Marlon Barbosa é o mais novo ‘Cidadão Bauruense’
O médico cirurgião plástico Marlon Alexies Azevedo Barbosa recebeu, na noite desta quinta-feira (31/8), o Título de “Cidadão Bauruense”. A honraria foi oferecida pelo vereador Coronel Meira (União Brasil) via Decreto Legislativo n.º 2065, de 31 de maio de 2022, aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Câmara Municipal de Bauru, no dia 30 de maio do ano passado.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador Junior Rodrigues (PSD), e secretariada pelo vereador Eduardo Borgo (Novo).
Além do autor da homenagem, vereador Coronel Meira (União Brasil), os parlamentares Mané Losila (MDB), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Junior Lokadora (PP), Markinho Souza (Fed. PSDB/Cidadania), Julio Cesar (PP) e Beto Móveis (Fed. PSDB/Cidadania) também prestigiaram a Sessão Solene, que contou ainda com a participação do ex-vereador de Bauru Primo Alexandre Mangialardo; do consultor jurídico da Câmara de Bauru, Arildo Lima Jr.; do comandante do 13º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), Tenente-Coronel PM Fábio Domingues Pereira; do comandante do Posto de Bombeiros de Bauru, 1º Tenente PM Vinícius Alexandre Burin; do sócio-fundador do Grupo Paschoalotto, Nelson Paschoalotto; da vereadora Aline Bello (MDB), do município de Reginópolis (SP), e de familiares e amigos.
A entrega da placa foi realizada pelo vereador Coronel Meira (União Brasil). Uma flor também foi entregue para a esposa do homenageado, Daphyne Faria Ramires, pelas mãos de Margaret M. Toledo Meira, esposa do parlamentar Coronel Meira.
No ato da entrega da homenagem, o vereador Coronel Meira agradeceu ao doutor Marlon, à Aline e ao Maurício, que fazem parte da Rede One Care, pela ajuda e orientação na criação da atenção primária à saúde para a Associação Policial de Assistência à Saúde (APAS), operadora que atende o policial militar e seus familiares. Em seguida, o parlamentar destacou a importância de expandir a atenção básica e o número de médicos nos prontos-socorros para atender às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Meira ainda ressaltou que quanto maior a rede básica de Saúde, mais benefícios poderão ser oferecidos às pessoas, evitando o sofrimento de esperar em filas no pronto-atendimento. Por fim, o autor da homenagem agradeceu novamente ao doutor Marlon pela ajuda e orientação, destacando sua atuação voluntária, e mencionou o desejo de ter um Hospital Municipal no futuro para atender a demanda da população.
Em seu discurso, Marlon Barbosa agradeceu às autoridades presentes, aos amigos, familiares e convidados e relatou a história de sua adolescência e infância, destacando o seu contato com o doutor Antônio Carlos Mancini, que além de ter sido seu pediatra, é uma figura inspiradora em sua vida. O homenageado ainda enfatizou que se sente honrado por ter sido agraciado com o título de “Cidadão Bauruense”.
Marlon também expressou sua gratidão à Bauru, cidade em que tem tido oportunidades desde o início de sua trajetória profissional. “Eu agradeço muito a Bauru, que sempre foi muito generosa comigo, desde sempre”, pontuou. Também agradeceu aos amigos e colegas da Rede One Care, com os quais tem trabalhado na construção de um marco na saúde de Bauru e região.
Ao final, o homenageado mencionou o apoio e incentivo de sua esposa, assim como de seus filhos, e agradeceu ao Meira pelo reconhecimento, afirmando o seu compromisso de continuar entregando resultados como cidadão bauruense.
História
Marlon Alexies Azevedo Barbosa nasceu Iacanga (SP), em 27 de janeiro de 1976. Filho de João Vanderlei Barbosa e Zélia Ferraz Azevedo Barbosa. É casado com a médica Daphyne Faria Ramires, pai de dois filhos, João Pedro e Felipe.
Passou praticamente toda a sua infância e adolescência na cidade de lbitinga, concluindo o ensino fundamental na rede pública e o colegial no ensino privado graças à bolsa de estudos obtida em concurso promovido pela Prefeitura Municipal de lbitinga e aos serviços que a sua mãe prestava à cantina do mesmo colégio.
Em 1996, após dois anos de cursinho, foi aprovado em Medicina na Universidade Estadual Paulista, a UNESP, no campus de Botucatu. Em 2001, concluiu o curso de Medicina e foi aprovado na Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP. Em 2004, foi aprovado na Residência Médica de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, em 2007, obteve o Título de Especialista em Cirurgia Plástica pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Ainda em 2007, escolheu Bauru para morar e construir a sua carreira. Uniu-se a colegas médicos egressos da Faculdade de Medicina da UNESP e montaram a Clínica Plexus, que até hoje encontra-se na Rua Antônio Alves, nos Altos da Cidade.
Desde o início de sua carreira, o empreendedorismo se fez presente. Em 2008, com o desejo de estruturar seu próprio serviço, fez o arrendamento do Centro Cirúrgico e de 5 apartamentos na Santa Casa de Arealva, Hospital onde foi plantonista do Pronto Socorro de 2002 a 2006.
A experiência com a gestão em Arealva o fez acreditar que poderia montar o seu próprio serviço na cidade de Bauru. Foram dois projetos que não conseguiram sair do papel, um na rua Charles Lindemberg, próximo à avenida Getúlio Vargas, e outro na Rua Engenheiro Saint Martin, até que em 2011 recebeu o convite de Nelson Paschoalotto para assumir a Presidência da Operadora de Saúde Beneplan e do antigo Hospital Prontocor.
Em 2012, como Diretor Presidente da Área de Saúde do Grupo Paschoalotto, organizou a venda da Operadora de Saúde Beneplan, com então 23 mil vidas, e do Hospital Prontocor ao Grupo São Lucas de Lins.
Ao mesmo tempo em que a gestão dava um pausa, a sua carreira como Cirurgião Plástico ganhava força com a realização de cirurgias em Hospitais de Bauru. Em 2016, deixou os colegas da Clínica Plexus e inaugurou a Plástica Plexus, na Avenida Affonso José Aiello, na região dos Villaggios. No mesmo ano, ingressou no corpo clínico do Hospital São Luiz, em São Paulo. Em 2018, passou a fazer parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, onde realizava consultas e cirurgias.
Em 2019, no Albert Einstein, é apresentado à Dra. Márcia Makdisse, Coordenadora do Escritório de Cuidado Baseado em Valor da instituição. Dr. Marlon tomou contato, então, com os estudos de modelos mais sustentáveis de financiamento do Sistema de Saúde. No mesmo ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o seu “Guia para Implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor”.
O conteúdo do Guia da ANS e as ideias já implementadas no Hospital Albert Einstein, e em mais alguns poucos hospitais pelo Brasil, foram apresentadas e amplamente discutidas durante meses com um grupo de médicos de Bauru, grupo este que crescia a cada nova reunião e que já observava a necessidade de mudanças nos modelos de remuneração entre operadoras e prestadores de saúde. Mudanças que remunerassem melhor os prestadores, custassem menos às operadoras e, principalmente, oferecessem um melhor atendimento aos pacientes.
Encorajado pelo apoio crescente dos médicos de Bauru e pelas principais Operadoras de Saúde do Brasil, em 2020, em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a Rede One Care é concebida com a missão de suprir a falta de Hospitais privados independentes em Bauru e região, ampliando a oferta de serviços e produtos através de uma rede assistencial completa e com modelos de financiamento mais sustentáveis ao Sistema de Saúde.
Hoje, aos 47 anos, Dr. Marlon Barbosa é sócio-fundador e CEO da Rede One Care, empresa que, até o momento, já investiu mais de 100 milhões de reais em Bauru, gerando centenas empregos diretos e indiretos em um período de severa retração econômica imposta pela pandemia da COVID-19.
A Rede One Care prepara a inauguração da sua Unidade Hospitalar, com 18 mil metros quadrados de infraestrutura em área logística estratégica da cidade de Bauru, ao lado da avenida Getúlio Vargas e às margens da Rodovia Marechal Cândido Rondon.
O ineditismo e a proposta de valor da Rede One Care colocam Bauru como grande polo regional de serviços em saúde, trazendo protagonistas da indústria farmacêutica, de equipamentos médicos e da prestação de serviços que antes restringiam sua participação às cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Em pleno funcionamento, as 3 Unidades Ambulatoriais e a Unidade Hospitalar trarão mais de 800 empregos diretos e 1200 indiretos para a cidade de Bauru. Além do impacto econômico, a ampliação do mercado privado aumenta a oferta para pacientes e médicos, que poderão escolher entre as principais Operadoras de Saúde do Brasil.
O aumento do acesso à rede privada de saúde pela parcela da população que pode pagar para ser assistida impactará também na descompressão do Sistema Único de Saúde (SUS), diminuindo filas para atendimentos, internações e realização de exames e cirurgias na rede pública.
“É com esta missão que a Rede One Care pretende impactar positivamente na vida dos bauruenses, trazendo mais oportunidades e mais saúde a todos!”, finaliza o autor da homenagem, vereador Coronel Meira.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


