Carregando agora
×

‘Refis’ e mudança nas regras para a exploração do serviço de táxi estão na Pauta da Sessão Legislativa

  Em razão do Ponto Facultativo de 20 de Novembro, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bauru será realizada nesta terça-feira (21/11), a partir das 14h, no Plenário Legislativo. Na extensa pauta de processos a serem discutidos, consta o Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de iniciativa do vereador Coronel Meira (PSB), que elimina a figura da autorização e adota a da permissão para que interessados possam prestar serviços de táxi (Processo 219/17).

  Meira explica que o instrumento da autorização é considerado precário, pois está vinculado a ato meramente discricionário do chefe do Poder Executivo. Com a permissão, a seleção se daria de acordo com critérios objetivos e transparentes, por meio de licitação.

  O vereador observa ainda que modalidade proposta é a mais aceita juridicamente.  O texto ainda estipula que cada pessoa física possa ter a permissão para explorar apenas um veículo de táxi. A regra atual libera até duas autorizações.

  Ainda de iniciativa parlamentar, está na pauta o Projeto de Lei da vereadora Yasmim Nascimento, que inclui o “Outubro Rosa” no Calendário Oficial de Eventos do Município (Processo 221/17).

REFIS

  Os demais processos foram encaminhados à Casa de Leis pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta. Entre eles, o projeto que institui o “Programa Extraordinário de Regularização Fiscal – PERF”, popularmente conhecido como “Refis” (Processo 224/17).

  O texto prevê que contribuintes com dívidas de tributos e taxas junto à Prefeitura possam parcelar seus débitos em até 96 meses (oito anos). Além disso, o programa estipula descontos sobre os juros devidos, que podem ser de até 90%, caso o pagamento seja efetuado à vista.

  A Exposição de Motivos do prefeito Clodoaldo Gazzetta pontua que, se aprovada, a proposta deve incrementar a arrecadação municipal em cerca de R$ 14,5 milhões até o fim de 2018.

  Também está na pauta o projeto que cria obrigações acessórias para tomadores de serviços de administração de cartões de crédito e débito, arrendamento mercantil (leasing), planos de saúde administrados por empresas não estabelecidas no município de Bauru; e para a atividade de disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdo de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet (Processo 223/17).

  Essas atividades foram recentemente incluídas, por leis federal e municipal, na lista de serviços tributados pelo ISS.

Ajustes no Orçamento

  Os parlamentares discutem ainda quatro projetos que propõem ajustes no Orçamento de 2017 da Prefeitura. Somados, alteram a destinação de R$ 6,6 milhões, que serão utilizados para o pagamento de salários, vale-alimentação, planos de saúde e eventos culturais (Processos 230/17232/17233/17 e 234/17).

Cipar

  Por fim, volta à Pauta, o projeto que prevê a criação de um único Conselho Interno de Política e Administração de Remuneração (Cipar) – Processo 194/17.

  Atualmente, cada um dos três Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCSs) – Saúde, Educação e Administração (demais secretarias) – dispõe dessa estrutura, mas apenas a da Administração está constituída e atuante.

Moções

  Em Discussão Única, os vereadores devem votar quatro Moções de Aplauso:

  • Moção de Aplauso a toda a equipe do Programa Bom Prato de Bauru pelos seus quatro anos de existência

Autor: Vereador Ricardo Cabelo (PPS)

  • Moção de Aplauso à Igreja Pentecostal Escolhidos de Deus – Ministério Júlio Nóbrega pelos nove anos de existência, comemorados em novembro

Autora: Vereadora Yasmim Nascimento (PSC)

  • Moção de Aplauso ao Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo exímio trabalho voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio

Autor: Vereador Roger Barude (PPS)

  • Moção de Aplauso à Igreja Cristã Renovada do Jardim Vitória pela 7ª edição do evento “O melhor dia do ano”

Autor: Vereador Sandro Bussola (PDT)

 

VINICIUS LOUSADA

Assessoria de Imprensa

Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Vagas de Emprego