeiro da veia poética e musical de seu pai, destacou-se em 1992, quando cinco escolas de samba de Bauru – entre elas a Mocidade Independente da Vila Falcão, a Coroa Imperial e a Cartola – desfilaram com enredos de sua autoria. Foi também intérprete e compositor da Escola de Samba Coroa Imperial, marcando época no carnaval bauruense.

Sua produção artística ultrapassa os limites do samba, incluindo jingles para campanhas eleitorais, trabalhos para a Rádio Líder FM e TV Prevê, além da criação de hinos para clubes tradicionais, como o Esporte Clube Redentor, o Independência e o Geisel, fortalecendo a identidade cultural local.

Na trajetória musical, integrou um dos primeiros grupos de samba de Bauru, o Cardápio do Morro. O grupo deu uma parada e, posteriormente, fundou, ao lado de Guto do Banjo e Luizinho, o grupo Turma da Garoa. Mais tarde, deu continuidade ao trabalho com o grupo Serv-Samba, consolidando seu nome no cenário artístico regional.

No esporte, também deixou sua marca como jogador dos clubes Redentor e Internacional, mantendo vivo o espírito de competição aliado à paixão pelo futebol.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego