Desligamento do sinal analógico vai aproximar o cidadão das TVs do Legislativo
Para as emissoras da Rede Legislativa de TV, o fim do sistema analógico representa a oportunidade de a população ter mais acesso aos canais do Legislativo. A meta do governo é que 93% das residências que têm televisão passem a ter acesso ao sinal digital para que o sistema analógico possa ser desligado. Para a população de baixa renda, que não tem condições de trocar de televisor, o governo irá distribuir 14 milhões de conversores de sinal analógico para digital. Serão contemplados os moradores com cadastro do programa Bolsa Família.
“Com a popularização da TV digital, a audiência das TVs Legislativas deve aumentar consideravelmente, pois o telespectador terá acesso ao sinal das emissoras com muito mais facilidade”, comemora Sergio Chacon, secretário de comunicação da Câmara dos Deputados.
Para definir as metas e o cronograma destas grandes mudanças, foi constituído, em dezembro de 2014, o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, chamado de Gired e formado por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações e das emissoras de TV e das operadoras de telecomunicações. As emissoras legislativas estão representadas pela coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV e vice-presidente da Astral, Evelin Maciel.
“Estamos presentes em todas as reuniões dos grupos de trabalho que pautam o Gired para defender os interesses das emissoras públicas e, em especial, das emissoras do Poder Legislativo. No universo da TV digital, as emissoras legislativas, em sua ampla maioria, operam entre os canais 60 e 62. Estamos trabalhando para garantir que todas as emissoras sejam contempladas com equipamentos adequados para canais mais baixos e que ninguém tenha prejuízo com a migração”, defende Evelin Maciel.
O grupo é coordenado pelo conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone. Ele defende o papel do Gired como órgão responsável por balizar as decisões da EAD. “Nos reunimos para discutir e assessorar a EAD nas decisões. Vamos propor especificações de conversores, filtros e antenas, bem como auxiliar na logística e técnicas de mitigação de possíveis interferências”, afirmou Zerbone.
Mais informações sobre a Rede Legislativa de Rádio e TV no site:
http://www2.camara.leg.br/comunicacao/rede-legislativa-radio-tv
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru
Grupo de Vagas de Emprego
Participe do grupo de vagas de emprego de Bauru e região e encontre as melhores oportunidades para você!
Entrar no GrupoGrupo de Trocas e Vendas
Participe do grupo de trocas e vendas de Bauru e região e aproveite as melhores oportunidades!
Entrar no Grupo