Audiência destaca necessidade de envolvimento da família para conscientização sobre uso excessivo da Internet
Por iniciativa do vereador Miltinho Sardin (PTB), foi realizada, nesta quarta-feira (27/09), Audiência Pública para discutir a possibilidade de que sejam realizadas campanhas de conscientização sobre doenças causadas pelo uso excessivo da Internet.
O parlamentar deve apresentar Projeto de Lei nesse sentido, a exemplo de iniciativas já bem-sucedidas em outras cidades, como São José dos Campos (SP).
Já no início da reunião, Miltinho listou uma série de doenças apontadas como consequência do uso excessivo da Internet, como a nomofobia (ansiedade sentida pelo fato de o usuário estar desconectado), vícios em jogos online, “Depressão do Facebook” e o “Efeito Google”, ressaltando ainda os riscos do mau uso da tecnologia.
“Basta lembrar do suposto jogo chamado de ‘Baleia Azul’, que levou jovens a cometerem suicídio e chegou a fazer vítimas na nossa cidade”, pontuou.
A audiência contou ainda com a participação da vereadora Chiara Ranieri (DEM), que preside a Comissão de Educação do Legislativo, e dos parlamentares Serginho Brum (PSD) e Pastor Luiz (PTB).
Também participaram a secretária de Educação, Isabel Miziara, representantes da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), do Conselho Tutelar e de entidades.
Precoce
O debate teve início com a exibição da entrevista de especialista, pontuando que, quanto mais precoce a exposição de crianças a computadores, tablets e smartphones, maiores os riscos.
Nesse sentido, a vereadora Chiara relatou a relação de suas filhas (de 2 e 9 anos) com a tecnologia, destacando que, diferentemente da atual geração de crianças, os pais e mães não cresceram na era da Internet e não estão preparados para lidar com o tema.
Por essa razão, a parlamentar frisou a relevância do envolvimento da escola em trabalhos de conscientização, não apenas com os alunos, mas também com suas famílias.
Serginho Brum também abordou a mudança de comportamentos e rotinas em decorrência da popularização dos smartphones.
Relações interpessoais

Secretária de Educação Isabel Miziara
Secretária municipal de Educação, Isabel Miziara observou que a Internet é uma ferramenta muito relevante, inclusive para o processo de aprendizagem, desde que utilizada de forma, adequada, moderada e sob orientação.
“Coibir o uso não dará resultados. Precisamos buscar meios de sensibilizar alunos e familiares”, avaliou, destacando a necessidade de que as relações interpessoais sejam valorizadas e apresentadas como mais importantes do que as virtuais.
Diretora da rede municipal de ensino, Rute Camara tratou do tema pela perspectiva das crianças, que, muitas vezes, depois de passarem o dia inteiro na escola, mão encontram, em casa, a atenção dos pais, também comprometidos com o uso da Internet.
VINICIUS LOUSADA
Assessoria de Imprensa
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


