Carregando agora
×

Na Tribuna: ampliação da Área Azul concentra críticas e mobiliza debate entre vereadores

A ampliação da Área Azul e os desdobramentos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada para fiscalizar o contrato do Estacionamento Rotativo dominaram os pronunciamentos dos vereadores durante o Rol de Oradores da Sessão Ordinária desta segunda-feira (22). Além do tema, os parlamentares abordaram demandas relacionadas à saúde, mobilidade urbana, infraestrutura dos distritos industriais, assistência à população idosa, causa animal e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Confira o que disse cada parlamentar:

André Maldonado (PP) criticou a ampliação da Área Azul na cidade. O vereador explicou que não é necessariamente contra a iniciativa, mas considera que sua implantação não contou com o planejamento necessário. Diante disso, sugeriu que a Câmara Municipal redija uma Nota de Repúdio contra a expansão do Estacionamento Rotativo, especialmente em áreas residenciais ou próximas a hospitais. O parlamentar também repercutiu a Audiência Pública realizada na última sexta-feira (19), que discutiu demandas e estratégias para melhorias na infraestrutura dos Distritos Industriais de Bauru. A reunião, promovida pela Comissão de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, debateu a possibilidade de utilização dos recursos do Fundo Municipal dos Distritos Industriais, que somam R$ 1,8 milhão, administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedecon). Além disso, foram atualizadas as informações sobre o andamento de projetos para os Distritos I, II, III e IV. André Maldonado comentou ainda a participação de vereadores na solenidade de inauguração do Centro TEA, realizada nesta segunda-feira (22/06), com a presença do governador Tarcísio de Freitas. O parlamentar manifestou insatisfação com a forma como os representantes do Poder Legislativo foram recebidos e acomodados durante o evento, defendendo maior valorização institucional da Câmara Municipal em agendas oficiais dessa natureza.

Cabo Helinho (PL), ao abordar o novo sistema de operação e fiscalização do Estacionamento Rotativo, comentou um caso de tentativa de furto a um parquímetro. O crime foi evitado por policiais militares em atividade delegada. O vereador observou o risco de que a prática se torne comum na cidade, considerando a alta de casos de furtos de fiação e o que classificou como negligência do município em relação à segurança pública. Com o intuito de colaborar com a prevenção de ocorrências, o parlamentar pediu a moradores e empresários com videomonitoramento em seus imóveis que cadastrem suas câmeras no programa Muralha Paulista. Helinho também alertou para as 50 ocorrências relacionadas a reeducandos em saída temporária ao longo da última semana. “A qualidade de vida de uma sociedade está diretamente ligada à sensação de segurança”, concluiu.

Arnaldinho Ribeiro (Avante) falou sobre a proposta de sua autoria que institui a Semana Municipal de Atenção à Gagueira, aprovada em primeira discussão na Sessão Ordinária do dia 22 de junho. Segundo o vereador, 5% das crianças bauruenses – aproximadamente 3 mil – convivem com a gagueira. O parlamentar justificou a importância da iniciativa como forma de acolher e oferecer assistência: “A pessoa que tem dificuldade na fluência, ela se cala e se isola”, afirmou. Arnaldinho explicou que a proposta tem foco em ações de conscientização e capacitação e ressaltou que não implica criação de novas despesas para o município. Além disso, destacou que a proposta foi elaborada em parceria com a Prefeitura e com a Universidade de São Paulo (USP) de Bauru, em especial com a Profª Dra. Simone Aparecida Lopes-Herrera, que participou de reunião com a Secretaria Municipal de Educação na última semana.

Junior Rodrigues (PSD) criticou a condução do processo de ampliação da área da Zona Azul, que, segundo ele, ocorreu sem diálogo suficiente com a população. O vereador argumentou que a mudança poderá afastar a população da região central da cidade, além de criar dificuldades para comerciantes, moradores e até pacientes e trabalhadores da Maternidade Santa Isabel e do Hospital de Base, cujos entornos passaram a integrar a área de Estacionamento Rotativo. Ele também criticou a limitação a duas horas por dia da gratuidade das vagas para idosos e pessoas com deficiência (PCDs). Diante disso, o parlamentar iniciou um abaixo assinado online, que solicita, entre outros pontos, a suspensão da expansão da Zona Azul: “Não é feio voltar atrás”, concluiu, pedindo que a Emdurb e a Prefeitura reavaliem a medida.

Junior Lokadora (Podemos) defendeu a importância de ampliação de centros de assistência e acolhimento para idosos, diante do aumento significativo do número de pessoas na terceira idade. O parlamentar argumentou que essas pessoas podem ficar expostas a situações de risco, quando permanecem sozinhas, sem supervisão, já que muitas vezes a família não consegue conciliar trabalho e cuidados. Falando sobre o Estacionamento Rotativo, Lokadora disse que vem recebendo diversas reclamações de pessoas afetadas pelo aumento da Área Azul: “O que é 100 reais na vida de um trabalhador?”, afirmou, argumentando que a ampliação do sistema poderá representar aumento de despesas para parte da população. O vereador também citou as falhas na coleta de lixo no período de “saidinha” dos reeducandos que atuam no serviço operado pela Emdurb. Na avaliação do vereador, faltou planejamento da administração municipal para ampliar a mão de obra e reduzir a dependência do convênio firmado com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

Estela Almagro (PT) também abordou a ampliação da Área Azul e questionou manifestações contrárias à medida feitas por vereadores que não subscreveram a Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada para fiscalizar o contrato do estacionamento rotativo. A parlamentar voltou a criticar o que considera falta de diálogo da prefeita Suéllen Rosim (PSD) com o Poder Legislativo e defendeu que a Câmara amplie o debate institucional sobre o tema, propondo a realização de uma Audiência Pública com a assinatura e participação dos vereadores. Outro assunto abordado na tribuna foram os altos gastos com shows de artistas nacionais no aniversário da cidade em detrimento do valor destinado à apresentações de bandas locais nas comemorações. Estela pontuou que, das 163 bandas bauruenses inscritas, somente três serão contratadas pelo valor de “apenas” R$ 3 mil cada.

José Roberto Segalla (União Brasil) comentou sobre a suspensão temporária de um medicamento usado no tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Elevidys é utilizado no tratamento da doença e pode retardar sua progressão em determinados pacientes, mas foi suspenso pelo órgão de vigilância depois de reações adversas em pacientes adolescentes dos Estados Unidos. Segalla contou que uma família de Bauru, que possui dois filhos com essa condição, foi afetada diretamente pela suspensão temporária do medicamento – motivo pelo qual colocou seu mandato à disposição da família na interlocução junto a parlamentares em âmbito federal. O vereador também abordou a inauguração do Centro TEA e lembrou sua trajetória como apoiador da causa autista: “A causa das pessoas com deficiência sempre vai contar com o meu apoio”, afirmou. O parlamentar lembrou ainda sua participação na fundação da Associação dos Familiares, Amigos e Pais de Autistas de Bauru (Afapab), em 2009, e sua longa atuação junto à Sorri Bauru, instituição com a qual mantém vínculo há quase cinco décadas.

Julio Cesar (PP) resumiu a primeira reunião da CEI do estacionamento rotativo, da qual faz parte, classificando-a como “muito produtiva”. Durante o encontro, o parlamentar defendeu o envio de um documento ao Poder Executivo solicitando a suspensão do contrato sob análise. Outro ponto levantado na tribuna foi a falta de suporte da Prefeitura à causa animal. Julio Cesar também pediu o apoio dos cuidadores e protetores independentes nas cobranças direcionadas à Coordenadoria de Políticas Públicas para o Bem-Estar Animal, que, segundo o vereador, conta com orçamento de aproximadamente R$ 7 milhões. Ao retomar a questão da pavimentação do Jardim Ivone, o vereador expressou seu descontentamento com a gestão municipal. De acordo com ele, em reunião com os moradores, o Chefe de Gabinete, Leonardo Marcari, havia informado que a Prefeitura garantiria asfalto em todo o bairro, complementando os recursos destinados para a obra por meio de emenda parlamentar, o que, até o momento, não aconteceu. Em nova reunião sobre o assunto, convocada para a semana passada com o Chefe de Gabinete, a secretária municipal de Infraestrutura e o diretor de Obras, Julio disse que nenhum representante do Executivo compareceu ao encontro. “Esse é o respeito que têm com a população”, lamentou.

Mané Losila (MDB) comentou sobre a manutenção da rodovia Elias Miguel Maluf, que liga Bauru a Piratininga. O vereador agradeceu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB) pelo trabalho de roçagem na região, mas cobrou da Secretaria de Infraestrutura a restauração do trecho da via na altura do Rastro do Cowboy, por conta de erosões. Ainda, fez um apelo pela melhoria da iluminação da estrada. Ao comentar a expansão do Estacionamento Rotativo, o parlamentar observou que o aumento da frota e a insuficiência de vagas disponíveis, inclusive em estacionamentos particulares, exigem planejamento para atender à demanda da cidade. Mané também comentou o planejamento das obras de infraestrutura no Val de Palmas, que foi pauta de Audiência Pública realizada nesta terça-feira (23/06), e apontou que a UBS do Distrito de Tibiriçá está sem serviço de telefone há mais de 15 dias, o que afeta sensivelmente parte da população rural.


Marcelo Afonso (PSD)
abordou os problemas no trânsito de Bauru, começando pelo alto fluxo na avenida Comendador José da Silva Martha. O vereador apresentou um ofício de seu gabinete no qual solicita à Secretaria de Infraestrutura o prolongamento da rua Sorocabana. Dessa forma, pontuou Marcelo, a via passaria a ligar a rua Vereador Gomes dos Santos (início da avenida Duque de Caxias) com a avenida Comendador José da Silva Martha. Em outro ofício, pede a interligação entre as Ruas Domingos Plete e Maria Rosa. As medidas, segundo o parlamentar, melhorariam o fluxo de veículos na região e reduziriam os congestionamentos nos principais corredores viários da região. O parlamentar lamentou que as propostas apresentadas por ele “não saem do papel”, referindo-se também a ofícios de seu gabinete que solicitam a implantação de semáforos inteligentes na avenida Duque de Caxias e estudos acerca da implantação do sistema “Direita Livre”.

Márcio Teixeira (PL) voltou a abordar o contrato do Estacionamento Rotativo. Membro da CEI que apura o tema, o vereador afirmou que o Consórcio Park Bauru, contratado pela Emdurb para operar o sistema, tem sede em Londrina (PR) e que um dos proprietários da empresa foi condenado no âmbito do processo conhecido como Mensalão. O parlamentar também afirmou que os veículos utilizados na fiscalização do rotativo não estão registrados em Bauru. Márcio declarou que a CEI irá analisar detalhadamente todos os aspectos relacionados ao contrato e defendeu que o Poder Legislativo exerça seu papel fiscalizador. O vereador também comentou a programação do aniversário da cidade, criticando a contratação de apenas três grupos artísticos locais e a destinação de aproximadamente R$ 2 milhões para atrações de alcance nacional. Na avaliação do parlamentar, os artistas bauruenses deveriam ter maior espaço na programação oficial das comemorações.

Miltinho Sardin (PSD) endossou as considerações feitas pelo vereador Marcelo Afonso (PSD) sobre o tráfego de veículos na Avenida Comendador José da Silva Martha: “Não dá mais para transitar”, declarou. Ele lembrou que essa é uma pauta antiga de seu mandato, que já solicitou a abertura de uma terceira faixa na via. Além disso, o estreitamento do canteiro central e a retirada da ciclofaixa são outras possíveis soluções apontadas pelo parlamentar. O vereador abordou também problemas de excesso de velocidade em um cruzamento no Conjunto Habitacional Bauru I, para onde vai solicitar a instalação de redutor de velocidade. Miltinho pediu à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB) a realização de uma operação tapa-buraco no Jardim Bela Vista e no Parque Vista Alegre, onde, segundo o vereador, os problemas de pavimentação são generalizados.

Natalino da Pousada (PDT) comentou sobre a fila de pacientes que aguardam vagas de internação e leitos cirúrgicos na cidade. O vereador contou que acompanha o caso de três munícipes à espera de cirurgia, entre eles um homem que sofreu uma fratura no braço na última quinta-feira (18) e ainda não havia sido submetido ao procedimento cirúrgico necessário. Natalino também divulgou a Audiência Pública de sua autoria, marcada para a próxima sexta-feira (26), que discutirá a integração dos Conselhos Municipais no enfrentamento às drogas. O vereador ainda relatou visita ao viaduto Vila São Paulo para conversar com moradores sobre questões de trânsito e mobilidade da região e divulgou o endereço de seu escritório parlamentar, localizado no Pousada II.

Pastor Bira (Podemos) foi outro parlamentar que repercutiu a primeira reunião da CEI do estacionamento rotativo, da qual é presidente. O vereador defendeu a importância da participação de seus pares nas reuniões, lembrando que a comissão só pôde ser instalada após uma segunda rodada de indicações de membros. Também citou os documentos que foram solicitados no primeiro encontro, com destaque para o que recomenda à Prefeitura a suspensão do contrato enquanto a investigação estiver em andamento. Bira também comentou a Audiência Pública realizada na última semana para debater a criação da Feira Municipal do Artesanato em Bauru. O vereador afirmou que a feira contribuiria para a geração de empregos, aumento da arrecadação e fortalecimento da cultura local. Em sua avaliação, porém, a proposta ainda não foi implementada por falta de vontade política.

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego