Carregando agora
×

Grupo SVL é homenageado por preservar tradição ferroviária e impulsionar desenvolvimento de Bauru

O Grupo SVL e seus colaboradores receberam, na tarde desta quinta-feira (25/06), aMoção de Aplauso n.º 321/2025 da Câmara Municipal de Bauru, em reconhecimento à trajetória da empresa, às contribuições para o desenvolvimento do setor ferroviário, à geração de empregos, à formação de profissionais especializados e ao compromisso com a comunidade bauruense. A homenagem, de iniciativa do vereador José Roberto Segalla (União Brasil), foi entregue em solenidade realizada no Plenário da Casa de Leis.

Fundado em 1998 pelos ex-supervisores de manutenção ferroviária Sérgio Henrique Avolio, Valdir de Oliveira Pinto e Luís Antonio Farinelli, o Grupo SVL consolidou-se como referência nacional na fabricação de componentes ferroviários, manutenção e reconstrução completa de locomotivas, além de prestar consultoria especializada aos setores ferroviário e marítimo.

Ao entregar a honraria, José Roberto Segalla destacou que a história de Bauru foi construída pela ferrovia e afirmou que, mesmo após a redução da atividade ferroviária no município, o conhecimento técnico desenvolvido por gerações de ferroviários permaneceu vivo por meio do trabalho realizado pelo Grupo SVL. Para o parlamentar, a empresa preserva uma vocação histórica da cidade ao transformar essa experiência em inovação, qualificação profissional e desenvolvimento econômico.

O vereador observou ainda que a importância do grupo pode ser medida por um contraste simbólico: embora Bauru tenha nascido e crescido com a ferrovia, as locomotivas recuperadas pela empresa já não chegam mais pelos trilhos, sendo transportadas por caminhões até a cidade.

Segundo Segalla, o Grupo SVL atende clientes de diversas regiões do Brasil e do exterior, investe na formação de novos profissionais em parceria com o SENAI e mantém atuação em ações sociais, aspectos que motivaram a homenagem concedida pela Câmara Municipal.

Em nome dos homenageados, Sérgio Henrique Avolio agradeceu ao vereador José Roberto Segalla pela homenagem e afirmou que o reconhecimento fortalece a trajetória construída ao longo de quase três décadas de atuação do Grupo SVL. “São quase 30 anos de existência e queremos seguir”, resumiu.

Luís Antonio Farinelli relembrou o início da empresa, marcado pelas transformações provocadas pela privatização das ferrovias. Segundo ele, o plano inicial era construir uma carreira na empresa pública, mas a perda do emprego levou os três fundadores a unirem forças para criar um novo caminho profissional. “Foi duro no começo. A gente batalhou muito, mas Deus abriu as portas e nós vencemos”, afirmou.

Encerrando os agradecimentos, Valdir de Oliveira Pinto ressaltou que a história da SVL é resultado de um esforço coletivo. O homenageado agradeceu à Câmara Municipal pela honraria, reconheceu o trabalho dos colaboradores – “sem eles, não seríamos nada” -, e estendeu a gratidão às famílias que acompanharam essa trajetória e aos parceiros que contribuíram para o crescimento da empresa.

Amigo dos homenageados, o engenheiro Luiz Antônio Sola destacou o empenho do Ministério dos Transportes na retomada do setor ferroviário brasileiro e afirmou haver perspectivas positivas para a reativação da malha ferroviária, ressaltando que Bauru reúne conhecimento técnico e tradição capazes de contribuir para esse processo.

A solenidade foi presidida pela vereadora Estela Almagro (PT), que destacou a atuação do Poder Legislativo bauruense em defesa da retomada do desenvolvimento ferroviário da cidade. A parlamentar lembrou as discussões conduzidas pela Câmara sobre o futuro da Malha Oeste e defendeu que o encerramento da atual concessão represente uma oportunidade para recolocar Bauru no protagonismo ferroviário nacional.

A proposição da Moção de Aplauso começou a tramitar na Câmara Municipal no dia 02 de fevereiro de 2026 e foi aprovada por unanimidade pelo Plenário na Sessão Ordinária realizada em 09 de fevereiro.

Confira a exposição de motivos do vereador para a homenagem:

“Bauru tem a sua história profundamente ligada ao desenvolvimento ferroviário. A cidade foi construída, cresceu e se estruturou a partir da malha ferroviária, tornando-se um dos maiores entroncamentos do Brasil, abrigando a operação de importantes companhias como a FEPASA, a Rede Ferroviária Federal e a Estrada de Ferro Sorocabana.

Inserido nesse contexto, destaca-se o Grupo SVL, formado por profissionais que vivenciaram e ajudaram a construir a história da ferrovia no país. Entre os seus fundadores, dois são filhos de ferroviários, o que evidencia que a atividade sempre foi mais do que uma profissão: tornou-se um legado familiar. Desde o tempo em que as viagens intermunicipais de trem eram comuns e marcantes na infância de muitos brasileiros, nasceu um sentimento de pertencimento, saudosismo e o sonho de resgatar essa vivência, apresentando às novas gerações as emoções e experiências únicas proporcionadas pelas estações ferroviárias.

Diante do processo de privatização e da consequente insegurança quanto ao futuro dessa atividade, os então supervisores de manutenção Sérgio Henrique Avolio, Valdir de Oliveira Pinto e Luís Antonio Farinelli vislumbraram a necessidade de construir uma alternativa profissional. Assim, ainda em atividade na ferrovia, uniram esforços e, em 1998, fundaram a SVL, inicialmente como uma segunda fonte de renda.

Com o passar dos anos, a empresa consolidou-se e tornou-se o principal foco profissional de seus fundadores, atuando fortemente na fabricação de peças e componentes ferroviários, revisão, manutenção e reconstrução completa de locomotivas, além de oferecer serviços de consultoria especializada para ferrovias e embarcações marítimas que utilizam equipamentos semelhantes.

Com mais de 40 anos de experiência acumulada nas áreas mecânica, elétrica, pneumática e de truques, o Grupo especializou-se principalmente em locomotivas GE, sem deixar de atender, por meio de desenhos técnicos, part numbers ou amostras, a demanda por peças de diversos outros modelos de locomotivas e vagões.

Ao longo da sua trajetória, a empresa tornou-se uma verdadeira referência no setor ferroviário, conquistando a confiança de inúmeras ferrovias, usinas, siderúrgicas e empresas de transporte, tanto no mercado nacional quanto internacional. Entre seus clientes e parceiros destacam-se: CSN, Transnordestina, Companhia Brasileira de Alumínio, CCR Via Mobilidade, ALL-Rumo, VLI-FCA, MRS, Ferroeste, Ferrovia Tereza Cristina, MRN, Alcoa, SuperVia, CPTM, Gerdau, entre muitas outras, além de empresas no Canadá e na Bolívia.

A SVL também mantém uma frota própria de locomotivas destinadas à locação para manobras de pátio, utilizadas por empresas que dependem da ferrovia para o transporte de seus produtos, bem como máquinas destinadas ao socorro de trens em operação, contribuindo diretamente para a eficiência logística e operacional do setor.

Comprometida com a formação profissional e o desenvolvimento social, a empresa incentiva a qualificação por meio das oficinas do SENAI, absorvendo mão de obra formada pela instituição. Além disso, participa ativamente de projetos comunitários, colaborando mensalmente com instituições de caridade e iniciativas voltadas a festividades infantis.

Ser ferroviário, como bem representa a trajetória da SVL, não é apenas exercer um ofício, mas atender a uma vocação. É cultivar paixão pelos trens, respeito à história e consciência do papel fundamental que o transporte ferroviário desempenha no desenvolvimento econômico e social do país. Merece destaque a relação de respeito e de valorização de seus colaboradores, tratados como parte de uma grande família.

Dessa forma, a empresa genuinamente bauruense se destaca não apenas como negócio, mas como símbolo de resistência, tradição e esperança no fortalecimento e no resgate do setor ferroviário, representando uma época próspera e marcante da história de Bauru e do Brasil.”

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego