Eric Garmes e Toninho Garms são os mais novos ‘Cidadãos Bauruenses’
Em Sessão Solene, realizada na noite desta sexta-feira (28/7), a Câmara de Bauru promoveu a entrega de dois Títulos de “Cidadão Bauruense” a Eric Garmes de Oliveira (homenagem de iniciativa do vereador Junior Rodrigues) e a Antônio Carlos Garms (propositura de autoria do ex-vereador Marcelo Borges de Paula – in memoriam).
A honraria a Eric Garmes de Oliveira foi aprovada, por unanimidade, pela Casa de Leis, no dia 20 de março de 2023 (Decreto Legislativo n.º 2100/2023). Já a propositura a Antônio Carlos Garms foi aprovada, também por unanimidade, no dia 26 de novembro de 2012 (Decreto Legislativo n.º 1475/2012).
A solenidade foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Junior Rodrigues (PSD), e secretariada pelo vereador Miltinho Sardin (PTB).
Os parlamentares Chiara Ranieri (União Brasil), Coronel Meira (União Brasil), Estela Almagro (PT), Pastor Edson Miguel (Republicanos), José Roberto Segalla (União Brasil), Mané Losila (MDB), Markinho Souza (Fed. PSDB/Cidadania), Guilherme Berriel (MDB) e Marcelo Afonso (Patriota) também prestigiaram a Sessão Solene, que contou ainda com a participação da prefeita Suéllen Rosim (PSD); do ex-prefeito de Bauru, Clodoaldo Armando Gazzetta; do Juiz de Direito, Gilmar Ferraz Garmes; dos promotores de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) de Bauru, Henrique Ribeiro Varonez e Fernando Masseli Helene; dos ex-vereadores Roberto Bueno Martins, Raul Aparecido Gonçalves Paula, Paulo Eduardo Martins Neto, Antonio Faria Neto; do Tenente PM Carvalho, representando o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM-I), Tenente-Coronel PM Paulo Cesar Valentim; do presidente da Legião Mirim de Bauru, Murilo Marta Aiello; do sócio-fundador do Grupo Paschoalotto, Nelson Paschoalotto; do consultor de negócios Clemilton Bassetto, representando o Sebrae-Bauru, e da tesoureira Roberta Beatriz Nascimento, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 21ª Subseção de Bauru. Familiares e amigos dos homenageados acompanharam a solenidade no Plenário da Casa de Leis.
A entrega da placa para Antônio Carlos Garms foi realizada pela vereadora Chiara Ranieri (União Brasil). Uma flor também foi entregue para a esposa do homenageado, Lídia de Souza Garms, pelas mãos da esposa do presidente da Câmara, Katia Fernanda Gomes de Moraes.
Já a placa de Eric Garmes de Oliveira foi entregue pelo vereador Junior Rodrigues (PSD). A esposa do homenageado, Gabriela Busatto Ferrari, foi homenageada pelas mãos de Katia Fernanda Gomes de Moraes, esposa do presidente da Câmara.
A vereadora Chiara Ranieri (União Brasil), no ato da entrega do título, falou sobre as formas de se tornar um cidadão, entre elas, destacou a “naturalidade afetiva”, caso do Título de Cidadão. Ainda relembrou a trajetória de Antônio Carlos Garms, descrevendo-o como um homem com vasto currículo, formação profissional, fé, família, valores éticos, liderança, lealdade, capacidade intelectual, humildade e generosidade. Toninho foi professor primário, técnico de contabilidade, bancário, metalúrgico, delegado de polícia, juiz de direito, vereador e secretário municipal de Negócios Jurídicos. “É uma honra para nós, reconhecê-lo oficialmente como cidadão, como conterrâneo, o que sempre foi em nossos corações”, concluiu a parlamentar.
Após o discurso da vereadora Chiara, em homenagem a Toninho Garms, o músico Plínio Manoel emocionou a todos com a música “Força Estranha”, composta pelo cantor Caetano Veloso, em 1978.
Antônio Carlos Garms agradeceu a homenagem e relembrou momentos em que passou junto à família de Chiara. Também cumprimentou a família do ex-vereador Marcelo Borges de Paula (in memoriam), autor da propositura, à época. Relembrou a fala da vereadora e pontuou que trabalhou nos três Poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo) com muita honra e dedicação. Ainda destacou a história de sua família e sua trajetória profissional. Em relação ao período em que esteve como secretário de Negócios Jurídicos do município, citou diversos colegas e ressaltou: “eu aprendi mais do que ensinei com eles”.
Em seguida, o presidente da Casa de Leis, vereador Junior Rodrigues, fez o uso da Tribuna em homenagem a Eric Garmes e destacou que o homenageado é uma referência em empreendedorismo, inovação, gestão e governança. Ainda enfatizou a importância da comunidade trabalhar em conjunto para obter resultados grandiosos. “Bauru é uma cidade privilegiada em poder ter como mais novo cidadão bauruense nosso amigo Eric Garmes”, finalizou.
Eric Garmes de Oliveira agradeceu a homenagem e relembrou a sua infância em Bauru, na casa dos avós, e a sua mudança para a cidade em 1991. Mencionou ainda que, seguindo a tradição familiar, decidiu estudar direito na Instituição Toledo de Ensino, enquanto trabalhava como estagiário na Prefeitura Municipal de Bauru e, posteriormente, no Banco Ford. Em relação à sua empresa, destacou o orgulho de poder empregar mais de 16 mil pessoas em diferentes cidades. Eric Garmes enfatizou a importância da diversidade, empatia, respeito e união como pilares da empresa. Em seguida, agradeceu a todos que fizeram diferença em sua vida e dedicou a eles a homenagem. “Bauru me deu tudo. Minha família, meu trabalho, meus amigos e agora a sua cidadania. Obrigado, Bauru. Obrigado, meus irmãos bauruenses”, concluiu.
Histórias
Eric Garmes de Oliveira
Nasceu em 8 de março de 1976, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, é filho de Israel Benedito de Oliveira (falecido em 2012) e Neusa Maria Garmes. Eric é o mais velho entre os três irmãos, Elen e Earl. Passou sua infância na terra natal, estudou na escola E.E.P.G Sinharinha Camarinha. Muito tímido foi colocado na escola de música aos 8 anos para aprender tocar violão e desinibir um pouco. Jogou basquete e foi campeão estadual dos jogos escolares em 1990 por sua escola. Em 1991, aos 14 anos, se mudou para Bauru na Rua XV de Novembro, 7-41, para morar com sua avó materna Isaura Pitta Garmes, após o falecimento de seu avô Otacilio Garmes. Cursou o colegial na Escola Prevê Objetivo com ajuda financeira dos tios, Toninho (Antônio Carlos Garms), Otacílio e Fernando, obteve descontos nas mensalidades pelo Professor Duda Trevisan (em memória).
Aqui na cidade de Bauru, jogou basquete pela Associação Luso Brasileira, tendo como treinadores os hoje amigos Cassio e Gilmar e também fundou uma banda de Rock chamada XYZ, inicialmente com os amigos Leandro, Luciane, Frederico e Beto, e posteriormente a banda NPM com os amigos Zé Lídio, Fabão, Earl (irmão e Dj atualmente) e Bruno.
Em 1994 ingressou na Faculdade de Direito de Bauru – ITE, foi presidente do centro acadêmico na ITE, deu aulas de violão, foi estagiário na Prefeitura Municipal de Bauru no departamento liderado pelo Sr. lrineu Bastos (em memória) e em 1995 ingressou no Banco Ford em Bauru, onde trabalhou até 1998 quando se formou em direito e foi convidado por Nelson Paschoalotto para em conjunto com Rodrigo Paschoalotto iniciarem a Empresa Paschoalotto que é nascida aqui na nossa cidade e líder no Brasil em recuperação de créditos, gerando mais de 15.000 empregos diretos, nas cidades de Bauru, Agudos e Marília.
Em 2005 começou a namorar a advogada e agora nutricionista Gabriela Ferrari, com quem se casou em 2006 e teve, no final deste mesmo ano, a única filha, Ana Gabriela Ferrari Garmes, bauruense.
Nerino e Lenita são seus sogros, Raquel cunhada e Maria Eduarda sua afilhada, por quem tem profundo amor.
Nesse período fez pós-graduação em gestão de serviços jurídicos, MBA executivo e cursos em governança corporativa. Atualmente além das funções executivas é presidente do SECOBESP .
Tem como visão a centralidade no cliente, gestão pelo exemplo, valores de inclusão e transformação da vida das pessoas, através de oportunidades de trabalho. Com a frase “se cada um varrer sua calçada o Brasil ficará limpo” demonstra sua visão sobre fazer a diferença na comunidade em que está inserido.
“Se orgulha de construir novos negócios alinhados aos seus valores, como o Pagou Fácil, promovendo intraempreendedorismo e inovação. Escolheu a nossa cidade de Bauru para viver. Adora curtir a família, amigos, pescarias, música e se arrisca na culinária”, finalizou o autor da homenagem, vereador Junior Rodrigues.
Antonio Carlos Garms
Nasceu no dia 29 de julho de 1943, na cidade de Avaí/SP. Casou-se em 17 de julho de 1976 com Lídia de Souza Garms, sendo que deste casamento nasceram os filhos Cassiana de Souza Garms, Ana Paula Garms Carvalho e Marcelo Augusto de Souza Garms.
Exerceu as atividades profissionais a seguir descritas: – Loja de Aviamentos Ltda. (1955 a 1958); – Imobiliária Terra Nova Lida. (1958 a 1963 – sócios Milhem Abraão Rahal e Dr. Calil Rahal); – trabalhou como bancário nos Bancos Moreira Salles/Unibanco (1963 a 1969) e Banco Banespa (1969 a 1976); – trabalhou como metalúrgico na empresa Volkswagen do Brasil S.A. (1976 a 1977); – Delegado de Polícia- Estado de São Paulo (1977 a 1981); – Juiz de Direito – Estado de São Paulo (1981 a 1989, quando da aposentadoria no cargo de Juiz Auxiliar da Capital – São Paulo); – Consultor Jurídico da Câmara Municipal de Bauru (1991 a 1996); – Vereador em Bauru por três mandatos consecutivos (1997/2000 – 2001/2004 – 2005/2008); Presidente da Câmara Municipal no biênio 2005/2006; – Suplente de Deputado Federal (PSB) – candidatura com a marca “100% ficha limpa”.
Atuou ativamente como Vereador, sendo autor de diversos Decretos Legislativos, Moções e de muitos Projetos de Lei, dentre eles: – Lei Municipal n.º 4.411/1999 (proíbe a contratação de servidor na Administração Pública Municipal Direta, Indireta, Fundacional e Câmara Municipal, se parente ou convivente das autoridades mencionadas); – Lei Municipal n.º 4.391/1999 (dispõe sobre a instalação de antenas transmissoras de rádio, televisão, telefonia celular, telecomunicações em geral e de outras radiações eletromagnéticas, no Município de Bauru).
Atualmente, atua como Advogado no Escritório “Garms & Garmes Sociedade de Advogados”.
“Assim, pelos relevantes trabalhos prestados, o Dr. Antonio Carlos Garms, merece ser tratado como um autêntico e verdadeiro filho desta cidade de Bauru”, finalizou o autor da homenagem o ex-vereador Marcelo Borges de Paula (in memoriam).
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


