Markinho Souza entrega Moção de Aplauso ao Centro Espírita ‘A Serviço do Mestre’
Nesta segunda-feira (6/2), o vereador Markinho Souza (PSDB) entregou uma Moção de Aplauso ao Centro Espírita “A Serviço do Mestre” pelos seus 70 anos de serviços prestados àqueles que estão em exclusão e risco social no município de Bauru.
O parlamentar deu entrada na Moção n.º 83/2022 no dia 22 de agosto de 2022 e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 29 do mesmo mês.
A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Junior Rodrigues (PSD), e acompanhada pelos parlamentares Julio Cesar (PP), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Pastor Bira (Podemos), Guilherme Berriel (MDB), Coronel Meira (União Brasil), Mané Losila (MDB), Estela Almagro (PT), Junior Lokadora (PP), Beto Móveis (Cidadania), Eduardo Borgo (PMB), Marcelo Afonso (Patriota) e José Roberto Segalla (União Brasil).
Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, além da presidente do Centro Espírita “A Serviço do Mestre” para o biênio 2023-2024, Neuza Aracy Costa Sampaio; a vice-presidente, Cleusa Banhoz dos Santos, e as diretoras Odneis Banhos, Venetia Aparecida de Lima Vieira e Marina Araújo.
Markinho Souza, no ato de entrega da Moção, destacou a atuação do Centro Espírita no apoio à população em situação de vulnerabilidade ao longo dos últimos 70 anos. “Pelo fato de vocês estarem sempre estendendo a mão para aqueles que mais precisam, fazendo, muitas vezes, o serviço que deveria ser do poder público, nós temos que fazer esse reconhecimento, principalmente nós da Casa de Leis“, disse o parlamentar.
Neuza Araci Costa Sampaio, atual presidente do Centro Espírita “A Serviço do Mestre”, agradeceu pela homenagem e fez o convite aos parlamentares que contribuam e compareçam nos eventos de arrecadação de fundos para os trabalhos voluntários da entidade, como uma feira que vai ocorrer no mês de maio, no Centro do Professorado Paulista. “Aqueles que quiserem, por favor, compareçam”, solicitou.
Trajetória
Um grupo de amigos, de ilibada honradez e amor ao próximo, trabalhadores da rede ferroviária de Bauru, simpatizantes do codificador francês Allan Kardec e estudiosos de sua doutrina, o Espiritismo, em meados de 1940, reuniam-se com frequência na casa do ferroviário, Antônio José Ferreira, mais conhecido por Antônio Americano, que ganhou esse apelido devido suas idas constantes, a trabalho, aos Estados Unidos da América.
No decorrer do tempo, esse grupo de amigos foi crescendo, ganhando novos simpatizantes e a residência onde se reuniam ficou pequena para o acontecimento das reuniões e estudos. Percebendo a grandiosidade do Espiritismo e a possibilidade da prática de estudo, caridade e amor ao próximo, acharam por bem que havia a necessidade de reunirem-se em local mais amplo e adequado para a prática da Doutrina Espírita.
Reuniram-se então os irmãos e cotizaram-se, de acordo com as condições financeiras de cada um e com a colaboração benemérita de importantíssimas personalidades de Bauru, formaram um valor, com o qual compraram os lotes de terreno. Com grande esforço de todos, em forma de mutirão, foi construído o local, a sede, à alameda Três Lagoas, n.º 4-28, inaugurada no dia 15 de agosto de 1952. De acordo com o seu Estatuto que permite às Ações Sociais, a Casa tornou-se ponto de referência em acolhimento e distribuição de alimentos como: sopas, pães, legumes, frutas e itens da cesta básica. Tão grande e importante Serviço Social prestado à comunidade carente local, o Centro Espírita “a Serviço do Mestre”, de acordo com a Lei Municipal n.º 3.509, de 9 de novembro de 1992, recebeu o título de entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos.
De acordo com o desenvolvimento das atividades em seus vários departamentos, fisicamente a casa cresceu com várias ampliações e adequações. Todos os terrenos que compõem o patrimônio foram legalmente unificados pela Prefeitura Municipal de Bauru, em uma única planta na área circundada pelas ruas: alameda Três Lagoa, rua José Carlana e rua Francisco José Knepper, no Vila Dutra.
No dia 15 de agosto de 2022, a associação completou 70 anos de existência, sem nunca ter fechado suas portas conforme os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, acolhendo a todos os irmãos necessitados com amor e benevolência.
Os trabalhadores atuais mantêm imenso respeito e eterna gratidão aos pioneiros. Gratidão e respeito a todos os colaboradores que passaram e grande ternura por todos que permanecem e acolhem com grande amor e respeito aos que chegam.
Relembrando a observação do Dr. José Carlos de Luca, Juiz de Direito em São Paulo: “Esta Casa tem um nome bem interessante: Centro Espírita ‘A Serviço do Mestre’”; e concluiu, “Será que estamos realmente a serviço do mestre?”.
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru


