Carlão do Gás volta a pedir início das obras no Manoel de Abreu
O vereador Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (PMDB) voltou a cobrar, na última Sessão Legislativa, a retomada dos atendimentos no Hospital Manoel de Abreu, fechado em 2016 para reformas que visavam a modernização e a ampliação da estrutura.
Esperada para 2019, segundo a direção do Departamento Regional de Saúde (DRS), a reabertura da instituição é considerada como uma das saídas para o déficit de leitos verificado em Bauru.
Entre 2007 e 2016, houve redução de 27% das vagas. Entre janeiro de 2017 e abril de 2018, 117 pessoas morreram à espera de internação na cidade.
Sem as atividades no Manoel de Abreu, Carlão acredita que este déficit tende a agravar nos próximos anos.
Isso porque, segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o número de idosos em Bauru deve crescer 52% até 2022, passando de 55 mil para 84 mil;
“Apesar da existência do Estatuto de Proteção ao Idoso, na saúde, o idoso não interessa [ao poder público]”, criticou o parlamentar.
O diretor do Departamento Regional de Saúde em Bauru (DRS-6), Paulo Eduardo de Souza [ex-vereador], deveria, segundo o vereador, articular a antecipação da entrega do hospital junto ao governo do Estado.
“Nós percebemos que nada caminhou ainda [a respeito da ampliação]”, lamentou Carlão.
A expectativa, em 2016, era de que o número de leitos fosse ampliado em 82% no Hospital Manoel de Abreu. Até o momento, no entanto, o prédio permanece fechado.
Assista à íntegra do pronunciamento do parlamentar
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Câmara Municipal de Bauru
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


